GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Porque aprender Francês é uma decisão inteligente

Porque aprender Francês é uma decisão inteligente

O Francês é lindo. Faz pastelaria como croissants e ‘pain au chocolat’ parecerem coisas do outro mundo. Faz os objetos mais básicos como ‘le bateau’ (o barco) parecerem tão sofisticados. Pode também fazer os nomes parecerem tão exóticos que te inspiram a entrar num avião hoje mesmo e ir fazer umas férias de um mês na Martinique, por exemplo. Para além da sua sofisticação e beleza natural, vê aqui porque é que devias aprender Francês:

Consegues comunicar com (imensas) pessoas

Como o grande e recentemente falecido Nelson Mandela disse uma vez, “se falares com um homem numa língua que ele perceba, isso vai-lhe ficar na cabeça. Mas se falares com ele na sua língua, isso vai ficar no seu coração.” Uma vez que cerca de 300 milhões de pessoas falam Francês, falar esta língua significa que consegues comunicar diretamente com 1 em cada 25 pessoas do mundo.

O Francês é a língua oficial em 29 países e é a segunda mais estudada no mundo depois do Inglês. E não é só isso, devido ao crescimento da população em África, onde vive cerca de 50% das pessoas que falam Francês de forma nativa, poderá haver cerca de 700 milhões de falantes de Francês no mundo em 2050. Nesse mesmo ano, poderá até mesmo passar o Chinês Mandarim e o Inglês como a língua mais falada do mundo, tal como sugere um estudo. É uma razão suficiente para juntares esta língua ao teu repertório? Acho que sim.

Tornas-te um diplomata (e compreendes a história mundial)

O Francês é o amor da cena diplomática. É a língua processual para a União Europeia e a única usada para discussões no Tribunal de Justiça da U.E. Além disso é uma das línguas de trabalho das Nações Unidas. A sua importância histórica também é imensa, particularmente em África, no período colonial, onde o uso do Francês pelos colonialistas franceses e belgas conectou os grupos étnicos. Por isso, aprender Francês vai permitir-te estabelecer ligações fora de França. É uma perspectiva entusiasmante para qualquer pessoa que tenha interesse em compreender melhor a história e a cultura Africana.

Mergulhas no mundo das artes

É raro ir a uma aula de literatura na escola e não falar dos heróis literários franceses. Heróis estes como Albert Camus e Alexandre Dumas. A literatura francesa teve um grande impacto nos temas, estilo de escrita e no desenvolvimento da literatura, particularmente no século XIX. Além disso, Paris é a indiscutível capital mundial da moda, e por boas razões. É a sede de grandes casas da moda como a Chanel, Louis Vuitton e Dior que redefiniram – e continuam a redefinir – qual é o estilo que se usa. Se te quiseres ligar à literatura francesa e compreender o que é aquele ‘je ne sais quoi’ omnipresente que define o estilo francês, só tens de falar a língua. Começa a aprender Francês já!

Falas a língua do amor

Na França medieval do século XII, o casamento não era por amor. O casamento era um arranjo económico, social e religioso e o amor era algo para se sonhar.

É assim que entra a história dos trovadores. Estes entretinham os senhores e as senhoras dos castelos com as suas canções de amor e poesia. Eventualmente, até chegaram a influenciar cavaleiros e mercenários que voltavam de batalhas e tentavam cortejar as suas damas a cantar. Isso era conhecido como ‘l’amour courtois’ ou cortejo/ namoro. Uma forma mais complicada de tentar conquistar o coração de alguém em vez de fazer uma abordagem direta. E que melhor forma de namorar que ‘en français’?

Tens uma boa desculpa para ir a França

É preciso dizer mais alguma coisa?

Aprende Francês com a EF!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais