8 razões pelas quais não te vais arrepender de viajar

Por muito que desejem viajar e “ver o mundo”, as pessoas tendem a criar todo o tipos de desculpas para não viajar. Preocupações com dinheiro, solidão, competências linguísticas, ou até a decisão de onde ir, põe os planos em espera e torna potenciais viajantes em infelizes moradores.
A boa notícia é que, mesmo se a ideia de viajar para o estrangeiro te assusta, tomar a decisão de o fazer vai enriquecer a tua vida de mais formas do que podes imaginar. Por isso, para te ajudar a reservar aquele bilhete, aqui estão as nossas razões favoritas – das centenas que existem – pelas quais nunca te vais arrepender de viajar.

1. Vais expandir os teus horizontes cultural e emocionalmente

Uma das melhores coisas sobre viajar é fazeres parte de um mundo diferente do teu; cheio de novas comidas, uma língua diferente, outra abordagem no que toca a regras de etiqueta, mudança de ritmos, religiões e costumes. No início, estas diferenças podem parecer estranhas – mas deixa-te absorvê-las. Vais surpreender-te com o quão grande o teu mundo se torna depois de experienciares outro.

2. Vais aprender a verdade da frase: “Estamos todos juntos nisto”

Quando estamos em casa, os nossos problemas pessoais podem parecer extremamente desafiantes. Felizmente, viajar é ótimo para ganhar uma nova perspetiva da vida, ajuda-nos a perceber que pessoas por toda a Terra (exceto aqueles que lidam com situações extremas como violência civil) experienciam exatamente os mesmos desafios diários, tristezas e alegrias que nós. Ver isto é tudo menos aborrecido – em vez disso, é incrivelmente refrescante!

3. Vais ter excelentes adições para o teu CV

Se estás à procura de mais razões para viajar, pensa no teu CV. Usa a tua experiência no estrangeiro para acrescentar algo diferente a um CV que de outra forma seria “mais do mesmo”. A vida no estrangeiro – quer seja uma longa viagem ou a experiência de viver fora – vem com bónus extra para os emigrantes e viajantes trabalhadores: praticar uma língua estrangeira, fazer voluntariado para uma boa causa e trabalhar em part-time. Estas oportunidades não só enriquecem a tua experiência, mas também aumentam exponencialmente a tua empregabilidade no futuro.

4. Vais pôr em prática as tuas capacidades linguísticas

Ainda estás preso à noção de que sabes falar Francês depois das tuas aulas na escola? Ou tens um desejo secreto de aprender Japonês em Tokyo? Aprender uma língua nas tuas viagens é uma das maneiras mais eficientes de subires o teu jogo nesse domínio. Também é divertido porque dás uso às tuas capacidades todos os dias e com todo o tipo de pessoas. Falando disso…

5. Vais aprender a comunicar entre culturas

Quer seja a comprar produtos frescos no mercado, a negociar um percurso de táxi, ou simplesmente a ter uma conversa acompanhada de uma chávena de café com um novo amigo (local), a comunicação entre culturas pode ser complicada! Mas também é super recompensadora. Com a prática, vais aprender a comunicar ideias complexas de forma mais simples e vais saber como pegar nas diferenças da cultura da outra pessoa.

6. Vais sair da tua zona de conforto

Se há maneira de ficares exatamente como estás, é nunca te desafiares ou fazeres algo verdadeiramente novo. Que interesse é que isso tem? Claro, podes sentir-te confortável e seguro, mas brevemente esse conforto e segurança vão deixar-te louco. O segredo? Aceitar desafios e aprender a superá-los. Não há regras para um “bom desafio” – pode ser qualquer coisa desde falar com estranhos, viajar sozinho, ou escolher visitar ou até viver num país sobre o qual não sabes nada. Uma vez que o tenhas feito, o desafio seguinte vai parecer muito mais fácil!

7. Vais ver que até os “maus momentos” te vão ensinar alguma coisa

Aventurares-te fora da tua zona de conforto nem sempre é livre de problemas. Às vezes podes sentir-te sozinho e confuso, ou ter que lidar com um problema mais tangível como perder o passaporte ou ficar sem dinheiro. Claro, estas experiências não estão no teu Top 10, mas lembra-te: quando isso já estiver no passado, de certeza que aprendeste alguma coisa valiosa – como confiar no teu instinto; falar com outros viajantes no teu hostel, ou dizer sim a novas situações.

8. Vais criar memórias para a vida

Se há alguma coisa que tenha atraído viajantes ao longo dos anos, é criar memórias. As memórias são uma das melhores razões para viajar. As tuas memórias no estrangeiro vão ficar contigo até muito depois da tinta no teu passaporte ter secado. Quer estas sejam vistas espetaculares, novas comidas bizarras, experiências da natureza, ou o preciso momento em que novas amizades começaram.

Viaja com a EF e expande os teus horizontesSaiba mais