Aprender inglês com notícias: 10 melhores outlets e aplicações

É vital manteres-te atualizado com as últimas notícias do mundo em que vivemos, mas e se não és fluente em inglês e tens dificuldade em perceber alguns dos artigos? Vamos mostrar-te como aprender Inglês com as notícias. Passa algum tempo nestes 10 ótimos canais e vais melhorar o teu inglês e manter-te atualizado ao mesmo tempo.

1. BBC News / BBC World News

Dialeto inglês: Britânico

A British Broadcasting Corporation (ou BBC) é a maior e mais antiga organização de transmissão, com quase 23 000 trabalhadores. Além disso, é conhecida por tomar uma posição neutra nas suas reportagens e os seus artigos são fáceis de entender e muitas vezes até bastante curtos. Em adição também oferece muitos conteúdos de vídeo interessantes. O canal BBC World News também é digno de ser visto – oferece a mesma qualidade de reportagem na TV e está disponível em quase qualquer lado do mundo.

2. Channel 4 News

Dialeto inglês: Britânico

Se adoras política então o canal britânico Channel 4 tem os noticiários para ti. É famosamente imparcial e toca em assuntos difíceis que alguns dos outros canais de notícias britânicos não tocarão. A linguagem é um pouco mais complexa, por causa dos muitos relatórios políticos e económicos, mas vale a pena a luta que dá se estiveres pronto para o desafio.

3. Sky News

Dialeto inglês: Britânico

Este canal de notícias britânico segue o modelo dos formatos de notícias Americanos. Por isso, é de forma geral mais barulhento e de entretenimento do que, por exemplo, o BBC World News. Mas, além disso, também não toca em assuntos controversos ou tópicos difíceis de forma tão regular. A linguagem é fácil de entender e têm jornalistas com diferentes sotaques britânicos, o que é ótimo para aprender a entender algumas das diferentes formas de falar inglês no Reino Unido.

4. Al Jazeera

Dialeto inglês: Múltiplos

Al Jazeera (que significa ‘a ilha’ em árabe) é uma rede de canais de notícias televisivos com sede no Qatar, e cobre assuntos de todo o mundo. Os seus jornalistas são também de todo o globo, tendo sotaques incluindo o britânico, o americano, o australiano, da África do Sul e muitos mais. Se vais aprender Inglês com as notícias, esta é uma ótima forma de te familiarizares com diferentes dialetos. Além disso, podes ter uma perspetiva única das notícias do mundo.

5. Huffpost

Dialeto inglês: Americano

Para um olhar mais descontraído sobre as notícias da atualidade, Huffpost (formalmente Huffington Post) é uma das escolhas mais populares. A sua postura política liberal leva a que não fuja dos tópicos mais controversos, que são discutidos lado a lado com mais conteúdo de entretenimento que cobre tudo desde programas de TV ao mundo dos negócios. Isto significa que a linguagem é clara, fácil e divertida.

6. CNN

Dialeto inglês: Americano

Apesar de não ser a mais antiga rede de notícias dos Estados Unidos, a CNN continua a ser um pilar para os assuntos da atualidade da América e do resto do mundo. A CNN foi o primeiro canal de televisão a oferecer programas de notícias durante 24 horas. Agora, apresenta regularmente boletins em loop para que possas praticar o Inglês ao ouvires as mesmas frases repetidas várias vezes. Os jornalistas e repórteres da CNN vêm de todo o mundo, portanto é ótimo para praticares a tua capacidade de audição e compreensão da língua. Visita também o website e a aplicação da CNN – são ambos compreensíveis e bem executados.

7. Vice

Dialeto inglês: Canadiano

Vice é uma revista online e offline que combina as notícias mais recentes da atualidade com alguns artigos informais, arte gráfica, vídeo e muito mais. O website tem um ar fixe e limpo, por isso é simples e divertido de usar – mas tem atenção às versões localizadas, porque queres o texto em inglês, certo?

8. Quartz App

Dialeto inglês: Todos

Esta aplicação super fixe envia-te mensagens com as notícias de última hora! Se quiseres mais informação, podes reagir a estas ao responderes às mensagens. É a forma perfeita de teres uma rápida ideia das notícias mais importantes do dia. Além disso, podes praticares o teu inglês enquanto fazes isso. O tom é mesmo informal, por isso é perfeito se estás a ter dificuldade em perceber algumas reportagens mais complexas de outros canais. Também é atualizado várias vezes ao dia, por isso podes ir lá no início do dia e também no fim.

9. Digital Spy

Dialeto inglês: Britânico

Viver no Reino Unido? O Digital Spy tem-se vindo a tornar a principal fonte de entretenimento de notícias britânicas. É caracterizado pelos títulos divertidos e informais do mundo dos negócios de todo o mundo. É especialmente útil se estás a viver no Reino Unido e queres saber do que toda a gente está a falar.

10. The New York Times

Dialeto inglês: Americano

Canais de notícias não conseguem ser muito mais prestigiados do que o mundialmente famoso New York Times. Fundado em 1851, tem servido a América e o mundo com a cobertura de notícias da forma mais compreensível, durante um século e meio. É acessível a todos os estudantes de inglês, mas provavelmente mais direccionado para aqueles que sabem um vocabulário um pouco mais complicado. Se gostas da impressão à moda antiga, o The New York Times está disponível na forma de jornal impresso quase em todo o mundo. Este jornal é o parceiro clássico para o teu chá da manhã e a maneira perfeia de aprender Inglês com as notícias.

Aprende inglês com a EFSabe mais aqui

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro