GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Porquê aprender Inglês – 7 razões para investires nas tuas competências

Porquê aprender Inglês – 7 razões para investires nas tuas competências

Nós sabemos que te estás a perguntar se aprender Inglês é um bom uso do teu tempo. Já falas uma língua e serviu-te bem até agora. Porquê aprender Inglês? Bem, okay. A não ser que queiras viajar, estudar no estrangeiro, trabalhar num contexto internacional, aprender sobre outras culturas e fazer mais amigos. Então, se isso te parece bem, falar Inglês é basicamente essencial.

É a língua oficial em 55 países, e amplamente falada em mais de 100

Claro que isso incluí os países em que pensas automaticamente (como a Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, EUA, Canadá e África do Sul). Mas a lista não acaba aí. O Inglês é língua oficial em muitos países africanos, caribenhos e asiáticos. Por isso, aponta a tua bússola para o Quénia, Nigéria, Filipinas, Jamaica, as Bahamas, Índia, Singapura, Fiji e Vanuatu. Neste, e em muitos mais países, podes conversar com os locais em Inglês.

Há quase 2 biliões de falantes no mundo inteiro

Uma vez que é tão amplamente falado, o Inglês é considerado como a “língua mundial” ou “língua franca” dos dias de hoje. Enquanto que mais de 360 milhões de pessoas consideram o Inglês como a sua primeira língua, o que faz deles o terceiro maior grupo de falantes nativos de qualquer língua, depois do Mandarim e do Espanhol, quase dois mil milhões a falam como a sua primeira, segunda, terceira, ou até quarta língua. Só na Europa, 38% dizem que falam Inglês a um nível conversacional. Porquê aprender Inglês? Se só queres aprender uma língua estrangeira e queres tirar o melhor partido do tempo que vais investir, o Inglês é a escolha certa.

Língua #1 na comunicação internacional

Desde padrões de tecido tradicionais, à internet e relações internacionais, o Inglês ofusca as outras línguas. É um ator importante no meio académico e é a língua das comunicações aeronáuticas e marítimas. Além disso, é língua oficial do Comité Olímpico Internacional, das Nações Unidas, da Estação Espacial Internacional, da OTAN, da Interpol e da União Europeia. Por isso, se aprender Inglês para uma carreira internacional ou diplomática é o teu objetivo, não te preocupes em te tornares fluente logo de uma vez. Primeiro preocupa-te com desenvolveres uma base sólida. Depois, trabalha para acelerares o teu progresso, melhorar a tua escrita e obter maior confiança na oralidade. Além disso, considera viver e estudar num país em que se fale Inglês para fazeres progresso mais rapidamente.

É a língua dominante na arte, cultura e entretenimento internacionais…

Há várias razões pelas quais a língua inglesa é dominante – como a sua flexibilidade, capacidade de evoluir, as ligações a outras línguas e uma grande base de falantes nativos. Por exemplo, o domínio dos filmes de língua inglesa nas bilheteiras (particularmente do entretenimento e média americanos, que geraram quase 30% do lucro da indústria em 2012). E ainda, o da indústria da música e da variedade de séries de língua inglesa em serviços como a Netflix.

…e também no mundo dos negócios.

O Inglês é uma importante ferramenta no sector bancário e no mundo dos negócios. Algumas das maiores empresas – entre elas Sodexo, Yokohama, Honda, e Siemens – até já implementaram o Inglês como a sua língua franca corporativa, ou estão perto de o fazer. O comércio mundial também é amplamente realizado em Inglês, uma vez que os negócios globais necessitam de ser feitos através de uma língua que seja provável de ser falada por todos os partidos (normalmente Inglês). No ramo da ciência, o Inglês é a língua de referência no que toca ao estabelecimento de novos termos ou na publicação de teorias. Como resultado disso, é também a língua referência na educação superior.

Em 2050, metade do mundo falará Inglês

Neste momento, um quarto da população global fala Inglês e milhões mais estão ativamente a aprender a língua. Por isso, é estimado que até 2050 metade do mundo falará Inglês a algum nível. Este tipo de domínio em termos de língua é inédito na história. Além disso, o declínio do Inglês como língua global é extremamente improvável, dizem vários especialistas incluindo o linguista do Manhattan Institute, John McWhorter. Isto mesmo enquanto outras línguas como o Francês, Espanhol e Chinês crescem e se tornam mais populares. “É-me completamente incerto que mecanismo pode ao certo desenraizar o Inglês, tendo em conta as condições.” diz o linguista.

Precisas de Inglês para comunicares com o mundo

Então? Ainda tens dúvidas? Ainda pensas “porquê aprender Inglês?”? Desenvolver fortes competências no Inglês vai ajudar-te a alcançar os teus objetivos. Quer seja viajar amplamente, aprender sobre outras culturas, socializar mais facilmente com os falantes nativos e outros estudantes, tornares-te empreendedor, trabalhar internacionalmente ou estudar no estrangeiro. Portanto, lembra-te: à medida que o Inglês se espalha e ganha mais falantes, deixa de “pertencer” aos falantes nativos. Pertence ao mundo – incluindo a ti.

Aprende Inglês com a EF!Sabe mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me