GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

3 BENEFÍCIOS DE SER UM NÓMADA DIGITAL

3 BENEFÍCIOS DE SER UM NÓMADA DIGITAL

A internet e todas as suas regalias fizeram nascer uma nova geração de telecomunicadores e “nómadas digitais” (empresários online ou freelancers viajantes) que redefinam o trabalho: Longe vão os tempos em que estar fisicamente presente num escritório das 8 às 5, cinco dias por semana – era uma necessidade. Hoje em dia, se as carreiras permitirem, os trabalhadores não têm necessariamente de aparecer num escritório ou até estar na mesma cidade ou país. De acordo com estudos recentes, um em cada cinco trabalhadores pelo mundo mundo comunicam via internet, telemóvel ou de casa e mais de um terço dos Americanos trabalham remotamente. Estas opções de trabalho estão ligadas a grandes benefícios económicos de saúde a um nível nacional, desde menos transito a menos stress e dias de doença reduzidos. Mas isso é só o começo – ser localmente independente tem muitas vantagens pessoais que vão além de trabalhar de pijama e não teres de te preocupar que alguém roube o teu (cuidadosamente rotulado) almoço do frigorífico. Aqui estão os nossos benefícios preferidos de ser um trabalhador independente de localidade.

MOTIVAÇÃO E SENTIDO DE HUMOR DE PROPRIEDADE

Quando o teu patrão caminha pelo chão do escritório e os teus olhos continuamente olham para o relógio cujas mãos parecem mover em câmara lenta, é fácil de questionar se isto é tudo o que tu queres para a vida. Os telecommuters normalmente não têm tais preocupações. Para eles, a sua secretária pode ser a mesa de cozinha, um escritório em casa, o pátio ou até a própria cama. E o patrão deles? Claro que estão à espera que as tarefas dos dias fiquem completas, mas não há rondas enquanto o trabalho está a ser feito. Por outro lado, o salário de um digital nómada é ditado pela sua produtividade e segurança do mercado o que pode ser stressante mas ao mesmo tempo dá uma ampla motivação para trabalhar ao máximo e ser criativo. Para os trabalhadores independentes, ser o seu próprio patrão, apesar de não ser sempre fácil, vale o investimento na fase inicial de construção.

IMERSÃO EM DIFERENTES CULTURAS

Uma vez que o local de um telecommuter ou um nómada digital não é importante, não há razão para que tenhas de trabalhar a partir de tua casa – ou até no teu país! Imagina organizares-te para o dia no outro lado do mundo, numa praia ou outra vista digna de postal longe da tua vida típica. Ser um expatriado dá-te acesso direto a uma cultura completamente nova e permite-te mergulhar bem mais fundo que os viajantes que só estão de passagem. Seja a arrendar um apartamento, conhecer os donos das lojas do bairro ou escolher um café com ótimo wi-fi, expatriados interagem com locais e ganham amizades e relações que podem durar uma vida inteira. Também, a cultura de colaboração e espaço partilhado é gigante em várias cidades – pensa em Londres, Madrid, Nova Iorque, Seattle e Sydney – e fornece outra vantagem na cultura do teu país de adoção. Para freelancers expatriados ou trabalhadores remotos, arrendar um escritório temporariamente significa conhecer outras pessoas tal como eles, por vezes de todo o mundo. Nada mau para um dia de trabalho, huh?

POSSIBILIDADE DE APRENDER DIFERENTES LÍNGUAS

Através de localidades independentes e imersão em novas culturas, telecomuters e freelancers também têm a chance de aprender novas línguas. Afinal, quando chega às cinco da tarde , a vida fora do trabalho começa, e para trabalhadores remotos e além fronteiras isto será na maioria das vezes conduzido por numa língua estrangeira. Interagir com os locais garante uma excelente prática de experiência com línguas, que podem ser complementadas com aulas de línguas para tirar o melhor partido de trabalhar noutro país. Outras aulas tidas numa língua estrangeira – pensa em dança, fotografia, culinária ou desenvolvimento vocacional na tua área – também ajudam a cimentar novo vocabulário e manter o teu treino linguístico divertido.

Aprende Línguas Com A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me