10 formas de expandires os teus horizontes enquanto estás fechado em casa

Ter que ficar em casa por longos períodos de tempo pode ser frustrante. É fácil começares a sentir-te irritado, cansado e aborrecido, especialmente se não estiveres habituado a estar em casa durante tanto tempo. Em tempos como este, é importante ser produtivo e fazer coisas que antes querias fazer mas não tinhas tempo. Aumentar o teu leque de interesses, atividades e conhecimentos vai ajudar-te a acalmar a “febre de estar em casa”.
Não te preocupes, também tive em atenção algum tempo de Netflix – é tudo uma questão de equilíbrio.

Podes ver aqui 10 formas de expandir os teus horizontes enquanto estás fechado em casa:

1. Cria uma rotina nova

Uma coisa de cada vez, certifica-te de que estás com o espírito certo. Se a tua rotina normal foi interrompida, é fácil ficares desorientado. Cria uma rotina nova e segue-a. Tenta acordar todos os dias á mesma hora, faz algo ativo logo de manhã e almoça na varanda se puderes. As rotinas diárias ajudam-nos bastante a manter-nos focados.

2. Aprende algo novo

De repente tens imenso tempo livre, por isso, queres melhor maneira de o ocupar do que com alguma coisa que sempre quiseste fazer mas nunca tiveste tempo para isso? Inscreve-te num curso online, subscreve um canal de ioga ou aprende, finalmente, uma língua nova. Se estiveres fechado em casa com mais alguém, até podem praticar juntos.

3. Vê filmes ou séries numa língua estrangeira

Isto é particularmente útil se estiveres a aprender uma língua nova e quiseres aumentar o teu vocabulário. Há imensos filmes de várias línguas na Netflix, muitos dos quais filmados em locais longínquos. Se estiveres a aprender Espanhol, não podes perder o “Roma”, por exemplo.

4. Fica em contacto com o mundo

Quer seja por WhatsApp, Skype ou pela chamada à moda antiga, nunca foi tão fácil estar em contacto com amigos e família pelo mundo inteiro. Contacta velhos amigos e vê como estão. Esta também pode ser uma boa altura para criares, ou melhorares, o teu perfil no LinkedIn e adicionares colegas de trabalho antigos ou amigos do tempo da escola. Seja de que maneira for, o importante é estar em contacto.

5. Conhece uma parte nova do mundo, de pantufas

Os livros sobre viagens são ótimos, têm a capacidade de te transportar para outro tempo e lugar durante o tempo que quiseres. Só tens que escolher um livro de viagens inspirador sobre um país onde nunca estiveste e deixar-te perder nas suas páginas.

6. Cozinha

Sabes qual é uma das melhores coisas de estar em casa? Acesso ilimitado à cozinha! Se podes ir ao supermercado, porque não te aventuras na cozinha? Pesquisa online ou em livros de receitas e experimenta algumas receitas novas e exóticas. É provável que descubras novas habilidades!

7. Faz jardinagem

Se tiveres algum espaço exterior, experimenta fazer um pouco de jardinagem e transforma-o num pequeno paraíso à porta de casa. Se não tiveres um jardim experimenta plantar uma árvore de abacates em casa. Não há nada mais satisfatório do que colocar uma semente na terra e observar o seu crescimento. Sem dúvida que é viciante!

8. Planeia a tua próxima aventura

Podes não poder viajar neste momento, mas podes planear uma viagem. Faz pesquisa sobre um país ou cidade e anota coisas interessantes que há para ver e fazer lá. Se se falar uma língua diferente lá, pensa em aprender algumas palavras-chave antes. Quando for a altura certa é só reservar.

9. Desliga-te do mundo online

O mundo online às vezes pode ser cansativo, por isso considera reduzir o teu tempo em frente ao ecrã ou simplesmente desligar o computador e o telemóvel por um tempo. Fazer uma pausa nas notícias online e nas redes sociais pode fazer maravilhas na nossa saúde mental. Se puderes, deixa o telemóvel em casa, sai e vai apanhar ar fresco. Vais sentir-te reconfortado, relaxado e renovado em pouco tempo, o que leva ao meu último ponto.

10. Relaxa

Apesar de ser bom manteres-te ocupado enquanto estás fechado em casa, quantas vezes tens a oportunidade de relaxar por completo? Quando abrandares o ritmo e deres então um passo atrás na tua vida agitada, és capaz de encontrar algum talento criativo ou interesse que nem sabias que tinhas.

Expande ainda mais os teus horizontes ao vir estudar no estrangeiro!Descobre mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro