Ter amigos do mundo inteiro vai tornar-te uma pessoa incrível

Porquê ser amigo de alguém que vive a milhares de quilómetros? Porque não te limitas a encontrar-te com o teu amigo de longa data ao virar da esquina? Há alguns anos atrás eu não sabia por que razão alguém se colocaria na dolorosa posição de ter uma amizade à distância. Mas depois de ter estudado na Alemanha, onde fiz amigos do mundo inteiro, tenho a certeza que os prós são muito mais do que os contras.

Vê aqui por que razão ter amigos espalhados pelo mundo te vai tornar uma pessoa muito mais incrível em todos os sentidos:

1. Aprendes novas línguas

Uma das vantagens mais óbvias de ter amigos internacionais é a oportunidade de partilhar várias línguas. Mesmo que não estejas a tentar aprender a língua dos teus amigos novos naquele momento, vais dar por ti a apanhar palavras e expressões da língua deles involuntariamente. Quer seja uma simples expressão que eles usam para cumprimentar a mãe por telefone ou um palavrão que usam quando estão frustrados. Algumas palavras podem parecer específicas e inúteis, mas estás a criar um banco de expressões na tua memória que, provavelmente, te vão fazer sorrir estranhamente na tua próxima viagem, ou ajudar-te se te perderes numa cidade desconhecida. Agora que te despertaram a curiosidade para uma nova língua, porque não continuar a praticar numa das nossas escolas EF por todo o mundo?

2. Tornas-te uma pessoa com uma mente mais aberta

Um estudo descobriu que os estudantes com amigos internacionais numa universidade dos E.U.A. tinham “maiores níveis de abertura mental e menores níveis de apreensão intercultural”. Esta universidade, originalmente “conhecida pela sua divisão racial”, tem beneficiado da criação de amizades internacionais pelos seus estudantes através de programas de estudo no estrangeiro e de intercâmbios. Se isso é o que se pode alcançar num micro-nível, imagina todas as barreiras culturais que podíamos derrubar se fizéssemos isso a uma escala mundial. Assim, ao estabelecer amizades internacionais, não só te vais tornar um “cidadão do mundo” por inteiro, como também vais ter um papel importante na criação de um mundo menos dividido e mais inclusivo.

3. Desfrutas de amizades mais profundas e valiosas

Quando tens saudades de alguém que vive longe, é fácil ridicularizar quando as pessoas à tua volta dizem com um ar triste “bem, tu sabes, a distância torna o sentimento mais forte”, mas isso não podia ser mais verdade. Manter o contacto com os teus amigos internacionais vai ser difícil por vezes, mas certamente te vai fazer valorizar mais o tempo que estiverem juntos. Contrariamente à crença popular, um estudo do Jornal de Comunicação, publicado em 2015, descobriu que as relações à distância podem encorajar a um maior sentimento de intimidade entre os casais – e não há motivo para isso também não acontecer entre amigos.

Um bónus extra é esta conexão provada entre a gratidão e o sentimento de bem-estar, explicado por Sonya Lyubomirsky no seu livro “The How of Hapiness“. Por isso, se estiveres grato por todos os momentos curtos mas agradáveis que passaste com os teus amigos internacionais, vais ser mais feliz, uma versão melhor de ti próprio.

Quando tens amigos do mundo inteiro experiencias uma amizade que resiste à distância, à barreira cultural e à barreira linguística. Quando estiverem juntos de novo, vai ser a festa total!

4. Tens um sofá onde dormir

Agora que sabemos que a amizade internacional é benéfica para o mundo e para o teu desenvolvimento pessoal, podemos falar das vantagens mais superficiais de ter amigos a viver em ilhas remotas com praias solarengas e bares com cocktails.

Uma vez que os hotéis e hostels muitas vezes são um dos fatores mais dispendiosos de umas férias, não seria fantástico se tivesses sempre o sofá de um amigo onde dormir, em qualquer lugar do mundo? Provavelmente não te vais tornar amigo de alguém só para visitar o seu país, mas ainda assim é uma grande motivação para explorar novas amizades. Desta forma, ao abrires-te para novas pessoas, estás também a abrir-te para novos lugares e experiências.

O teu amigo até pode não ter um quarto com cama e casa-de-banho privada, mas de certeza que te arranja um sofá ou um cantinho da sala para dormires!

5. Tens experiências mais autênticas (e podes evitar armadilhas para turistas)

Experimenta uma pasta autêntica cozinhada em casa dos teus amigos em Itália. Vai a uma aula de riverdance com o teu amigo Irlandês. Experimenta uma cerimónia de chá real com a tua amiga Chinesa. Basicamente evita armadilhas para turistas e vive como um habitante local. Os teus amigos internacionais vão poder dar-te dicas privilegiadas de restaurantes que os habitantes locais adoram e guiar-te por todas aquelas ruas secundárias sinuosas e melindrosas.

No nosso mundo comercial, pode ser um desafio encontrar formas autênticas de viajar, mas os amigos internacionais possibilitam uma porta de entrada na realidade da vida local do seu país. Abre-te a novas pessoas e seguir-se-ão novas experiências fantásticas.

Fazer amigos de todo o mundo é uma das consequências de estudar no Estrangeiro!Descobre onde o podes fazer com a EF!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro