GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

O segredo mais bem guardado de Tóquio

O segredo mais bem guardado de Tóquio

Se vais estudar japonês no Japão, vais querer as dicas todas, certo? Localizados no meio dos arranha-céus de Shibuya, sinais de néon e ruas movimentadas encontra-se Nonbei Yokocho – este é o segredo mais bem guardado de Tóquio

A descoberta

Normalmente passaria por este local sem reparar se não fosse o meu amigo, que cresceu em Tóquio, e me indicou o caminho. Depois de entrar nesta rua, apercebi-me que não estava a apanhar um atalho, ao invés, entrava num espaço que parecia Tóquio há 50 anos atrás. Estava no segredo mais secreto de Tóquio

O ambiente

Lanternas de papel iluminam o caminho para as lojas de yakitori e para pequenos bares. Acabámos a beber cervejas no sítio favorito do meu amigo, enchendo-o quase completamente. Os empregados do bar não falam inglês, mas o meu amigo traduziu o que é importante partilhar – que viu o Jimi Hendrix tocar e quer visitar Suécia.

Um fim de noite transformou-se numa manhã antes de ter tido oportunidade de olhar para o relógio. Tinham sido as horas mais bem passadas de sempre. Depois de dizer arigatō e sayōnara ao empregado, voltámos às luzes e rapidez de uma cidade do século XXI – uma capital tecnológica.

Na última noite em Tóquio, quis voltar a Nonbei Yokocho. Tinha-me esquecido completamente de tirar fotografias da primeira vez e não quis regressar sem tirar algumas fotos. Com a máquina em riste, comecei a disparar flashes e obtive bons resultados.

Passei algum tempo a passear e observar jovens, homens de negócio e empregados de restaurantes a fazerem pausas pelo caminho. Embora todos de diferentes culturas e trajectos, sorriam e abanavam a cabeça enquanto passavam uns pelos outros. Eles sabiam que eu tinha aprendido o segredo. Eles estavam feliz por estar ali e queriam que eu voltasse.

Eu havia encontrado o segredo mais bem guardado de Tóquio e era agora um segredo meu também. Espero que seja vosso em breve!

Aprender japonês no Japão?Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais