Quer que o seu filho viaje no verão? Saiba como planear

Dias de neve, chocolate quente, e bastantes razões para estar juntos – o inverno é lindo. E quando os presentes estiverem abertos, os doces comidos, e o ano novo efetivamente tiver passado, haverá menos distrações para prender a atenção da sua família. É a melhor altura para ter uma conversa com os seus filhos sobre os seus objetivos para o novo ano.

Vão querer viajar? Começar a aprender uma língua nova? Talvez estejam a pensar como se prepararem para a universidade – talvez até mesmo os três. Com o novo ano ainda fresquinho, é a altura perfeita para discutir o que virá a seguir e como fazer isso acontecer.

Aqui estão oito passos simples para ajudar os seus filhos a alcançar os seus objetivos para o verão.

1. Escolha um destino realista

Se ideia para esse verão envolve aulas de surf em Malta, não comece a sua pesquisa por um local mar. Por outro lado, se imagina uma época calma numa casa de campo em qualquer lugar, uma metrópole vibrante como Londres não vai ser o destino ideal.

2. Discuta o que eles querem fazer nessa viagem

Saber o objetivo determina o rumo de toda a experiência. É o sonho de tentar surfar pela primeira vez? Talvez seja algo mais concreto como melhorar as suas capacidades numa segunda língua ou começar a planear estudar numa universidade estrangeira. O que quer que seja, decida com antecedência suficiente para planear as coisas à volta desse objetivo. Eu acredito piamente que uma vez que saiba o objetivo da viagem, o resto é fácil.

3. Reserve com antecedência

Mas na realidade, essa viagem não se planeia sozinha. Não deixe todos aqueles pormenores cruciais para a última hora. Aja agora enquanto ainda está motivado. Ao reservar com antecedência, não vai apenas ter acesso a mais promoções e descontos, mas eles vão também ter tempo para pensar para onde realmente querem ir e o que querem fazer. Mais, vão ter algo super divertido por que esperar durante o inverno escuro e a primavera chuvosa.

4. Planeie o que levar na bagagem

Uma das piores ideias para uma viagem ao estrangeiro é levar coisas a mais e preparar para situações que provavelmente nunca irão acontecer. É fácil pensar em todos os hobbies que eles gostavam de experimentar durante a viagem, mas, no final, carregar todo aquele equipamento extra e roupas é um desperdício de espaço precioso e aborrecido de carregar.

5. Prepare os documentos deles

Por detrás de cada album de viagens glamorosas, há um pequeno monte de papelada chata que tem de ser preparada. Provavelmente sabe tudo sobre como fazer o passaporte, mas alguns outros documentos importantes a ter em ordem para os seus filhos são os vistos de viagem, bolhetim de vacinas e seguro de viagem. Nunca saberá o quão restrito vai ser o controlo nos aeroportos. Eles até podem querer ver o bilhete de regresso e a confirmação do alojamento.

6. Planeie o seu orçamento

Planeie um orçamento realista. Depois de calcular os custos do vôo e do alojamento, pesquise um pouco sobre aquilo que podem ser as despesas diárias deles. Muitos viajantes usam ferramentas divertidas como o índice Big Mac ou o índice Chai Latte antes de viajar para algum sítio pela primeira vez. Não é uma medida exata, mas vai dar-lhe uma boa ideia sobre o custo das coisas quando comparado com o seu país.

Também devem ter a moeda certa para o seu país de destino e saber qual é a taxa de conversão. Se quiser alguma ajuda extra, há imensas aplicações de orçamentos de viagens no mercado, sendo duas das minhas preferidas a Tripcoin e a Trabee Pocket.

7. Ponha de parte um valor para caso de emergência

Juntamente com um orçamento realista, deve também ter sempre um valor de parte para o caso de emergência. Não é que esteja à espera que haja problemas, mas desde taxas de bagagem a atrasos com transportes, nunca se sabe quando alguma coisa os pode apanhar de surpresa (e às suas carteira). Se acabarem por não usar esse dinheiro nessa viagem, é dinheiro que podem pôr de parte para organizar a próxima.

8. Prepare os seus filhos para novos ambientes

O destino está escolhido e os vôos reservados. Mas não vai querer esperar até ao último minuto para preparar os seus filhos para tudo aquilo que vão experienciar, especialmente se for a primeira vez deles no estrangeiro. Eles vão enfrentar uma variedade de novas aventuras e talvez até alguns desafios pelo caminho. Relembre-os de que é natural sentirem-se nervosos (não se perocupe, é natural como pai ou mãe também) e diga-lhes que podem contar sempre consigo para os apoiar.

Por agora, há muitas camadas de roupa e manhãs geladas para si e para os seus filhos. Mas, com umas entusiasmantes férias de verão todas planeadas, podem ambos ter algo por que esperar ansiosamente neste novo ano. Boas viagens!

Conheça possíveis destinosSaiba mais

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro