TOEIC LISTENING | TOEIC COMPREENSÃO ORAL

O teste de compreensão oral do TOEIC é a primeira parte do Teste de Leitura e Compreensão Oral do TOEIC. A secção de compreensão oral do TOEIC dura 45 minutos e é composta por 100 questões de escolha múltipla. Esta secção tem resultados de 5 a 495 pontos. Os resultados têm equivalência aos nível CEFR A1 a C1, mas não ao nível C2. A secção de compreensão oral do TOEIC não pode ser feita em separado da secção de leitura. Devem ser feitos no mesmo teste. O teste TOEIC de Oralidade e Escrita pode ser feito em separado ou dirante a mesma sessão de exame.

Estrutura do teste

O teste de compreensão oral do TOEIC é composto por 4 partes. A maioria dos alunos achan que a primeira parte é mais fácul que a última:

A Parte 1 do teste de compreensão oral do TOEIC pede aos alunos para fazer corresponder 10 gravações de descrições de imagens com as 10 images que são descritas. Este segmento dura 10 minutos. As images estão impressas no enunciado do teste mas as descrições não. Apenas são gravadas.

A Parte 2 do teste de compreensão oral do TOEIC pede aos alunos para escutar perguntas ou afirmações muito curtas e escolher a resposta apropriada para cada uma. São 30 gravações e 30 questões nesta parte. As questões e possíveis respostas não estão escritas no enunciado do teste. Apenas se podem ouvir na gravação.

A Parte 3 do teste de compreensão oral do TOEIC pede aos alunos para escutar 10 diálogos e responder a 3 questões sobre cada um deles, num total de 30 questões. Tanto os diálogos como as questões são gravações. As questões estão também impressas no enunciado do teste, bem como as 4 respostas possíveis. Tem apenas 8 segundos para escolher a sua resposta antes de começar o próximo diálogo.

A Parte 4 do teste de compreensão oral do TOEIC pede aos alunos para ouvir 10 curtos monólogos (apenas um orador) e responder a 3 perguntas sobre cada um. Mais uma vvez, um total de 30 questões. Tal como na parte 3, as perguntas são feitas em gravações mas também estão escritas no enunciado do teste. Os monólogos apenas se podem ouvir nas gravações. As 4 respostas possíveis a cada pergunta apenas estão impressas no enunciado do teste.

Estratégia

Em todas as partes do teste de compreensão oral do TOEIC, as gravações são passadas apenas uma vez. Uma vez que começam, são passadas de uma vez só até ao fim, sem pausas nem repetições. Dado este ritmo imposto, é importante que ouça cada gravação com cuidado, escolha a melhor opção que puder, e siga em frente. Não fique parado a pensar na questão anterior correndo o risco de perder a próxima gravação.

Não é permitido tirar notas durante o teste de compreenção oral. Uma resposta em branco é contada como incorreta, por isso é sempre melhor responder, mesmo que não esteja seguro da resposta. As gravações podem ter sotaques Americano, Inglês, Canadiano ou Australiano.