3 razões para planeares a tua próxima viagem linguística

Nos últimos meses a vida como a conhecemos mudou radicalmente. A maioria de nós está em casa a trabalhar, estudar, descansar, ou até a retomar hobbies que deixámos para trás devido à azáfama da rotina diária. Estes tempos incertos podem, no entanto, oferecer oportunidades para crescer, reinventar e avançar. Uma viagem linguística faz isso mesmo.

Por isso, investir na tua educação e aprender coisas novas é sempre uma aposta segura, em tempos de incerteza. Pouco a pouco vamos começar a voltar à normalidade e preparar-nos para enfrentar novos desafios que nos esperam na escola, universidade ou nas nossas carreiras. Sendo assim, aqui estão três razões para começares a planear a tua próxima viagem linguística.

1. Vais destacar-te da multidão

Neste mundo globalizado e mercado de emprego competitivo há algumas competências que são vitais se te quiseres destacar e assegurar empregos, particularmente a capacidade de falar Inglês e outras línguas fluentemente. Os empregadores estão à procura de pessoas que estudaram no estrangeiro, uma vez que demonstra o teu desejo de aprender, de ir mais longe e de alcançar os teus objetivos.

Pessoas que são fluentes pelo menos no Inglês (mas cada vez mais, nas línguas como o Mandarim, Alemão, Francês, ou Português) são atractivas no mercado de emprego, especialmente para cargos em empresas multinacionais ou empregos que envolvam viajar para o estrangeiro. Por isso, ser capaz de falar uma língua estrangeira pode até ajudar-te a conseguir uma promoção.

2. Podes definir as tuas competências e tornares-te independente

Estudar no estrangeiro abre-te portas para possibilidades infinitas. Abre-te os horizontes, permite-te aprender uma língua nova e conhecer uma nova cultura e, por sua vez, aprender sobre ti mesmo. Além disso, aumenta a tua independência e dá-te a oportunidade de estabeleceres conexões com pessoas de todo o mundo.

Estudar no estrangeiro pode não só dar-te uma mudança refrescante de perspetiva, mas também transformar o teu futuro académico e pôr-te a caminho de uma carreira internacional.

3. Vais ficar desejoso de ir

Arregaçares as mangas e planeares o teu futuro é essencial, especialmente quando o futuro é incerto. Planear com antecedência pode ser uma parte vital da tua felicidade, e todos nós precisamos de algo entusiasmante para aguardar.

Define que língua queres aprender e faz uma lista de países onde essa língua é falada. Que lugar te assenta melhor? Queres explorar uma cidade grande ou o campo? Pesquisa o custo de vida, a qualidade de vida e atividades, nos destinos que sonhas visitar. Além disso, encontra-os num mapa, procura imagens, vê vídeos e visualiza-te nesse lugar. E lembra-te – nunca é cedo demais para começar a poupar.

Agarra a oportunidade de investires em ti e nas tuas competências linguísticas. Começa a planear a tua viagem linguística no estrangeiro! Entretanto, existem várias maneiras de aprender Inglês, Alemão, Espanhol e Japonês, a partir de casa, para ficares entusiasmado com as tuas aventuras futuras.

Estuda no estrangeiro com a EFDescobre mais