4 Dicas Para Aprender Línguas Rapidamente

Ter algumas aulas de línguas não é suficiente para te tornares fluente. Estudar (e aperfeiçoar) uma língua estrangeira requer esforço, persistência e paciência.

No entanto, se focares as tuas energias de uma forma pensada e planeada e se fizeres algumas alterações aos teus hábitos, podes otimizar o teu tempo e aproveitar ao máximo as aulas para te tornares fluente muito mais depressa.

Aqui estão algumas dicas que te garantem uma aprendizagem mais rápida:

1. Usa o vocabulário criativamente

Enquanto estás mergulhado no ambiente da aula parece que nunca vais esquecer as palavras que estás a aprender. Infelizmente, as quantidades de palavras novas são tão grandes por vezes que é impossível decorar todas apenas com a tua memória. Apresentamos-te a escrita! Revolucionário, certo?

Simplesmente escreveres as palavras no teu caderno é uma forma ótima de solidificares a tua aprendizagem e fazer listas de palavras permite-te praticares isso mesmo.

Sabes o que é ainda melhor que isso? Usares essas listas! Para tornar listas de vocabulário úteis, tenta criar o hábito de categorizar as palavras e fazer a ligação com o seu significado – uma maneira relativamente fácil de fazeres com que o teu cérebro se habitue a fixar os seus significados.

Para começar usa uma destas dicas “Como Manter Listas” – ou combina-as! Divide a tua página em três colunas representando: a palavra, o tipo (quer seja um nome, verbo, preposição, etc) e definição. À medida que ouves novas palavras preenche a tua lista!

Por exemplo, “surgeon”, “noun”, “a doctor who performs operations”. Cobre as colunas quando estiveres a rever o material que aprendeste na aula. Associa cores a palavras e de acordo com o seu uso, por exemplo: onde pertencem numa conversa, tema (viagens, trabalho, comida) ou uso linguístico (calão, discurso formal/informal).

A divisão por cores faz com que consigas encontrar as palavras que queres mais rapidamente e ajuda a testares-te a ti próprio. Dá um “boost” na tua memória ao incluíres exemplos da palavra em contexto. O teu professor(a) uso a palavra numa frase ou fez um desenho no quadro?

Se a resposta for sim, anota-o. O uso das palavras no contexto correcto vai limitar a capacidade que as palavras têm de fugir a sete-pés da tua cabeça quando a aula acabar.

2. “Evita” os teus amigos nativos

Mesmo que te tenhas inscrito no curso com amigos teus ou tenhas feito grandes amigos no teu curso que são nativos do teu país, resiste à tentação de te juntares a eles durante a aula.

Porquê?

Quando trabalhas com alguém que fala a tua língua nativa a tendência será sempre reverter para essa mesma língua.

Não te desafias e estás a desperdiçar as tuas aulas!

Por outro lado, ser corajoso e chamar alguém de outra nacionalidade para trabalhar contigo força-te a trabalhar mais e a esforçares-te mais para tentar perceber a nova língua que estás a estudar, o que, afinal de contas, é o único motivo para estares inscrito nestas aulas!

3. Fala, Fala, Fala

Não estamos a dizer que deves ser aquele aluno que nunca se cala e que interrompe sempre tudo e todos.

Esses alunos não estão a ser generosos com o tempo dos seus colegas. No entanto, se te recusares a interagir, estás também a colocar-te em desvantagem. Lembra-te, os teus professores estão lá para te ajudar: se tiveres questões ou dúvidas a colocar, não hesites!

Articulares o teu problema em voz alta (especialmente numa língua estrangeira) é excelente para praticares a própria língua e muitas vezes fará com que vejas a solução antes sequer do teu professor te responder.

Para além disso, a probabilidade de haver mais alguém na tua aula com exatamente a mesma dúvida é bastante elevada.

4. Sê Consistente

Já estás a ver o cenário. Inscreves-te para Mandarim, Turco, Espanhol ou Francês e mal podes esperar para começar a ir às aulas. As primeiras aulas correm bem, mas a vida acontece e, sem dares por isso, começas a faltar a aulas aqui e ali, o trabalho aperta, os teus amigos visitam-te, não ouviste o despertador.

No final de contas, o teu objetivo claro de aprenderes uma nova língua torna-se mais turvo.

É difícil contar a quantidade de alunos que começam entusiasmados por aprender uma nova língua e que, mais tarde, desistem.

Não deixes que essa história seja a tua! Como é que te motivas a ir consistentemente às aulas?

Experimenta o seguinte: Lembra-te do porquê de estares a aprender uma nova língua. Cola papéis à volta do teu quarto com mensagens inspiradores, fala sobre os teus objetivos aos teus amigos e família ou imagina-te – e quão feliz vais estar – quando alcançares o teu objetivo.

Mergulha na cultura associada à língua que queres aprender. Come a comida típica, vê filmes nessa língua, lê sobre o país(es) onde a língua é falada e procura notícias ou artigos de jornais na internet.

Reserva um voo.

Ao fazer isto estás a comprometer-te com fazer uma viagem para esse(s) destino(s) , o que implica que tens que sentir-te o mais confiante possível em falar essa língua!

Aprende uma língua de forma rápida com a EFSaiba mais