8 Formas de Combater as Saudades de Casa

As saudades de casa (“homesickness”) é a melancolia que experimentamos quando estamos longe da nossa cama,família e amigos em um intercâmbio. Por outras palavras, quando tudo em casa parece melhor, mais barato e mais divertido.

É super normal ter saudades de casa – é tão natural que nos acontece a todos. Como não é algo particularmente agradável, juntámos 8 passos fáceis que te vão ajudar a lidar com as saudades de casa.

1. Celebra 24 horas de saudades de casa

Ter saudades de casa é como acabar um namoro. Às vezes é preciso sentir-se miserável e comer gelado por uns dias – mas depois tem de seguir em frente.  Tenta comer algo oriundo de casa, ouvir música do teu país, liga aos teus amigos, etc.  Aproveita e vai passear com aqueles amigos que conheceste a semana passada.

2. Cria uma rotina

O meu conselho número um para te sentires em casa num novo ambiente: cria uma rotina. Pode ser algo como fazer exercício com regularidade ir tomar café e comer bolos no domingo de manhã. Marcar certas atividades e manter a rotina vai ajudar-te a estranhares menos a tua casa.

3. Encontra um lugar familiar

Parecido com entrar na rotina é importante encontrar um lugar “favorito” – algo familiar que te ajude a sentires-te em casa, um banco no parque ou um café com os bolos de que mais gostas. Rapidamente, os empregados já saberão como gostas do teu café e começarás a ver todos os dias as mesmas pessoas a passear o cão.

4. Combate o aborrecimento

O aborrecimento é um catalisador para as saudades de casa – quanto mais tempo tiveres para pensar em casa, mais vais querer lá estar. Certifica-te que te manténs activo e ocupado, junta-te a um ginásio, faz voluntariado, faz um curso pós-laboral ou junta-te a um clube na tua escola. Sair de casa também é uma óptima forma de fazer amigos e de te misturares com a cultura local.

5. Opta pela vida real invés de redes sociais

Mantermo-nos em contacto nunca foi tão fácil: podemos mandar uma mensagem, falar ou mesmo fazer um chat de vídeo. As fotos e vídeos deixam-nos ver o que toda a gente está a fazer e quando o está a fazer e pode tornar-se difícil não estar a acompanhar as coisas que estão a acontecer em casa. Contudo, a “ignorância das redes sociais” pode ser uma benção – a razão que te levou ao estrangeiro é porque querias experimentar algo novo, certo?

6. Conhece pessoas novas

Quanto mais pessoas conheceres, mais fácil vai ser distraires-te e ter algo de novo. Normalmente, isso é fácil quando estás na escolas ou a viajar num grupo. Apesar de chegar a uma sala com pessoas que não conheces poder ser assustador, nunca sabes que tipo de amizades podes encontrar fora da tua zona de conforto (e nessa sala).

7. Tira (imensas) fotos

Tirar muitas fotos é uma forma fantástica de explorar a tua nova casa. Não te esqueças: quão mais familiar te sentires com o que te rodeia, mais em casa te vais sentir. Compra uma máquina de fotos instantâneas e coloca as fotos pela casa toda! As fotos vão ajudar-te a apreciar o que está à tua volta e lembrar-te o porquê de teres escolhido aquele destino.

8. Faz com que as pessoas te vão visitar

Não é a solução mais barata para combater as saudades de casa, mas ter os teus amigos ou família a visitarem-te vai ajudar. A tua excitação vai lembrar-te o quão sortudo és em estares a estudar no estrangeiro! Acredita, nunca mais vais ser a mesma pessoa!

Já a pensar no próximo destino?Sabe mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro