GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

5 maneiras fáceis de aprender alemão em casa

5 maneiras fáceis de aprender alemão em casa

Aprender alemão em casa pode parecer uma missão impossível, mas não é assim tão difícil como possas pensar. De qualquer forma, é quando estamos sentados numa cadeira que conseguimos adquirir a maior quantidade de aprendizagem de idiomas. Porque é que não podes estar sentado no teu sofá ou na tua mesa da cozinha? A resposta é simples, é possível, e com todos os recursos gratuitos online ao teu dispor, não existe nenhuma razão para que não possas aprender alemão em casa.

Vê aqui como podes começar a aprender alemão.

1. Começa o teu caminho através de algumas lições

Quando estás a começar a aprender alemão, é uma boa ideia ter um guia e existem várias opções gratuitas. Se gostas de aplicações de Flashcards ou de uma abordagem mais narrativa como o The German Project, podes aprender alemão em casa sem sequer gastar um cêntimo. Qualquer que seja o método que prefiras, tenta dedicar tempo nele todos os dias. É assim que a tua memória funciona melhor.

2. Ouve radio alemã e podcats

Assim que domines alguma gramática e o vocabulário básico alemão é hora de te entregares ao idioma em si. Existem podcasts específicos para alunos que estejam a aprender alemão e muitos mais para pessoas que falam alemão. Consegues aprender alemão através de duas maneiras. A mais fácil é ouvires uma rádio alemã antiga e deixares que ela se torne o “soundtrack” da tua vida. Não precisas de entender tudo o que eles estão a dizer. O objetivo é absorveres os ritmos da língua.
A outra maneira é arranjares algo que consigas perceber a 90% e trabalhares em perceberes os outros 10%.

3. Ver séries alemãs

Da mesma forma que o radio, a TV é uma ótima maneira de te inteirares com a língua alemã. Consegues adotar uma abordagem mais académica, ao veres a série com uma caneta na mão à procura de novo vocabulário e expressões (as legendas em alemão são tuas amigas) ou se preferires podes usar a TV alemã para relaxar depois de um longo dia, sem te preocupares em entender tudo o que estão a dizer. Aqui estão algumas séries alemãs que deves ver no Netflix.

4. Conhece pessoas que falam alemão

A troca de idiomas na internet está a crescer cada vez mais. Experimenta fazer o download de aplicações como o Speaky ou o Busuu, ou tenta encontrar um fórum onde possas trocar mensagens com alemães. Se tens algum dinheiro disponível, podes até contratar um tutor online de alemão. É muito fácil encontrar alguém que trabalhe pelo Skype e o preço por hora é bastante razoável.

5. Planeia uma viagem virtual à Alemanha

Podes não poder viajar agora, mas nada te impede de fazer uma viagem virtual a Berlim. Muitos museus têm toda a sua coleção na plataforma de artes e cultura do Google e até dá para assistires a concertos da sala de concertos digital da Filarmônica de Berlim. Podes usar a tua viagem virtual como recompensa por todo o trabalho árduo que tens feito ao aprender alemão, ou alternar para as versões em alemão dos sites e usá-las para planeares a tua viagem. Existem tantas opções de viagens virtuais por aí, é hora, fritares uma salsicha e viajares no teu sofá até a Alemanha.

Se o teu sonho é falar alemão, não existe nenhuma razão para não usares o teu tempo livre para aprenderes alemão a partir de casa. Ich drück’ dir die Daumen!

Desafia-te e vem aprender alemão no estrangeiro!Descobre as cidades aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais