Testemunho Seul – Lea aprende coreano

Em Agosto ela viajou para a Coreia do Sul para aprender coreano durante três meses.
Testemunho Seul – Lea aprende coreano

O meu nome é Lea e gostava de vos contar a minha aventura com a EF. Em Agosto viajei para a Coreia do Sul para aprender coreano durante três meses.

Eu já tinha começado a aprender Coreano em Fevereiro de 2018, através de um curso online, porque queria conseguir conectar-me facilmente na Coreia do Sul e começar a comunicar assim que chegasse. Eu já tinha estado três vezes na Coreia do Sul, por isso sabia o que esperar. A Coreia do Sul já me tinha roubado o coração mesmo antes do curso com a EF, mas o que eu experienciei nos meus três meses lá só tornou mais forte aquilo que eu já sentia.

O meu pai de acolhimento viajava muito em trabalho, por isso passei tempo principalmente com a minha mãe de acolhimento (42) e o filho deles (7). A mãe cozinhava para nós todos os dias e, como é costume na cultura Coreana, partilhava tudo de boa vontade. Também almoçava com eles durante a semana quando as minhas aulas eram à tarde. Para além do kimchi, arroz, kim (Coreano para algas) e ovo, também havia soupas, samgupsal, bulgogi, bibimbap e outras iguarias. Mal chegava a casa perguntavam-me logo “Já comeste?”. O meu irmão de acolhimento era muito tímido no início e demorou algum tempo até sair da sua zona de conforto, mas desde o início que me senti parte da minha família de acolhimento. Fomos em viagens juntos, visitamos alguns dos restaurantes favoritos deles e no meu aniversário comemos uns pratos super deliciosos. Gostei muito da minha família de acolhimento e ainda hoje mantenho contacto com eles. Da próxima vez que for à Coreia do Sul vou de certeza fazer-lhes uma visita.

A minha família de acolhimento vivia em Yongin, a duas regiões de Seoul, num bairro recente com arranha-céus. Há muitas vantagens, mas também algumas desvantagens em viver lá. A qualidade do ar era sem dúvida melhor lá do que no centro da cidade e o apartamento era moderno. Eu tinha a minha própria casa de banho e por um preço simbólico (3,20€ por mês) podia utilizar o ginásio partilhado do condomínio. O custo dos transportes públicos era relativamente elevado porque eu tinha de viajar até à cidade pela linha vermelha (a rota mais cara). Cada viagem era 2,20€. Se quiserem explorar o país, planeiem viagens mais longas a áreas como Hongdae ou Itaewon (a cerca de 1h30).

As aulas na escola eram uma mistura de set classes e de SPIN classes (aulas de interesses específicos). Isto permitiu-me melhorar não só o meu vocabulário e gramática, como também o meu conhecimento sobre a cultura Coreana. A quantidade de aulas SPIN era grande e mudava frequentemente. As aulas eram exclusivamente lecionadas em Coreano, no entanto, quando a expressão na cara dos alunos se torna indecifrável, tínhamos direito a uma ou duas palavras em inglês para clarificar as coisas. De forma geral, o meu Coreano melhorou significativamente. Se tiverem tempo e quiserem aprender a língua, recomendo aprenderem Hangeul (caracteres Coreanos) antes de se irem embora. Saber isso facilita as coisas na prática, mas não é algo obrigatório. Também podem fazer o curso da EF no nível mais iniciante. Depois da minha viagem de estudo, desenvolvi ainda um maior entendimento e compreensão da língua e cultura Coreana.

Todos os funcionários da EF foram muito simpáticos e estavam disponíveis, mesmo fora do horário de trabalho, para responder a qualquer questão. Quer precisasses de ajuda com assuntos pessoais ou relacionados com a escola, toda a gente estava disponível para ajudar. A interação entre estudantes e professores era amigável, o que tornou, sem dúvida, as aulas mais interessantes e animadas.

As atividades que podíamos fazer eram diversas e adaptadas à altura do ano. Em Agosto fomos à “Caribbean Bay”, a maior piscina ao ar livre da Coreia. Havia até um DJ e pudemos nadar e mergulhar ao som de boa música. Existiam regularmente aulas de dança para os fãs de K-pop e entusiastas da dança. Os estudantes podiam fazer pedidos de atividades aos Activities Managers, que davam o seu melhor em todas as ofertas que disponibilizavam todas as semanas.

Para além de todas as experiências incríveis que tive com a EF, também viajei pelo país e visitei alguns amigos. Conheci verdadeiramente o país e fiquei a par dos costumes tradicionais. A minha amiga Suhyun convidou-me para o Chuseok, o festival Coreano das colheitas. Aí, tive a oportunidade de ver um festival budista, de colher batata doce e de cozinhar pratos tradicionais Coreanos. Tive aulas de dança com a Kyme e conseguimos dançar três coreografias, das quais estou muito orgulhosa. E, por fim, uma experiência particularmente especial na minha viagem: conheci todos os meus Criadores favoritos em pessoa e apareço em vários dos vídeos deles. Das noites malucas nos clubes de Hongdae às festas de karaoke e maratonas a pé para apanhar o último comboio – nunca esquecerei nada disto. Tudo estará no meu coração para sempre. Obrigada EF por estas experiências inesquecíveis!

Não sabes porque é que o mundo anda todo obcecado com a Coreia do Sul? É altura de descobrires!

Se já sabes e queres aprender coreano, vê as nossas dicas aqui!

Também queres estudar Coreano na Coreia do Sul?Sabe mais aqui!

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos