Como manteres o contacto com os teus amigos internacionais enquanto estás em casa

Criar ligações com amigos internacionais é gratificante e desafiador. No início, as longas distâncias, as barreiras linguísticas e as culturas opostas podem intimidar. Mas depois, a sua perspetiva única do mundo vai dar-te lições valiosas, abrir-te a porta a novas experiências novas e cultivar um sentido de ligação que talvez não encontres no teu país.
Através da tecnologia, perseverança e pensamento criativo, os amigos que estão longe, espalhados pelo mundo fora, partilham experiências. Experiências essas que cimentam amizades fortes e de longa duração – e tudo isso no conforto das suas casas.

Vê aqui as 6 formas de manteres o contacto com os teus amigos internacionais enquanto estás em casa:

1. Combinem uma noite de cinema virtual

Mesmo a milhares de quilómetros de distância é possível tu e os teus amigos verem um filme e comerem pipocas juntos. Graças à tecnologia atual, os amigos que vivem longe podem planear noites de cinema às segundas, YouTube às terças e festas do pijama virtuais. Plataformas online como a Kast e a TwoSeven permitem partilhar serviços como a Netflix e o YouTube. Só de ver as vossas séries preferidas, vocês vão partilhar culturas, línguas e gargalhadas. E, sem sequer darem por isso, vão começar a dizer frases noutras línguas e a partilhar piadas então sobre as vossas séries.

2. Façam jogos online e questionários juntos

Façam uma vídeo-chamada quando estiverem a jogar jogos 2 jogadores no computador, façam chamadas pela Xbox ou procurem um jogo de perguntas online para aprenderem mais sobre as particularidades de cada um.

Se não sabes por onde começar, a opção de vários jogadores da Jackbox está cheia de opções. Desde então batalhas de rap até assassinatos misteriosos, esta é uma forma divertida de incentivar as gargalhadas e esquecer a distância que vos separa. Apenas uma pessoa tem que ter o jogo fisicamente. Os outros podem conectar-se através de qualquer dispositivo com internet.

3. Fiquem em contacto à moda antiga

As cartas e os postais ainda têm o seu lugar no que toca a manter o contacto com amigos que estão longe e estudantes de línguas. As cartas dão-te tempo e espaço para escreveres histórias da tua vida e partilhares aspetos da tua cultura. Já os postais oferecem-lhes fotografias das paisagens que te rodeiam. Há partes do mundo de cada um que os amigos que estão longe não conseguem ver. E essas ferramentas vão mostrar essas partes escondidas que fazem parte da vida de cada um.

4. Criem um clube de leitura

Todos os meses, escolham um livro para lerem todos. O género fica ao vosso critério. Escolhe um que seja polémico e desenvolve um debate aceso, ou um que discuta os sentimentos universais e fica a conhecer o lado emocional dos teus amigos. Faz uma videochamada regularmente com os teus amigos e discutam, façam debates e comparem os lanches do vosso clube do livro.

Se não conseguirem fazer uma reunião online, podem escrever dissertações pelo Whatsapp e cartas literárias. Há sempre uma forma de se manterem ligados – e tudo o que isso vai custar é algumas bolachas, um romance intrigante e um pouco de tempo livre. Isto é um preço insignificante a pagar por um investimento valioso nas tuas competências linguísticas e no teu círculo de amigos!

5. Sejam criativos!

Há estudos que mostram que usar o lado criativo do cérebro quando praticas uma língua é uma das formas mais eficazes de aprender. A internet oferece inúmeras oportunidades de ser criativo com um amigo que está longe. Se juntares isso a falar, ler e escrever noutra língua, vais melhorar as tuas competências de certeza. Porque não fazerem um vlog juntos? Ou aprender a tocar um instrumento ao mesmo tempo? E se fizerem uma competição com aplicações de exercícios?

Desde ferramentas de áudio para gravar as vossas reflexões até quadros online onde podem escrever juntos. Há imensas aplicações para aprender então coisas novas com os teus amigos internacionais. Podem até meditar com apps como a Headspace. De fato há imensa coisa que podem fazer, só têm que começar a pensar de forma diferente.

6. Tirem partido das redes sociais

Claro, aproveitem o poder das redes sociais. Partilha memes parvos que sabes que vão pôr os teus amigos a rir. Em seguida partilhem mensagens de motivação todas as manhãs e criem conversas de grupo para discutir ideias para um vlog. A nossa plataforma, EF Campus Connect, encoraja os estudantes a continuar ligados mesmo depois de terem terminado o seu curso de línguas.

O uso regular de plataformas como esta vai certamente manter viva a tua paixão por línguas e culturas e cultivar. Ou fortalecer então amizades inesquecíveis.

Faz mais amigos internacionais ao estudares no estrangeiro!Descobre mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro