TOEIC READING | TOEIC LEITURA

O teste de Leitura do TOEIC é a segunda metade do teste TOEIC de Leitura e Compreensão Oral. Dura 75 minutos (mais longo que o teste de compreensão oral) e é composto por 100 perguntas de escolha múltipla (mesmo número que no teste de compreensão oral). O segmento de leitura é avaliado entre 5 e 495 pontos. Os resultados têm equivalência aos níveis CEFR de A1 a C1 mas não ao nível C2. Como esta é a segunda parte do teste, é importante que se mantenha concentrado.

O teste de leitura do TOEIC pode ser feito numa sessão separada do teste de compreensão oral TOEIC. O teste TOEIC de Oralidade e Escrita é completamente separado e pode ser feito durante a mesma sessão ou não.

Estrutura do Teste

Tal como no teste de compreensão oral, o teste de leitura TOEIC é composto por 4 partes. A maioria dos alunos acha a segunda parte a mais fácil, mas pode completar as 4 partes por qualquer ordem que queira e alocar o seu tempo como quiser a cada uma das partes:

A parte 1 do teste de leitura TOEIC pede aos alunos para preencherem 40 espaços brancos que completam frases. Estas frases estão impressas na folha de teste juntamente com as 4 opções que tem para completar cada frase. Muitos especialistas de preparação para o TOEIC recomendam passar rapidamente pela parte 1 do TOEIC para responder àquelas perguntas que lhe parecem simples, e depois voltar a trás para preencher aquelas que saltou, refletindo com mais cuidado nas respostas.

A parte 2 do teste de leitura TOEIC é composta por 4 textos em cada um dos quais faltam 3 palavras. Para cada palavra em falta terá 4 escolhas para preencher o espaço em branco. Isto prefaz um total de 12 perguntas na parte 2. Muitos alunos acham que esta é a parte mais fácil das quatro partes do teste de leitura do TOEIC.

A parte 3 do teste de leitura TOEIC pede aos alunos para responder a 28 questões de compreensão. Vai ler entre 7 a 10 textos e responder a 2 a 5 questões sobre cada um. De novo, cada questão tem 4 possíveis respostas de entre as quais deve escolher uma. Muitos alunos acham esta parte difícil porque os textos podem ser relativamente longos. A capacidade de ler e compreender rapidamente o texto é essencial para o sucesso nesta parte do teste de leitura do TOEIC. Lembre-se que pode ler as perguntas e respostas possíveis antes de ler o texto, por forma a procurar pelas respostas enquanto lê.

A parte 4 do teste de leitura TOEIC é semelhante à parte 3 excepto que na parte 4 são-lhe dados dois textos para ler, seguidos de 5 perguntas que se referem a ambos os textos. A parte 4 do teste de leitura do TOEIC é, assim, composta por 8 textos (4 pares) e 5 questões sobre cada par, num total de 20 questões.

Estratégia

Em todas as partes do teste de leitura do TOEIC, é essencial não perder tempo. As respostas em branco são contadas como incorretas, por isso é sempre melhor tentar adivinhar que não responder, mesmo que não tenha certeza de qual a resposta certa. Sempre pode ter sorte e acertar na resposta correta. Tal como em qualquer teste de escolha múltipla, se conseguir eliminar 1 ou 2 respostas que tem a certeza que estão incorretas, pode melhorar a probabilidade de adivinhar corretamente a partir das respostas restantes.