GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como viver como um habitante local (e sentires-te em casa desde o primeiro dia)

Como viver como um habitante local (e sentires-te em casa desde o primeiro dia)

É comum sentires-te sozinho, confuso e até mesmo assustado quando mudas para outro país. Leva um certo tempo para te adaptares à nova rotina e ritmo, mas se seguires as nossas dicas, irás acostumar-te mais rápido do que imaginas. Vê como viver como um habitante local no estrangeiro e sentires-te em casa desde o primeiro dia.

Leva algo que te faça lembrar de casa

Não te esqueças de levar alguns objectos para deixares o teu novo quarto com um ambiente familiar. Coisas simples, como a tua roupa de cama favorita ou aquela vela que adoras, farão com que a tua nova casa pareça mais acolhedora. Se decorares as paredes com fotos de amigos e familiares, terás a impressão de que não estão tão longes. Só vais começar a sentir que fazes parte de uma nova cidade quando fores capaz de te sentir bem em tua própria casa.

Fala o idioma local

Interage com as pessoas no idioma local desde o primeiro dia, mesmo que o teu conhecimento seja limitado. No começo pode até ser difícil, mas só a prática em situações reais do dia-a-dia, irá aumentar o teu nível de confiança e aperfeiçoar as tuas habilidades.

As pessoas tendem a ter mais boa vontade com os recém-chegados que se esforçam para falar o idioma local e isso fará com que te sintas parte da comunidade desde o primeiro dia.

Domina as gírias

Irás escutar em qualquer lugar expressões e gírias que nunca ouviste na sala de aula. Seja saboreando uma “cuppa” (chávena de chá) em Londres ou tomando uma “stubby” (cerveja gelada) em Sydney. Presta atenção a estes termos e começa a utilizá-los. Naturalmente eles farão parte do teu vocabulário e logo te irás sentir como um habitante local e serás tratado como um.

Faz como os locais

Toda a gente anda de bike na tua nova cidade? Arranja uma! Metro e eléctrico são os transportes mais utilizados? Arranja o teu cartão de transporte o mais rápido possível para que possas andar pela cidade com a mesma facilidade que os locais. Nada vai fazer sentir-te mais um habitante local do que enfrentares a hora de ponta!

Frequenta os mesmos lugares que os locais

Quando fores sair para comer ou quiseres tomar um café com leite da maneira de que mais gostas, vai aos lugares sugeridos por locais. Foge das grandes superfícies famosas que frequentas no teu país de origem, anda pelas ruas menos movimentadas e por regiões menos concorridas, pois só assim, irás aumentar as hipóteses de descobrir verdadeiras jóias escondidas.

Longe das ruas principais, provavelmente irás encontrar os cafés preferidos dos habitantes locais e restaurantes de família com refeições caseiras saudáveis. Não há nada mais local do que comer em locais frequentados por várias gerações!

Explora e sê um turista

É importante que explores a cidade como um turista. Abre o mapa e visita os pontos turísticos mais emblemáticos e famosos da cidade para te localizares. Passa um ou dois dias a visitar os parques, museus, mercados e teatros, para teres uma ideia de onde estão os principais lugares de interesse da cidade. Depois de teres esta noção, irás conhecer a cidade mais a fundo.

Aprende a lidar com a moeda local

O dinheiro move o mundo, por isso, uma das primeiras coisas básicas que tens que aprender, é a saber lidar com a moeda local e com o sistema bancário.

  • Primeiro passo: Leva logo dinheiro trocado, pois assim não corres o risco de ficar na mão caso algum estabelecimento não aceite cartão;

  • Segundo Passo: traz um cartão de viagem pré-pago ou um cartão de crédito que permita fazer transações e levantar dinheiro em qualquer máquina de multibanco;

  • Terceiro Passo: assim que tiveres uma morada fixa ou um emprego, abre uma conta num banco local. Assim não precisas de pagar as taxas referentes à transações feitas com moeda estrangeira.

É importante também que saibas como funcionam as gorjetas no seu novo país. É obrigatória? Qual o valor? Lembra-te de que nos EUA, por exemplo, toda a gente costuma dar gorjetas.

Faz amizade com locais

Provavelmente os teus vizinhos ou as pessoas que encontras no café do bairro ou no trabalho, moram na cidade há muito tempo. Procura fazer amizade com os habitantes locais. Deste modo, além de te sentires mais à vontade num país diferente, abrirás ainda muitas portas para oportunidades únicas. Estas pessoas são as mais indicadas para te dar dicas de trabalho, indicar os melhores bares, restaurantes, comidas de rua, lugares imperdíveis, etc. Isto ajudar-te-á a sentires-te mais como um habitante local em pouco tempo.

Convida a família

Saber que dentro de poucas semanas já terás a visita de amigos e familiares torna tudo mais fácil. Além de rever pessoas queridas, irás mostrar o que a cidade tem de melhor. Ver a cidade por outro ângulo, fazendo o papel de guia turístico, irá ajudar-te a perceber o quanto já sabes sobre o lugar e ter a sensação de que já te estás a tornar num habitante local.

Queres fazer um Gap Year?Sabe mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais