GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

8 livros natalinos para o ajudar a aprender inglês

8 livros natalinos para o ajudar a aprender inglês

Nesta época festiva, que melhor maneira de entrar no espírito natalíno (e melhorar as suas competências de vocabulário em inglês) do que ler alguns romances festivos? É altura de se enroscar no sofá com uma chávena de chocolate quente e um cobertor aconchegante e perder-se numa boa história.

Desde mistérios de homicídio emocionantes, fantasias cativantes e contos de amor comoventes - aqui estão 8 livros festivos para o ajudar a aprender inglês.

1. How the Grinch Stole Christmas de Dr. Seuss

Apresento-vos o Grinch, uma criatura verde e rabugenta com um coração demasiado pequeno e um plano enganador para roubar o Natal aos alegres Whos. Quando o Grinch se aproxima de Cindy Lou, uma criança que adora o Natal, começa a questionar a sua profunda aversão ao Natal. Conseguirá ela mudar os seus maus modos?

Transporte-se para Whoville com este estilo de escrita espirituoso e as ilustrações encantadoras deste famoso livro infantil. Este é um ótimo livro para praticar as suas capacidades de rima. Também pode ver o filme com Jim Carrey no papel do Grinch!

2. Mistletoe and Murder de Robin Stevens

Há uma escuridão a pairar na nevada Cambridge - apesar das lareiras quentes e acolhedoras. Siga as detectives Daisy e Hazel enquanto elas passam as férias no Colégio Maudlin, esperando desfrutar de um tempo relaxante e alegre. Mas as jovens detectives são empurradas para uma investigação emocionante quando ocorre uma morte peculiar, dois dias antes do Natal. Com a sua perspicácia e capacidades de detetive, Daisy e Hazel tentam desvendar segredos e interrogar suspeitos improváveis para desvendar a verdade obscura por detrás do homicídio no meio do azevinho.

Este livro é um ótimo primeiro passo antes de ler mistérios de homicídio mais avançados. Se descobrir que gosta deste género emocionante, pode ir avançando até autores como Agatha Christie e Stephen King.

3. Let it Snow de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Delicie-se com uma comédia romântica festiva neste inverno! Let it Snow segue três histórias de férias interligadas de três autores de best-sellers. Leia enquanto os contos românticos se desenrolam na pequena cidade de Gracetown durante um nevão perigoso e dê por si a torcer pelo amor. Siga Jubileu enquanto tenta passar o Natal longe do namorado, Noah, Angie enquanto luta para dizer à amiga o que realmente sente por ele e Addie enquanto é forçada a confrontar o seu comportamento egoísta. As três histórias entrelaçam-se de forma mágica e vão fazer com que se sinta todo quente e felpudo por dentro.

O romance florescente, a amizade, a auto-descoberta e os elementos cómicos alegres fazem deste o livro perfeito para ler em frente à lareira durante a próxima tempestade de neve.

4. The Lion, the Witch and the Wardrobe de C.S. Lewis

Viaje até Nárnia neste clássico intemporal e apaixone-se pelas personagens cativantes. Quando quatro irmãos - Lucy, Edmund, Susan e Peter - têm de evacuar a sua casa em Londres para escapar ao Blitz, acabam por ir parar a uma velha propriedade no campo inglês. Ao explorarem a sua nova casa, deparam-se com um velho guarda-roupa. Os irmãos entram no guarda-roupa e descobrem um reino mágico congelado no inverno eterno pelo feitiço da Bruxa Branca. Juntos, através de uma admirável bravura, coragem e sacrifício, tentam quebrar a maldição e salvar as misteriosas criaturas de Nárnia.

Esta série de sete livros só o vai deixar a querer mais. E com três filmes para ver se ficar preso, a sua época de inverno será cheia de contos encantadores.

5. Sherlock Holmes and the Christmas Demon de James Lovegrove

O detetive Sherlock Holmes e o seu fiel parceiro John Watson têm de investigar uma série de homicídios preocupantes com um toque natalício. Eve Allerthorpe é a herdeira de uma dinastia de Yorkshire. Ela procura ansiosamente a ajuda dos dois detectives quando acredita que está a ser assombrada por um espírito demoníaco - um mítico demónio de Natal de que a sua mãe lhe falava em criança. Enquanto o famoso duo procura descobrir a verdade por detrás do demónio que assombra Eve, enfrentam enigmas desafiantes e mensagens enigmáticas. Conseguirão eles descobrir a verdade antes que seja demasiado tarde?

A brilhante narrativa de Lovegrove capta a essência do autor original de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle, com este mistério festivo que o manterá à beira do assento.

6. The Girl Who Saved Christmas de Matt Haig

Amelia Wishart, uma limpa-chaminés na Inglaterra vitoriana, acredita piamente em milagres e é a razão pela qual o Pai Natal tinha magia suficiente para alimentar a sua primeira viagem de trenó para entregar presentes. Mas Amelia está a ficar sem esperança. A sua mãe está gravemente doente e quando o destino do Natal dá uma volta negra, Amelia embarca numa viagem extraordinária ao Pólo Norte para restaurar o espírito natalício. Através do amor, da esperança e da determinação, poderá Amélia ajudar a salvar o Natal para todos?

Matt Haig escreve de forma magnífica sobre a importância da esperança e da crença nesta história mágica, ao mesmo tempo que aborda mensagens mais profundas sobre a dor e o amor. E as belas ilustrações que acompanham o texto fazem desta uma óptima história para ler como principiante.

7. Hercule Poirot's Christmas de Agatha Christie

Simeon Lee tenta fazer com que a sua família, dividida e em conflito, passe o Natal junta na sua propriedade, mas velhos rancores ressurgem e as tensões aumentam. Quando Lee é encontrado morto num quarto trancado, a alegria festiva desaparece abruptamente. Um caso tão perturbador e chocante como este só pode ser resolvido pelo famoso detetive belga Hercule Poirot. Ele pode ser o único que pode chegar ao fundo desta tragédia. Leia enquanto Poirot desvenda uma teia escura de mentiras arrepiantes e segredos de família, e revela uma reviravolta inesperada que o deixará ansioso por mais.

Este clássico "whodunnit" foi publicado em 1938 pela lendária Agatha Christie, a rainha do mistério do homicídio. É um excelente livro para leitores mais avançados que adoram um romance policial brilhante com um toque festivo.

8. A Christmas Carol de Charles Dickens

Este conto intemporal segue a história de Ebenezer Scrooge, um homem de negócios frio e miserável. Na véspera de Natal, Scrooge é confrontado pelo fantasma do seu antigo parceiro de negócios por ser egoísta, ganancioso e cruel e avisa-o de que tem de mudar. Nessa noite, Scrooge é visitado por mais três espíritos - o Fantasma do Natal Passado, o do Natal Presente e o do Natal Futuro. Os espíritos guiam-no através da sua própria vida, mostrando-lhe as consequências trágicas do seu comportamento e o impacto que este tem nos outros. À medida que os fantasmas lhe revelam o verdadeiro significado do Natal, conseguirá Ebenezer Scrooge mudar o seu comportamento infeliz?

Este livro, publicado pela primeira vez em 1843, é adequado para leitores mais avançados. É uma óptima maneira de mergulhar na encantadora narrativa de Dickens, com muito inglês vitoriano para aprender ao longo do caminho.

Esperamos que estes 8 romances o façam entrar no espírito natalício e, ao mesmo tempo, o ajudem a melhorar os seus conhecimentos de inglês. Boa leitura!

Leve o seu inglês para o próximo nívelEstudar no estrangeiro
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais