Dicas para te ajudar a escolher que língua deves aprender

Saber uma segunda, terceira ou até quinta língua é impressionante, mas como é que escolhes que língua deves aprender?

Há mais de 6000 línguas no mundo, por isso pode ser mesmo muito difícil tomar uma decisão: algumas línguas parecem lindas ou soam como pura magia, enquanto outras são particularmente úteis para uma certa ocupação ou passatempo.

Antes de comprares livros, de começares a ter aulas e de fazeres o download de aplicações, é importante ter uma boa razão para estudar – quanto mais motivado estás para aprender, mais fácil será tornares-te fluente.

Juntámos algumas dicas para te ajudar a decidir que língua deves aprender a seguir.

Aprende uma língua que te faça avançar na tua carreira

Uma das razões mais gratificantes para aprender uma língua é a tua educação ou a tua carreira.  Assim, consegues ter melhores notas; ganhar um salário mais alto e aumentar as tuas probabilidades de trabalhar noutro país.

Se decidires estudar a língua no exterior, também vais obter experiência internacional e as chamadas soft skills. Estas competências não têm preço e podem abrir portas em todas as direções na tua carreira.

Aprende uma língua em que tenhas interesse

Combinar um hobby ou uma paixão com a aprendizagem de uma língua é o incentivo perfeito para estudares. Se tens um programa de televisão ou banda favorita, aprender a língua deles pode ser uma ótima motivação para gostares de vê-los e ouvi-los ainda mais.

Além disso, cantar músicas ou ver programas de televisão ou filmes na língua original pode também ser uma forma fácil e divertida de praticares o teu vocabulário.

Escolher uma língua que é simplesmente bonita também é um bom ponto de partida. Além disso, vai ajudar-te a manteres-te motivado enquanto a praticas.

Aprende uma língua que consigas usar muito

Aprender uma língua tem tudo a ver com a prática, por isso quanto mais falas, ouves ou lês as palavras, melhor.

Se tens um amigo ou colega que fala uma determinada língua, praticar pode tornar-se muito mais conveniente. Se tens que sair da tua zona de conforto para ter acesso a uma língua, o progresso pode ser mais lento.

Claro que nada pode parar um estudante de línguas determinado, mas tem em mente que a prática leva à perfeição e quanto mais variados, acessíveis e práticos são os exercícios, melhor.

Aprende uma língua que funcione para ti

Aprender uma língua leva muito tempo e energia, por isso vais ter que conseguir investir alguns recursos no teu esforço.

Uma maneira de escolher a língua que queres estudar pode ser descobrindo quanto tempo demora a chegar a um certo nível e depois comparar isso com a tua agenda.

Uma língua mais próxima da tua língua nativa irá demorar menos tempo a aprender, enquanto uma língua com um novo alfabeto vai precisar de mais esforço. Se estás habituado a estudar gramática e a memorizar vocabulário, também vais provavelmente ser mais rápido do que uma pessoa que está a aprender a sua primeira língua.

Vê o nosso artigo sobre as línguas mais fáceis de aprender para teres inspiração.

Aprende uma língua que possas usar em viagem

Viajar é uma das mais úteis e recompensadoras razões para aprender uma língua:

Tu vais envolver-te na cultura local, falar com as pessoas, pedir direções e talvez até regatear ou negociar melhores negócios.

Ser capaz de perceber o que as pessoas estão a dizer também pode dar-te uma sensação de segurança. Além disso, isso que significa que o teu tempo fora vai provavelmente ser um pouco mais relaxado.

Adicionalmente, as pessoas normalmente apreciam o esforço de alguém que esteja a aprender a língua local. Por isso, há uma boa probabilidade de serem mais acolhedores e amigáveis se virem que tentaste aprender algumas expressões básicas.

Aprende uma língua para a qual tenhas ferramentas

Este pode não ser o fator mais importante quando se trata de tomar uma decisão inicial, mas pode tornar-se crucial quando elevas o jogo:

É melhor estudar uma língua quando tens as tuas ferramentas de aprendizagem favoritas disponíveis.

Se gostas de aplicações, certifica-te de que a tua nova língua é suportada. Se queres fazer parceria com alguém, encontra alguém à altura da tarefa. Quanto mais fácil for aceder às tuas ferramentas de estudo de escolha, mais rapidamente vais fazer progressos.

Aprende uma língua que seja única

Outra maneira de escolher uma língua que deves aprender é escolher uma que muito poucas pessoas aprendem.

Dessa forma, vais destacar-te e chamar a atenção das pessoas. Tem noção de que todo o processo pode ser mais lento e difícil, mas nadar contra a corrente da língua pode dar-te a ajuda que precisas para te destacares.

Cursos de línguas no estrangeiroDescobre mais!