Como acabar com um sotaque estrangeiro em Inglês em cinco passos

Quantas vezes as pessoas já perceberam qual era a tua origem só por ouvir o teu sotaque a falar Inglês? Apesar de haver um certo charme em falar Inglês com um sotaque Italiano ou Francês, se é algo que te incomoda, eu estou aqui para partilhar algumas dicas testadas e comprovadas contigo sobre como podes trabalhar o teu sotaque em Inglês de forma a parecer nativo. E claro, a tornares-te mais confiante em todo este processo.

1. Escolhe o teu sotaque

Pensa no sotaque que gostas mais e que corresponde mais à tua personalidade. Há muitos sotaques por onde escolher: Britânico elegante, Americano fixe, Australiano descontraído, entre outros.
Quando escolheres, tens que seguir esta escolha e ser consistente enquanto falas. Usa o vocabulário certo que diz respeito a esse sotaque. Se escolheres um sotaque Americano, tenta evitar dizer coisas como “mate” ou “trousers”, a versão Britânica de “dude” e “pants”.

2. Vê e ouve tudo em Inglês

Pode parecer óbvio, mas ver tudo em Inglês é uma das coisas que mais te vai ajudar a aprender e desenvolver o teu sotaque mais depressa. Obriga-te a ver todos os programas, séries, filmes e vídeos do Youtube em Inglês. Aprender palavras novas ajuda muito, claro, mas o teu sotaque vai agradecer-te quando as tuas orelhas se habituarem a ouvir Inglês a toda a hora (e o sotaque certo também – vê o ponto nº1).

Eu pessoalmente gosto de ver as coisas na sua língua original, em vez da versão dobrada. Podes começar por ver filmes ou vídeos que já viste, ou que conheces bem, em Inglês. Pode ser difícil ao início mas se colocares legendas vai tornar-se cada vez mais fácil. Podes ver aqui uma lista de séries da Netflix para aprender Inglês, caso não saibas por onde começar.

3. Ouve com atenção

O Inglês é uma língua muito musical, por isso é muito importante trabalhar no aperfeiçoamento correto dos sons e na tua fluência se quiseres parecer nativo. Eu sou Italiana e em Itália nós pronunciamos todas as letras, por isso o Inglês pode ser traiçoeiro para nós. Percebi isso pela primeira vez quando comecei a ver Gossip Girl na língua original. Fiquei surpreendida pela forma como pronunciavam Manhattan e como soava de forma diferente na minha língua nativa.

Também é importante prestar atenção a palavras que se pronunciam de forma diferente em Inglês, como “burger”, “spaghetti” ou “gelato”. Mesmo que diga “spaghetti” da forma Americana (onde o “t” duplo é pronunciado como “d”) dói-me no meu coração Italiano. Mas eu tinha que me habituar a dizer aquela palavra como os Americanos para melhorar o meu sotaque.

4. Diz tudo em voz alta

Quanto mais praticares o teu Inglês, melhor. Se não tiveres ninguém com quem praticar, não tenhas medo de falar contigo próprio. O espelho pode ser o teu companheiro de Inglês – acredita, funciona! Uma das coisas que me ajudou a praticar o meu sotaque foi ler livros em Inglês em voz alta e, assim, podia praticar a minha pronunciação. Se gostares de uma citação específica de um filme, tenta repeti-la da mesma maneira que o ator no filme. Aprende a letra das tuas músicas preferidas e repete-a várias vezes em voz alta. Aprende e repete expressões de séries de que gostes como a famosa do Joey de Friends “How you doin’?”. Pode parecer uma dica estranha, mas funciona!

5. Aproveita todas as oportunidades para falar

Como não tinha amigos estrangeiros com quem praticar o meu Inglês em casa, criei oportunidades para mim mesma na escola. Estava sempre a levantar o braço quando a professora precisava de voluntários para ler um texto ou responder a questões. Quanto mais ativo fores, mais vais aprender e mais rapidamente vais desenvolver o teu sotaque.

Outra forma útil de melhorares o teu Inglês é indo para o estrangeiro e praticá-lo na vida real. Esta é uma experiência derradeira em termos de aprendizagem de Inglês e de te livrares do teu sotaque estrangeiro – só tens que decidir que sotaque queres e para onde deves ir. Eu tive a sorte de trabalhar na EF como estagiária nos últimos meses, apesar de já ter viajado com a EF antes, e fiz grandes progressos no meu sotaque. Isto porque falava Inglês com os meus amigos internacionais nas aulas e, é claro, fora delas com os habitantes locais. Ainda sou amiga de muitas das pessoas que conheci naquela altura.

Por fim, se quiseres fazer progressos rápidos nas tuas competências e no teu sotaque, tens que te dedicar muito e investir muito tempo. Caso contrário ficamos preguiçosos e nunca evoluímos.

Faz o teste do teu nível de inglês de graça!Descobre mais aqui!

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.