GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Viver em Vancouver: O que deves saber antes de te mudares para o Canadá

Viver em Vancouver: O que deves saber antes de te mudares para o Canadá

Com muitos de nós actualmente a sonhar com uma mudança de cenário, é uma óptima altura para começar a pesquisar e planear com antecedência viagens mais longas ou aquela grande mudança que estás a imaginar. Esta bela cidade canadiana é maravilhosa para a alma. Cheia de atividades naturais e culturais, Vancouver é um íman para viajantes e especialistas em todo o mundo. Estás a pensar em fazer a mudança? Aqui estão 10 coisas que deves saber antes de te mudar para Vancouver.

1. Vibe de nova cidade

Embora Vancouver não tenha edifícios antigos como os que encontras em Roma ou uma longa linha cultural como em Paris ou Madrid, o que tem de sobra é uma atitude jovem e positiva. Aqui, as pessoas experimentarão coisas novas; sejam elas negócios, alimentos, ideias, ou experiências no geral. E esta é uma vibe que vais achar viciante.”

2. Aplicações para carros

Não planeias comprar um carro? Em Vancouver, isso não é problema. Descarrega as aplicações Evo ou Car2Go para alugar um carro por hora. Há uma pequena taxa de adesão, mas a partir desse momento paga-se pelo que se usa. Mantém as coisas legais, lembrando-te que após 90 dias a viver em Vancouver terás de trocar a tua carta de condução por uma carta canadiana.

3. Transporte público

Pessoas que não conduzem continuarão a achar fácil a sua deslocação. SkyTrain light rail e autocarros – vais precisar de um cartão Compass para apanhar SkyTrains e autocarros, carregá-lo e andar. Não te esqueças de carregar no botão para sair dos comboios. No entanto, também é fácil andar de bicicleta: Com mais de 800 milhas de ciclovias, Vancouver é a cidade mais desperta da América do Norte para ciclistas.

4. Cidade inclusiva

Os habitantes de Vancouver são extremamente receptivos a diferentes origens e escolhas. Na verdade, é uma das cidades mais recetivas à comunidade gay do planeta, com os maiores festivais de Pride no mundo. Para além disso, Vancouver é muito multicultural – cerca de 52% da primeira língua da população não é o inglês, e dizem mesmo que a cidade é a mais asiática fora da Ásia.

5. Grande equilíbrio entre trabalho-vida

Esta é uma grande cidade com um tamanho mais pequeno que continua a oferecer entretenimento ao estilo das grandes cidades na sua vida nocturna, bar, e cultura de restaurante. Encontrarás sempre eventos e novas actividades suficientes para tirar aquele sentimento de “o que devo fazer hoje depois do trabalho”. Talvez nunca mais tenhas de te perguntar a ti mesmo!

6. Gorjetas

Dependendo de onde te tenhas mudado, podes achar estranho habituares-te a uma cultura de gorjetas. No entanto, depressa se torna uma segunda natureza. Dá uma gorjeta de entre 10-20% ao pagar por cartão, adicionando-a antes de introduzir o teu código. Além disso, se estiveres à procura de trabalho a tempo parcial para apoiar a tua chegada a Vancouver, lembra-te que os trabalhos de serviço, embora não sejam os mais bem pagos por hora, dão boas gorjetas.

7. Hóquei no gelo

Entra no espírito do desporto mais famoso do Canadá, apoiando os Vancouver Canucks e Vancouver Giants, a principal equipa júnior. O hóquei no gelo é super rápido e super atlético: só não vais acreditar como os jogadores são capazes de se moverem tão depressa. Se foste mordido pelo bicho patinador, estás no sítio certo. Vancouver tem oito ringues para que possas aparecer para praticar hóquei ou patinar em geral.

8. Perto dos EUA

Quando estiveres instalado em Vancouver, serás em grande parte removido do resto do Canadá. Na verdade, Calgary é a cidade razoavelmente grande mais próxima, a 8 horas de distância. Provavelmente, de qualquer forma, verás mais dos EUA: a bela fronteira do Estado de Washington com o Canadá, com Seattle apenas a três horas de distância, e Oregon (incluindo a sua cidade de Portland apenas um pouco mais longe).

9. Alugueres

Os apartamentos começam normalmente o período de aluguer no dia 1 ou 15 de cada mês, pelo que terás de encontrar alojamento a tempo planeando com a tua chegada. É provável que assines por um período mínimo de 6-12 meses e terás de comprar móveis (apartamentos mobilados não são necessariamente a norma). Em termos de adiantamentos, lembra-te que os teus depósitos de segurança não podem ser superiores a metade do primeiro mês de renda.

10. Arranja um cartão BCID

Vais ficar em Vancouver por mais de seis meses? O cartão de identificação British Colombia vai poupar-te o incómodo de manter o teu passaporte ou bilhete de identidade emitido no estrangeiro em segurança enquanto sais a noite. Utiliza o teu BCID em bares e clubes. É reconhecido como identificação governamental, pelo que também podes utilizá-lo para abrir uma conta bancária (embora não seja a única forma de o fazer). Vais precisar da tua licença de trabalho ou de estudo, passaporte, e outra forma de identificação por fotografia (como a tua carta de condução) para obter este cartão.

Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me