6 dicas de como fazer amigos no exterior

Depois da excitação de escolher uma nova cidade, organizar vistos e voos, fazer as malas e despedir-se da família, finalmente apercebemo-nos: vamos estudar para o estrangeiro e tudo está prestes a mudar. Incluindo os teus amigos. Sim, é isso mesmo - o teu círculo de amizades está prestes a crescer e a tornar-se muito mais internacional.

Tal como a escola e a faculdade, estudar no estrangeiro é um período feito para conhecer pessoas - por isso, aproveita-o ao máximo seguindo estas dicas sobre como fazer amigos no estrangeiro.

1. Apresenta-se

A primeira coisa a fazer é: para conhecer pessoas, é preciso dizer "olá"! Um sorriso aberto - do tipo que se pode ver nos olhos e na boca de alguém - é uma forma fácil de gerar confiança quando se conhece pessoas.

Pense nisso: quando é que alguma vez reagiu negativamente a um sorriso genuíno? Por isso, vá em frente, sorria e diga: "Olá, chamo-me _______, como está?" (ou uma variação desta saudação - aprenderá rapidamente a fazê-lo na língua que está a estudar!)

É claro que, dependendo do local onde se encontra, pode haver gestos ou outras saudações utilizadas nas apresentações. Em breve aprenderá estes gestos, quer seja um simples beijo na face (na América Latina), um beijo em ambas as faces (como em Espanha, França e Itália), um aceno ou um abraço (como na maioria dos países de língua inglesa), ou uma ligeira vénia (como no Japão).

2. Participe em clubes e actividades

Tem actividades e passatempos que sempre quis fazer mas para os quais nunca arranjou tempo? Boas notícias: agora é a altura certa! Deite fora ideias pré-concebidas sobre o que gosta e o que não gosta e aprenda a dizer "sim" às oportunidades que lhe aparecem. Aulas de fotografia, equitação, salsa, caminhadas, barista ou aulas de culinária - tudo isto e muito mais são formas fantásticas de conhecer outros estudantes com interesses semelhantes aos seus. (Além disso, com as aulas de culinária, poderás comer tudo o que fizeres - yum!)

3. Experimente um novo desporto de equipa

Os desportos de equipa são bem conhecidos por criarem amizades. O sentimento de pertencer a um clube e saber que os seus colegas de equipa confiam em si para os treinos e competições é motivador. Combinado com a experiência de trabalhar em conjunto para um objetivo comum (trocadilho intencional) forja ligações fortes e rápidas. Os desportos mais populares variam consoante o local onde se estuda. Procure o rugby e o críquete na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido; o futebol na Europa e o futebol americano, o basebol e o basquetebol nos Estados Unidos.

Dica extra: se experimentar um desporto mas não gostar, escolha uma equipa e torça por ela com outros estudantes.

4. Comprometa-se com a sua língua comum

Uma barreira linguística limita por vezes as pessoas que tentam estabelecer ligações mais profundas, razão pela qual aprender uma língua comum pode ser tão benéfico para fazer verdadeiros amigos. Nas aulas de línguas ou a explorar a sua nova cidade juntos, empenhe-se na prática diária e começará a compreender as nuances da língua que ajudam as pessoas a relacionarem-se a um nível mais profundo. Pode ser difícil no início, mas continue a praticar e veja como as suas amizades vão para além do superficial e entram no território da verdadeira amizade.

5. Viver com outros estudantes

Partilhar uma casa ou um apartamento com outros estudantes é uma das melhores formas de conhecer pessoas: os teus colegas de casa são teus amigos imediatos e conheces os outros amigos deles. Tudo isto dá-lhe oportunidades infinitas de continuar a expandir o seu círculo social ainda mais. Pensa em inaugurações de casas, aniversários, feriados, jantares de confraternização, sessões de estudo e encontros para tomar café nos locais mais fixes do teu bairro.

6. Não te esqueças de te manteres em contacto

Estudar no estrangeiro é um período intenso de crescimento e mudança que te apresenta a pessoas que ficarão contigo para o resto da tua vida. Por isso, não te esqueças de te manteres em contacto com os teus amigos internacionais quando regressares a casa. Nunca foi tão fácil fazê-lo com e-mail, WhatsApp, FaceTime e dezenas de outras plataformas para manter o contacto com os seus novos amigos. Acredite em nós: 10, 15 ou mesmo 20 anos depois, vais ficar muito contente por o teres feito!

Esperamos que estas 6 dicas sobre como fazer amigos no estrangeiro o ajudem a preparar-se para amizades que duram uma vida inteira.

Estuda no estrangeiro com a EFAqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro