GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como iniciar a sua carreira como nómada digital

Como iniciar a sua carreira como nómada digital

Sobreviveste à universidade - aos altos e baixos e a toda a incerteza. Agora é altura de começar a procurar emprego e dar início à sua carreira.

Se a ideia de uma longa deslocação num comboio cheio de gente para trabalhar num escritório das 9 às 17 horas todos os dias o faz ter urticária, não se preocupe. Graças ao aumento das condições de trabalho flexíveis e ao facto de as empresas contratarem trabalhadores à distância, aqueles que entram no mercado de trabalho têm agora mais opções e flexibilidade do que nunca.

Os nómadas digitais estão a tirar partido desta mudança e a instalar os seus computadores portáteis numa bela praia da Costa Rica, num café chique de Paris ou numa das cidades históricas da Croácia. Continue a ler para saber como iniciar a sua carreira como nómada digital e trabalhar e viajar à volta do mundo ou ir a um intercâmbio!

Dicas para encontrar uma carreira: Que trabalhos se podem fazer como nómada digital?

Agora que as entidades patronais compreendem que dar flexibilidade aos empregados aumenta a produtividade e a retenção, tem havido uma grande mudança no sentido de apoiar o trabalho agnóstico em termos de localização, ou seja, trabalhar a partir de qualquer lugar. Assim, a menos que esteja a iniciar uma carreira num emprego que exija interação interpessoal ou uma presença física num local de trabalho, encontrará muitas oportunidades que apoiam o trabalho remoto em grandes e pequenas empresas.

Comece a procurar aqui:

Em alternativa, se tiver competências muito procuradas, como a criação de conteúdos, marketing digital e SEO, assistência virtual, marketing nas redes sociais, escrita ou UX e web design, poderá encontrar os seus próprios clientes e trabalhar como freelancer independente e definir o seu próprio horário.

Aspectos a ter em conta

Não tem a certeza se a vida de nómada digital é para si? Eis algumas coisas a ter em conta.

  • Personalidade

A desenvoltura, a auto-motivação, a abertura e o otimismo são os principais traços de personalidade dos nómadas digitais bem sucedidos. O engenho garante que sabe como tirar o máximo partido de qualquer situação e sabe como resolver os problemas que surgem quando viaja. A auto-motivação ajudá-lo-á a manter-se no caminho certo quando se trata de cumprir prazos ou encontrar novos clientes, enquanto a abertura e o otimismo o ajudarão a estabelecer ligações e a desfrutar da viagem enquanto se adapta à sua nova vida na estrada.

  • Fusos horários

Os fusos horários são um mal necessário quando se vive um estilo de vida nómada digital. É pouco provável que tenha sempre colegas ou clientes nos mesmos fusos horários, pelo que terá de aprender a fazer cedências. Em troca de viver no estrangeiro, as reuniões de manhã cedo ou as apresentações à noite podem tornar-se a norma. Tenha isto em consideração quando pensar no local onde vai viver e trabalhar - os hostels podem não funcionar, mas um Airbnb privado ou um quarto de hotel oferecer-lhe-á mais privacidade.

  • Salários

O seu salário varia muito, dependendo de quanto está a trabalhar e do tipo de trabalho que faz. Um estudo revelou que apenas 30% dos nómadas digitais ganham a mesma quantia de dinheiro que ganhavam nos seus empregos das 9 às 5. No entanto, isto pode dever-se ao facto de optarem por trabalhar menos quando estão na estrada, deixando mais tempo para explorar. E se for um freelancer, os seus ganhos podem variar muito de mês para mês. Por isso, é importante definir um orçamento, compreender as suas obrigações fiscais e organizar um seguro de viagem para nómadas digitais quando trabalha remotamente. E mantenha sempre uma reserva de poupança para o caso de perder o seu emprego ou um grande cliente enquanto estiver na estrada.

  • Custo de vida

O custo de vida também varia muito em função dos países onde tenciona viver. Enquanto a Ásia, a Europa de Leste e a América do Sul são geralmente bastante baratas, a Europa Ocidental, a Nova Zelândia e a Austrália são muito mais caras. Da mesma forma, os dormitórios partilhados num hostel serão muito mais baratos do que alugar um Airbnb. Em última análise, tudo se resume ao teu salário, estilo de vida e orçamento global. Esta tabela do custo de vida ajudá-lo-á a compreender quanto pode esperar pagar em várias cidades do mundo.

  • Vistos

As regras em matéria de vistos variam muito consoante o local onde tenciona instalar-se e a sua nacionalidade. Por isso, não se esqueça de fazer a sua própria pesquisa para evitar complicações com os vistos. Além disso, tome nota dos países que oferecem vistos específicos para nómadas digitais, como a Croácia, Estónia, Malta e México. Além de tornar a sua estadia mais fácil, encontrará uma grande comunidade de nómadas digitais a que se pode juntar para fazer amigos.

Competências que precisa de desenvolver como nómada digital

  • Competências de organização

Trabalhar remotamente significa que, muitas vezes, terá de se desdobrar entre actividades divertidas e compromissos de trabalho. Quando a praia chama por si, mas tem um prazo a cumprir, ou quando a sua reunião coincide com uma viagem fantástica em que os seus amigos lhe pedem para participar, as suas capacidades de organização serão postas à prova.

As aplicações digitais, como o Trello para gestão de projectos, o Slack para comunicação instantânea, o Zoom para reuniões virtuais, o Calendly para marcar reuniões em diferentes fusos horários e um calendário digital, ajudam-no a manter-se organizado. Enquanto algumas pessoas podem querer seguir uma rotina rigorosa para garantir que não ficam para trás, outras podem trabalhar melhor se forem flexíveis e aceitarem que podem ter de passar noites em claro e manhãs cedo.

Seja qual for a estratégia que escolher, lembre-se sempre de que se comprometeu com um emprego e que isso deve vir em primeiro lugar, ou poderá ficar sem salário muito em breve!

  • Consciência cultural

Se estiver a trabalhar à distância, é provável que os seus colegas ou clientes também estejam espalhados pelo mundo. Por isso, desenvolver uma consciência cultural será vital para garantir que tudo corre bem. As diferentes culturas têm expectativas diferentes no que diz respeito à pontualidade, comunicação, gestão e relações interpessoais no trabalho.

Para saber mais, experimente ler o livro O Mapa da Cultura ou mergulhe num curso que lhe permita desenvolver a sua consciência cultural.

  • Competências de comunicação

Sem o contacto cara a cara que normalmente teria no escritório, pode ser mais difícil comunicar e estabelecer relações com os seus colegas ou clientes. Por isso, é importante trabalhar as suas capacidades de comunicação, tanto escritas como verbais, para evitar erros de comunicação e a rutura de relações.

Se algum dos seus clientes trabalha numa língua que não é a sua língua materna, também pode valer a pena aperfeiçoar as suas competências em línguas estrangeiras, para garantir que a comunicação flui mais facilmente.

Começar a sua carreira como nómada digital é uma excelente forma de ganhar um salário e viajar pelo mundo ao mesmo tempo. Irá aumentar as suas capacidades de comunicação e organização, bem como a sua compreensão e aceitação dos outros - qualidades importantes que os empregadores procuram. E lembre-se, se não estiver a resultar, pode sempre regressar a casa. Então, o que é que tem a perder?

Pronto para criar raízes no estrangeiro?Explorar o mundo
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais