GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 termos da gíria inglesa que precisa de saber em 2024

10 termos da gíria inglesa que precisa de saber em 2024

Ao darmos as boas-vindas a mais um ano novo, é mais do que justo abrirmos os braços a uma variedade de novo calão inglês. Com o TikTok a atuar como um centro moderno para tudo o que está na moda, não é surpreendente que a aplicação seja responsável por grande parte do calão que entrou na conversa diária.

Se está a navegar pelo discurso online com um olhar de interrogação, não tema. Estamos aqui para dissipar qualquer confusão em torno das palavras e frases mais recentes da língua inglesa que você pode usar em seu próximo curso de línguas no estrangeiro. Passe sem problemas pelas conversas em 2024 com estes 10 termos de calão inglês.

1. Delulu

Começamos em força com um dos termos de calão mais utilizados nos últimos meses. Delulu teve origem na comunidade K-pop e é uma abreviatura da palavra "delusional". Tem muitas utilizações - pode ser aplicado a qualquer situação em que se sinta que alguém está a ser completamente irrealista. O seu amigo espera conseguir escrever um trabalho de 30 páginas na noite anterior ao prazo de entrega? Pode dizer-se que ele está a ser delirante.

2. Coded

Referir-se-ia a algo como sendo de x-coded quando partilha características com outra coisa. Por exemplo, se tiveres um amigo que está sempre entusiasmado por andar por aí (tal como um cãozinho demasiado zeloso), podes dizer que ele tem "golden-retriever-coded". Pode usar praticamente qualquer coisa que resuma a essência do comportamento ou das características de alguém.

3. Roman Empire

Esta circulou como uma tendência no TikTok, tendo origem na surpresa de muitas pessoas pelo facto de os homens parecerem pensar frequentemente no Império Romano. A partir daí, o “Roman Empire” de uma pessoa começou a significar algo em que ela não consegue parar de pensar. O fim da banda One Direction continua a causar-lhe perturbações emocionais? Parece que esse é o teu “Roman Empire”.

4. Vibing

Embora "vibing" não seja o termo mais recente da gíria, tem resistido ao teste do tempo. É uma palavra versátil que pode ser usada para tudo, desde pessoas que se dão bem umas com as outras ("They were definitely vibing"), a apreciar um novo petisco ("I'm really vibing with this flavor combination").

5. Altered my brain chemistry

Se algo teve um impacto profundo em si, pode dizer que alterou a química do seu cérebro. Outra versátil, esta pode ser usada num contexto mais significativo ("That breakup altered my brain chemistry") ou em uma situação descontraída ("That pizza altered my brain chemistry").

6. Beige flag

Dos criadores da "green flag" e da "red flag", apresentamos-lhe: a “beige flag”. Estas têm como objetivo significar ou "flag" determinados comportamentos. Ao contrário das suas congéneres coloridas, a bandeira bege refere-se a características que podem ser ligeiramente fora do comum, mas que, em última análise, não são dignas de nota. O seu amigo come pizza com garfo e faca? Talvez não seja convencional, mas, no grande esquema das coisas, é uma “beige flag”. Vale a pena mencionar que as “beige flags” são subjectivas (levar um garfo para comer pizza pode muito bem ser uma “red flag” para si).

7. Side quest

A terminologia dos videojogos está definitivamente a ter um momento, com várias palavras emprestadas do mundo dos jogos a serem usadas nas conversas. "Side quest" refere-se a um desvio de uma missão programada. Se planeia ir à mercearia, mas vê uma loja de animais no caminho e acaba por comprar um peixe - foi uma pequena “side quest”.

Bónus: NPC

Na mesma linha de terminologia dos videojogos, NPC significa "Non-Player Character" (personagem não jogador) e é utilizado para descrever alguém que segue cegamente as tendências.

8. Side eye

Esta é bastante simples e refere-se a alguém que nos olha com desconfiança e nos olha de lado. Ganhou popularidade através do remix "bombastic side eye" no TikTok. Se o teu amigo te apanha a contar uma mentira mas não te quer chamar à atenção em público, pode fazer-te um "side eye".

9. In the room with us

Esta pergunta tem origem no facto de questionar a perceção de alguém sobre uma determinada situação. Se vires um vídeo de alguém a dizer que adora a sua nova camisola verde, mas do teu lado a camisola é claramente vermelha, podes perguntar "Is the green sweater in the room with us? (A camisola verde está na sala connosco?)” Isto pode ser aplicado a praticamente qualquer cenário em que a sua perceção do que se está a passar não coincide com a da outra pessoa.

10. Mother

Se antes as pessoas se referiam a uma pessoa que admiravam como "queen", agora utilizam frequentemente a palavra "mother". Se alguém é um grande fã de Lady Gaga, pode dizer " She is literally mother". Esta é mais comummente utilizada para celebridades ou figuras públicas, mas pode ser aplicada a qualquer pessoa na sua vida.

Elevar os seus conhecimentos de inglês a novos patamaresEstudar no estrangeiro
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais