GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 coisas a fazer antes de partir para o estrangeiro

10 coisas a fazer antes de partir para o estrangeiro

Mudar-se para o estrangeiro, fazer um intercâmbio ou viver um gap year estão entre as coisas mais interessantes e emocionantes que uma pessoa pode fazer - mas isso não quer dizer que possa ser feito rapidamente ou sem pensar. Quer vá para o estrangeiro para aprender uma nova língua, trabalhar ou estudar, dedicar algum tempo a preparar-se e a prever algumas das dificuldades que poderá ter de enfrentar durante a sua estadia no estrangeiro é tempo extremamente bem empregue!

1. Pesquise o seu destino

Não tens a certeza para onde queres ir? Mergulhe em deliciosos buracos negros de estudo online sobre o seu futuro destino. Investigue a cultura, as pessoas, a comida, as cidades interessantes, as maravilhas naturais e, claro, a língua. Se não a falar, planeie fazer pelo menos um curso introdutório antes de chegar. Mais tarde, uma vez imerso na cultura local, a sua fluência e capacidade de comunicação melhorarão imenso - mas a sua confiança durante os primeiros dias será muito maior se tiver planeado com antecedência.

2. Conheça as suas opções de visto

Se se vai mudar para um país que exige um visto, estude e candidate-se ao visto de longa duração mais vantajoso para a sua situação. Por exemplo, os viajantes que não vão trabalhar podem ficar satisfeitos com um visto de turista, enquanto os que pretendem estudar ou trabalhar precisam de um visto que lhes permita exercer essas actividades.

Deve também ser claro quanto ao processo de renovação do visto: pode fazê-lo a partir do próprio país? Tem de regressar ao seu país de origem? Ou pode sair e renovar temporariamente o seu visto quando regressar? Saber isto com antecedência ajudá-lo-á a evitar mudanças inesperadas de planos.

3. Poupar o máximo de dinheiro possível

A mudança para o estrangeiro tem uma lista de custos associados, para os quais é melhor planear com antecedência e começar a poupar. São eles:

  • Vistos e custos (incluindo eventuais deslocações) para a sua renovação

  • Renovação do passaporte (alguns países exigem uma validade máxima de 12 meses)

  • Bilhetes de avião (eventualmente de ida e volta)

  • Seguro de viagem no estrangeiro

  • Vacinas e controlos de saúde

  • Medicamentos sujeitos a receita médica (é ótimo tê-los à mão)

  • Renda e depósito inicial para a sua nova casa

  • Eventuais móveis ou outros objectos de que possa necessitar

  • Reembolsos obrigatórios ou seguro automóvel que possa ter no seu país de origem

  • Despesas de subsistência para cobrir (se não trabalhar) ou para o apoiar (enquanto procura trabalho)

  • E mais

4. Deixar um rasto documental

Certifique-se de que tem cópias em papel e digitais de todos os seus documentos pessoais e de saúde importantes (como a certidão de nascimento, o passaporte, os diplomas, o seguro de viagem, o historial médico e o cartão de vacinas). Mantenha-os sempre consigo na nuvem e entregue cópias a um amigo ou familiar de confiança. Desta forma, poupará tempo e stress se tiver de apresentar estes documentos à pressa.

5. Fazer exames de saúde

Embora haja médicos no local para onde vai, é uma excelente ideia partir sabendo que está em boa forma. Por isso, marque uma consulta no dentista, no médico de clínica geral, bem como em qualquer outro profissional de saúde que consulte habitualmente (oftalmologista, dermatologista, etc.).

6. Resolver as pontas soltas

Ligue para a sua companhia telefónica, ginásio e outros fornecedores de serviços com bastante antecedência para cancelar as suas subscrições. Notifique o seu banco dos seus planos, cancele quaisquer depósitos directos que possa ter e informe-se sobre as taxas e encargos dos seus cartões de débito e crédito. Redireccione o seu correio para a casa de um amigo ou familiar e decida se vai vender ou guardar o seu carro (e qual o plano de seguro a seguir se o mantiver).

Mais tarde, decida quais os bens que vai levar consigo e quais os que vai vender ou guardar. Terá também de ceder ou subarrendar a sua casa ou apartamento (o que é particularmente importante para não receber uma fatura de serviços públicos inesperada quando regressar!)

7. Cultivar a sua saúde emocional

À medida que a grande data de partida se aproxima, é provável que experimente momentos de excitação, stress, confiança e preocupação. Saiba que isso é normal. Não se esqueça de contactar os seus amigos, de os ver com frequência, de revisitar os seus locais favoritos na sua cidade, de escrever, ler, contemplar e de se preparar emocionalmente para a mudança que o espera.

Se achas que te ajudaria, organiza uma festa de despedida. Se acha que reuniões mais pequenas com grupos seleccionados de amigos são mais a sua onda, também não há problema. Faz o que for preciso para te sentires preparado.

8. Estabelecer novas ligações

Lembre-se: outros abriram o caminho antes de si! Para aprender com as experiências deles, contacte amigos de amigos e junte-se a grupos nas redes sociais de expatriados no país que escolheu. Eles serão uma fonte inestimável de informações sobre bairros óptimos para viver, experiências com empregadores, saúde, choque cultural e quaisquer outras que surjam.

9. Explore o seu bairro

Quando tiver encontrado um sítio para viver, reserve um momento para conhecer realmente o seu bairro. Há coisas óbvias a ter em conta (supermercado, farmácia, posto de saúde, parque, cabeleireiro, ginásio), mas também outros aspectos mais locais. Estamos a falar da padaria, da queijaria, da loja de roupa, da doçaria, da loja de segunda mão, do café e de tudo o que seja artesanal. Estes locais são certamente geridos por personagens interessantes e passará algum tempo a observar as pessoas e a praticar a sua nova língua. Em suma, estas serão algumas das suas memórias favoritas.

10. Ter um objetivo em mente

É surpreendentemente fácil desperdiçar tempo enquanto se está no estrangeiro e, mais tarde, ser confrontado com a data do voo de regresso antes de estar totalmente pronto para partir. Antes de partir - e de vez em quando durante a viagem - pergunte a si próprio o que gostaria realmente de obter da sua experiência no estrangeiro.

É uma oportunidade para viajar o mais possível? Sentir-se confiante e fluente na língua que escolheu? Trabalhar numa empresa no estrangeiro? Fazer voluntariado? Conhecer a cultura dos seus antepassados? Estudar na universidade? Obter experiência de vida antes de voltar a estudar?

Lembrar-se das razões que o levaram a mudar-se para o estrangeiro ajudá-lo-á a tomar decisões acertadas sobre a forma de passar o seu tempo no estrangeiro. E isso fará com que se sinta mais satisfeito e orgulhoso de si próprio quando chegar o dia de regressar.

Há muitas coisas a fazer antes de partir - e outras a considerar enquanto se está fora. Mas a preparação vale bem a pena. Com um pouco de planeamento, a sua experiência no estrangeiro decorrerá sem problemas e será recordada de forma positiva durante toda a vida.

Experimentar a vida num novo paísExplorar
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais