GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Cumprimentar com um beijinho – um guia rápido

Cumprimentar com um beijinho – um guia rápido

O dilema de cumprimentar alguém com um beijinho é algo com o qual te vais defrontar em determinada altura da tua vida, especialmente se viajares ou passares algum tempo no estrangeiro. Já é suficientemente difícil saber se deves ir para um aperto de mão, abraço ou beijinho na bochecha, mas mesmo quando sabes que é este último pode ser traiçoeiro. Quantos? Por que lado começo? Será que vamos inevitavelmente acabar a bater com a cabeça um no outro?

Verdade seja dita, é difícil adivinhar o que a outra pessoa vai fazer, mas ter algum conhecimento de cumprimentar com um beijinho no nosso arsenal, pode ser bastante útil. Aqui estão algumas dicas de como dar um beijinho na bochecha de forma correta:

1. Prepara-te!

Se estás num grupo em que todos se estão a cumprimentar, é fácil ficar para último e ver o que os outros estão a fazer para depois fazer o mesmo. Se é só de uma pessoa para a outra, fica mais difícil. Primeiras coisas em primeiro lugar: prepara-te! Se o contexto for muito profissional, é provável que um aperto de mão seja o cumprimento utilizado. Na maioria dos restantes cenários um beijinho na bochecha pode ser apropriado.

2. Prepara-o

Uma vez que te comprometas com um beijinho na bochecha, certifica-te de que o fazes corretamente. Aproxima-te da pessoa que vais cumprimentar e coloca gentilmente a tua mão por cima do seu ombro. “Gentilmente” é a palavra chave aqui, ninguém quer sentir-se emboscado. Depois vira a tua bochecha para a outra pessoa e aproxima-te dela.

Vamos fazer uma pausa aqui. Apesar da maioria das pessoas avançar com a bochecha direita e se inclinar para a esquerda, em Itália é usual avançar com a bochecha esquerda e inclinar-se para a direita. Não é tão difícil como parece, prometo! Assim, a menos que estejas a passar uns dias em Itália, inclina-te para a esquerda.

3. Sabe quantos beijos são

Aqui é que pode ficar um pouco confuso. Enquanto em Portugal, Espanha, Itália e grande parte de França é normal dar dois beijinhos, há outros locais onde as pessoas preferem um, dois, três ou até quatro beijos. Na maioria dos casos, é seguro optar pela média clássica, um beijo rápido em cada bochecha (para mais detalhes por região, lê este artigo).

Lembra-te de não dar realmente um beijo na bochecha da pessoa. Em vez disso, gentilmente encosta a tua bochecha na da outra pessoa e dá um beijo no ar. Há alguns indivíduos que insistem em dar um beijo em cheio na bochecha, deixando-te dar um beijo ao ar a milhas de distância da sua cara, mas felizmente estas experiências acontecem só muito de vez em quando.

4. Faz tudo outra vez

Uma vez que já dominas o cumprimento inicial, é bem mais fácil passar pelo cumprimento final. Replica apenas o que ambos fizeram e estás seguro! A chave para dar um beijo na bochecha é estar calmo, rápido e não pensar demasiado. Faz o que te vem naturalmente, mantendo em mente o contexto cultural em que te encontras e vais estar a cumprimentar com um beijinho na bochecha de forma confiante num abrir e fechar de olhos.

Explora outras culturas com a EF!Sabe mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me