6 vantagens de estudar no estrangeiro para adultos com mais de 50 anos

Sonha em viajar para o estrangeiro e pedir uma refeição noutra língua? Talvez mergulhar em filmes ou literatura estrangeiros? Ou talvez apenas alargar o seu círculo de amigos? Fazer um curso de línguas no estrangeiro é uma óptima maneira de abrir o seu mundo de formas novas e excitantes.

Nunca é demasiado tarde para começar a aprender uma nova língua. Sabemos que as crianças são como esponjas com grande capacidade de imitação e retenção, mas os adultos possuem algo ainda mais importante no que respeita à aprendizagem de línguas - a motivação.

E não há melhor maneira de desbloquear a sua motivação do que mergulhar numa nova língua e cultura numa viagem de estudo ao estrangeiro. Se está a imaginar festas selvagens e dormitórios de albergues, não podia estar mais enganado. As viagens de estudo no estrangeiro para estudantes mais velhos combinam a aprendizagem na sala de aula com excursões para conhecer a cultura local, ou para fazer compras, ouvir música e apreciar a gastronomia - tudo concebido para dar vida à língua e enriquecer as suas viagens.

A vida começa aos 50 anos. Então, de que está à espera? É altura de descobrir as vantagens de estudar no estrangeiro para maiores de 50 anos.

1. Fazer novos amigos

Encontrar uma paixão, seja ela viajar, arte, comida ou línguas, e partilhá-la com outros pode abrir as portas a novas amizades. Também sabemos que ser social é tão importante como o dinheiro e a saúde quando se trata de felicidade numa fase posterior da vida. Uma viagem de estudo ao estrangeiro dá-lhe o melhor dos dois mundos - viajantes com ideias semelhantes que partilham a sua paixão pela aprendizagem de línguas.

2. Desfrutar do enriquecimento cultural

Mergulhar numa nova cultura é uma excelente oportunidade para alargar as suas perspectivas, redes e interesses. Há todo um mundo de filmes, literatura, música e arte estrangeiros por descobrir e a aprendizagem de uma língua abre-lhe esse mundo de uma nova forma. O ator Colin Firth aprendeu italiano em adulto e, como resultado, apaixonou-se pela literatura italiana.

Ser capaz de conversar a um nível básico quando viaja pode quebrar as barreiras entre turistas e habitantes locais e ficará surpreendido com a forma como é recebido calorosamente depois de usar algumas frases locais.

3. Aumentar o poder do cérebro

Esqueça os mirtilos e os peixes gordos, aprender uma língua estrangeira é uma óptima forma de aumentar as suas capacidades cognitivas. Uma nova investigação revelou que, após apenas quatro meses de aprendizagem de uma nova língua, os adultos com idades compreendidas entre os 59 e os 79 anos registaram melhorias tanto na cognição cerebral (como o pensamento, a compreensão e a resolução de problemas) como na conetividade funcional.

Outro estudo que envolveu doentes de Alzheimer concluiu que as pessoas que falavam mais do que uma língua desenvolviam a doença até cinco anos mais tarde do que os monolingues.

4. Aprender realmente uma língua

Talvez tenha brincado com aplicações de 5 minutos por dia, ou talvez se tenha inscrito em aulas nocturnas para recuperar as suas competências linguísticas dos tempos de escola. Mas essas tácticas só o levarão até certo ponto. Para aprender realmente uma língua, a imersão é fundamental. Estudar no estrangeiro dá-lhe a oportunidade de frequentar aulas formais de manhã e de utilizar os seus novos conhecimentos à tarde, enquanto explora museus, mercados, restaurantes e concertos. Também pode optar por uma estadia em casa de uma família local e maximizar o seu tempo de conversação. Esta abordagem ajudará a garantir que o seu vocabulário e as suas lições de gramática se mantêm.

5. Desafiar-se a si próprio

À medida que envelhece, navegar em novos ambientes e desafios pode não ser tão natural. Estudar no estrangeiro incentiva o desenvolvimento pessoal e a auto-confiança, uma vez que se sai da zona de conforto. Imagina como te sentirás orgulhoso da primeira vez que conseguires falar com alguém em espanhol ou fazer o teu pedido em italiano. É uma óptima maneira de provar a si próprio que a idade é apenas um número!

6. Aventura e exploração

Estudar no estrangeiro numa fase mais avançada da vida oferece a possibilidade de novas aventuras e de uma forma diferente de viajar. Não só descobrirá uma nova cidade e a sua cultura, como também descobrirá mais sobre si próprio e fomentará a sua curiosidade e criatividade inatas. As viagens para estudar no estrangeiro oferecem excursões como passeios a pé pela cidade, visitas a galerias de arte, aulas de culinária e passeios de tapas para garantir que tira o máximo partido da sua viagem ao estrangeiro.

Os benefícios de estudar no estrangeiro não se limitam aos estudantes mais jovens e enriquecem grandemente a vida dos adultos com mais de 50 anos.

Comece a sua viagem de estudo no estrangeiroExplorar

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.