As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
Menu

6 razões por que aprender línguas é importante para as crianças

6

Independentemente de quais sejam os teus planos para o futuro, falar mais do que uma língua é sempre super útil. E isto é particularmente verdade para as crianças. Descobre aqui as 6 razões por que aprender línguas é importante para as crianças.

À medida que eles entram na adolescência, praticar línguas novas proporciona-lhes uma plataforma para compreender o mundo de uma perspetiva completamente diferente. Encoraja-os a abraçar costumes novos e culturas diferentes. Além disso as línguas estimulam a sua empatia e compreensão em relação aos outros numa altura crucial do seu crescimento. E tudo isto enquanto abrem novos caminhos para o seu sucesso profissional num local de trabalho global.

Pode ver aqui 6 razões pelas quais devia incutir a aprendizagem de línguas nos seus filhos:

1. A exposição a línguas aumenta a empatia

Quando as crianças aprendem uma língua nova, conhecem costumes e valores que pertencem a uma sociedade diferente. Isso encoraja-os a ter outro ponto de vista, o que aumenta a sua sensibilidade cultural. Numa altura crucial do seu desenvolvimento, expor as crianças a novas formas de ver o mundo e a perceber de onde vêm os outros pode definir o seu caráter
Fonte: The Economist

2. Ser bilingue traz benefícios para a saúde

Falar várias línguas pode atrasar o início da demência. Através do uso de recetores diferentes, o cérebro é obrigado a encontrar formas completamente diferentes de processar a informação, e isso mantêm-no em funcionamento. Pensa num carro velho, um que tenha ficado parado durante anos na garagem. O motor vai ter muito mais dificuldade em arrancar de novo, depois de anos de inatividade, quando comparado com outro do mesmo modelo que anda com frequência e devagar. Os professores universitários chamam isso de “reserva cognitiva”.
Fonte: Academia Americana de Neurologia

3. As crianças têm mais facilidade em aprender

Não há nada que prove que as crianças aprendem melhor línguas do que os adultos, mas são mais desinibidas. Isso deve-se ao facto de, geralmente, estarem em ambientes mais confortáveis e terem mais tempo, como durante as férias da Páscoa e de verão.
Fonte: The Telegraph, Medical Daily

aprender línguas

4. Quem fala mais línguas pode ter um ordenado melhor

Vários estudos já mostraram que há uma correlação entre falar várias línguas e o salário potencial. A oferta de empregos acessíveis é mais ampla porque há a oportunidade de encontrar emprego no estrangeiro. Além disso, as empresas valorizam esta competência porque está associada a uma forte capacidade de comunicação e a uma mentalidade internacional.
Fonte: The Economist, Time

5. Aprender línguas expande a visão que temos do mundo

Cada língua tem o seu próprio estilo, expressões, referências culturais e património. As crianças que estão expostas a estes aspetos, às ideias que eles representam, ao vocabulário novo e à variação gramatical, estão a equipar-se com ferramentas para compreender o mundo de uma forma completamente diferente.
Fonte: The Guardian

6. A maioria das pessoas fala mais do que uma língua

Vá, não podemos ter a certeza disso, mas de acordo com o senso comum, a maioria das pessoas fala mais do que uma língua. Uma das razões para isso é a história do colonialismo e a era moderna da globalização.
Fonte: Psychology Today, The European Commission

Aposte na educação dos seus filhos ao oferecer-lhes um curso no estrangeiro!Descobre mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais