5 maneiras de potenciar o crescimento dos seus filhos

Nós sabemos que adora ver o seu filho crescer, mudar, aprender e desenvolver as suas próprias opiniões. Decerto que fica também um bocadinho nervoso, ao vê-los a dirigir-se a toda a velocidade em direção à idade adulta, desejando que eles pudessem ficar debaixo da sua asa para sempre. Decerto não é fácil ver a sua criança tornar-se um adulto. Mas sabe o que é ainda pior? Não os deixar tornarem-se no melhor que podem ser. A acompanhar as coisas essenciais, como educação, nutrição e amor, o tempo passado estudando no estrangeiro é um investimento imensurável no futuro do seu filho, especialmente no mundo crescentemente global de hoje em dia. Por isso, a abertura ao mundo internacional é uma ótima maneira de potenciar o crescimento dos seus filhos.

Mesmo que não tenha tido a oportunidade de viajar, estudar e viver no estrangeiro enquanto era novo, aqui ficam cinco razões para dar esta oportunidade à geração vindoura:

1. Deixá-los conhecer a sua “tribo”

Não interessa o quão confortável é o lar, a rua ou a cidade, o mundo é muito maior do que as nossas vivências e interações imediatas. Estudos comprovam que as relações interpessoais, mais do que a riqueza e a posição social, são importantes instrumentos para aumentar os nossos níveis de felicidade. Ora, para os jovens, a busca para encontrar o seu grupo está sempre a acontecer. Por isso, os grupos sociais são o mais importante quando um jovem está a crescer e o apoio(ou falta dele) recebido, vai afetar a compreensão de si mesmos e definir o seu lugar no mundo.

É fantástico que a sua criança tenha pessoas importantes em casa, tais como pais, família próxima ou amigos, mas há uma diferença entre o nosso grupo/tribo e as pessoas que nos rodeiam na vida quotidiana. As pessoas que compõem a tribo do seu filho/filha serão pessoas que partilham os mesmos interesses, com objetivos comuns e que elevarão a sua auto-estima. Por isso, estas relações podem ajudar a potenciar o crescimento dos seus filhos.

Ao viajar e estudar no estrangeiro os jovens são naturalmente encorajados a passar tempo com pessoas que partilhem dos mesmo valores e interesses. Este período de tempo na vida de uma pessoa pode ser intenso e desafiante e é provável que a sua “tribo” fique por perto para o resto da sua vida.

2. Ajuda-os a sentir-se em casa em qualquer lado, com qualquer pessoa

Se há uma coisa que os alunos de intercâmbio e viajantes experientes dizem, é que apesar das diferenças culturais e linguísticas, os seres humanos são todos iguais. Agora, o seu adolescente ou jovem adulto é capaz de não gostar de saber isto. À primeira vista, vendo de cima, ou através do brilho azul de um smartphone, pode parecer que há muito poucas semelhanças entre eles e uma criança da China, Singapura, Austrália, Estados Unidos, França, Argentina ou África do Sul. Mas se deixar a sua criança explorar o mundo, experimentar a vida, estudar e fazer amigos num qualquer dos lugares acima mencionado (ou noutro qualquer!), pode encostar-se e e ver encantado enquanto o mundo deles se abre e expande, e a sua empatia por outros se multiplica.

3. Ajuda-os a melhorar as capacidades linguísticas

Não há melhor maneira de aprender uma nova língua e de se tornar um comunicador mais confiante do que passar tempo no estrangeiro. A experiência vivida e as lições da língua aprendidas são valiosíssimas. No mundo e mercado de trabalho de hoje em dia, ser bilíngue – e bicultural – é verdadeiramente melhor. Portanto, o contacto com o mundo global e com outras culturas é uma das melhores maneiras de potenciar o crescimento dos seus filhos. Desta forma, os jovens que não sabem trabalhar em pelo menos uma outra língua – e com a compreensão cultural necessária a este trabalho – arriscam-se a ficar de fora, caso desejem trabalhar ou viver no estrangeiro.

4. Faz o planeta parecer mais pequeno e traz as oportunidades para mais perto

Seguindo o primeiro salto para uma vida internacional, as oportunidades vão ficar mais à mão. Por isso, acredite em nós: os sentimentos de nervosismo e insegurança que o seu filho ou filha vão sentir no início, cedo desaparecerão, à medida que eles vão imergindo na cultura estrangeira. Depois, mais tarde, serão eles a expressar interesse em empreender por novos caminhos e aventuras. Esta confiança vem do derrubar da ideia de que somos todos diferentes cá dentro (ver ponto 2) e da energia motivadora da auto-estima aumentada depois de ultrapassar um desafio.

5. Dar-lhes a capacidade de liderança de que eles precisam

Agora, mais do que nunca na vida do seu filho, as pessoas estão política e socialmente divididas. Em muitos cantos do mundo, as emoções e as ansiedades estão ao rubro. O seu filho ou filha é parte da geração vindoura de pensadores, políticos, pais, líderes. Eles são os agentes de mudança cujas contribuições irão ditar o destino do restante século. Os jovens precisam de estar equipados com as capacidades certas para contribuir eficazmente para o mundo que vão herdar. Por isso, o tempo passado no estrangeiro é uma ótima maneira de os ajudar a desenvolver essas capacidades.

Viajar, imersão cultural e a aprendizagem de uma língua encoraja, a independência, a criatividade e o pensamento criativo, a abertura de espírito, resolução de problemas, interação social e capacidades linguísticas. Sendo assim, tudo isto contribui para formar futuros líderes, pensadores e cidadãos capazes de pensar criticamente e contribuir positivamente para a sociedade.

Oportunidades de crescimento com a EFSaiba mais

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro