AS 5 MELHORES MANEIRAS DE APRENDER ESPANHOL

Espanhol é uma língua com vantagens bem visíveis. É a língua mãe de mais de 405 milhões de pessoas em 30 países diferentes, e é ainda mais falada por todo o mundo se tivermos em conta que é a segunda língua ou língua estrangeira de muitos mais, o que significa que nunca vais ficar sem amigos para conversar. Como bónus, Espanhol é uma língua românica e facilmente reconhecível para quem a queira aprender – especialmente para aqueles que já falem Francês, Italiano ou Português. Mas como é que podes começar la vida en español?

Aqui estão as 5 melhores maneiras de aprender Espanhol:

1. Estuda ou vive num país cuja língua oficial seja Espanhol

Das várias maneiras de aprender Espanhol, esta é a mais eficaz. Passar tempo num país estrangeiro onde a língua que queres aprender é falada, é a maneira mais eficaz de aprender. Porquê? Porque ao viver, estudar ou trabalhar no estrangeiro colocas-te num ambiente imersivo de aprendizagem, não muito diferente da maneira que uma criança aprende a sua língua materna.

Fazer um curso de Espanhol é uma ótima maneira de fazer progressos e de conhecer outras pessoas com interesses semelhantes. Outra opção é trabalhar num país em que se fale Espanhol. Passado pouco tempo, vais perceber que a tua lista de vocabulário é tão extensa como a tua vida social – e que ambas te vão ajudar a aumentar de nível. E porque o Espanhol é falado em Espanha, América Central e América do Sul, não há (verdadeiramente) nenhum sítio melhor para chamar casa. Instala-te em Barcelona, na cosmopolita Madrid, na linda Playa Tamarindo, na jovial Málaga, na divertida cidade de Santiago no Chile ou na estilosa cidade de Buenos Aires.

2. Vê filmes e telenovelas

Pega num balde de pipocas e num caderno para anotar aquelas bonitas novas palavras. Ver filmes e séries numa língua estrangeira é outra maneira provada de aprender uma nova língua. Os filmes falados em Espanhol são abundantes, com coleções vindas de Espanha, Argentina, México e Chile que dominam o mercado. Os filmes que deves ver incluem o trabalho de mega-realizadores como Pedro Almodóvar, Alejandro Iñárritu, Alejandro Amenábar e Pablo Larraín. Se as longas metragens não são o teu tipo de filme favorito, relaxa, porque há uma panóplia de séries e telenovelas à espera da tua sede de aprender Espanhol. O México é um país que produz imensas novelas e os seus enredos exageradamente complexos são uma delícia para a vista.

Uma dica de bónus: liga as legendas em Espanhol (não na tua língua nativa) para te ajudar a apanhar os diálogos que não apanhaste.

Se estás a ver online ou o teu DVD não tem legendas, vê o filme outra vez passados alguns dias. Ver as mesmas cenas, com as mesmas vozes dos mesmos atores no mesmo enredo, vai ajudar-te a perceber melhor.

Se precisas de sugestões mais concretas, vê a nossa lista de preferidos no Netflix

3. Ouve música

Tal como ver filmes e ver televisão, ouvir música é relaxante e uma maneira fácil de deixar o Espanhol entrar no teu cérebro. Como há tantas pessoas que falam Espanhol, a coleção de música disponível é enorme. Podes descobrir artistas no Spotify ou no Youtube e ouvir enquanto fazes as tarefas domésticas, enquanto conduzes, enquanto estás no ginásio ou no metro!

Para dares um empurrão à tua aprendizagem, faz o download das letras das músicas para veres enquanto as ouves e fazeres sobressair as palavras e expressões à medida que as vês (mais tarde, vê o vocabulário de novo na internet e ouve a música outra vez. Vais ficar surpreendido em como a tua compreensão aumentou). Aquelas pessoas mais inclinadas para a música vão beneficiar se aprenderem as notas musicais ou se cantarem ao mesmo tempo que ouvem a música.

4. Junta-te à comunidade espanhola ou hispânica da tua cidade

Mesmo que possas aprender muito sozinho, vai chegar a um ponto em que é mais eficaz se fores socializar. As pessoas já emigravam antes de haver sequer registo disto e há comunidades coloridas de imigrantes e de estudantes de intercâmbio em quase todas as cidades grandes por todo o mundo e é muito provável que existam na cidade onde estás a viver agora. Podes encontrar as comunidades ao procurar online por eventos culturais, locais de comida típica ou festivais de filmes. Podes também procurar pelas comunidades online de pessoas de outros países e fóruns onde pessoas procuram por pessoas para aprender Português-Espanhol. Se não encontrares nada, pergunta aos teus amigos nas redes sociais. Nunca sabes quem tem um amigo que fale Espanhol que te possa apresentar.

5. Acolhe um estudante espanhol em tua casa

Falando de imigrantes que falem Espanhol e de estudantes de intercâmbio – estás numa posição privilegiada para os ajudares e a ti próprio. Como? Pensa lá: tal como tu, quando estes estudantes chegam ao teu país, estão baralhados e confusos. Ao ofereceres-lhes o teu tempo para lhes mostrar o bairro, ou ao registares a tua casa como casa de acolhimento para uma universidade ou escola de línguas, vais poder ajudar a orientar estudantes estrangeiros e poder mostrar-lhes a cidade e praticar o teu Espanhol no entretanto.

Queres aprender Espanhol mas não sabes onde?Descobre aqui onde!

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.