Viajar de mochila às costas vs um curso de línguas no estrangeiro: qual o melhor gap year?

Viajar pode ser uma das melhores coisas que podes fazer na vida. Abre os teus olhos para novas culturas, expõe-te a novas cidades e paisagens fantásticas.  e apresenta-te a pessoas interessantes – além disso aprendes imenso sobre ti mesmo. Viajar de mochila às costas e estudar uma língua no estrangeiro, são ambas formas brilhantes de ver o mundo. Posto isto, como decides qual é o melhor para ti? Felizmente, compilámos uma série de razões para te ajudar  vamos ajudar-te. Considera isto a tua própria lista de prós e contras para te ajudar a decidir como passar o teu gap year antes, durante ou depois da universidade.

Descobrir novos lugares

Viajar de mochila às costas com tudo o que precisas para uma aventura significa que estás livre para vaguear sem limites. Quando é tão fácil fazer a mala e ir para qualquer lado, não há necessidade de ficar num lugar por mais tempo do que aquele que a tua atenção aguenta. Esta é a forma mais fácil de planear uma aventura: descobrindo novas cidades – e países – infinitamente e a teu belo prazer. Sem obrigações que te prendam a um lugar, o teu próximo destino é completamente escolhido por ti. Se estás interessado em fazer um visto em inúmeros items da tua bucket list, viajar de mochila às costas num gap year é uma maneira segura de o fazer.

Ao estudar uma língua no estrangeiro, com aulas para ir e uma família de acolhimento para onde voltar, estás oficialmente ligado a uma cidade. À medida que as tuas capacidades linguísticas e conhecimento sobre a cidade aumentam, vais começar a sentir-te como um local. Vais ter o teu café preferido, amigos com quem sair e um bom entendimento da cultura. A tua nova cidade e a tua família de acolhimento vão tornar-se na tua casa longe de casa, mas isso não significa que estejas preso lá. Com fins-de-semana e viagens de um dia, podes sair da cidade e ir para cidades nas proximidades e para o campo. Se estiveres a estudar na Europa, até mesmo outros países estão apenas à distância de algumas horas de comboio.

Conhecer novas pessoas

Os backpackers estão entre os grupos mais amigáveis e acolhedores, sempre prontos para partilhar histórias e dicas de viagens. Com toda a gente a viajar para diferentes direções, vais conhecer um número extraordinário de pessoas na tua viagem. Estas hipóteses vão aumentar especialmente se escolheres ficar em dormitórios partilhados ou hostels. Aí haverá sempre alguém interessado em ir jantar fora ou juntar-se a ti em algum trilho pedestre, ou viagem de surf que tenhas planeado.

No que toca a estudar no estrangeiro, os teus colegas de escola tornam-se numa segunda família. Nada cria uma ligação maior do que mudar-se para longe de casa, explorar uma nova cidade e aceitar o desafio de aprender uma língua nova juntos. Comparado com viajar de mochila às costas, os amigos que conheces enquanto estudas fora não são apenas teus amigos por uma noite, são teus amigos para a vida. Neste caso, estamos a falar apenas dos colegas de escola. Lembra-te de que, ao investir o teu tempo num local, vais conhecer locais que te vão mostrar todas as pérolas escondidas da cidade e ajudar-te a expandir a tua rede de contactos internacional. Regra geral, se estiveres interessado em criar uma ligação mais profunda com os teus colegas e com os locais, estudar fora deve ser a tua opção.

Gap Year = ganhar life skills

Seja viajando de mochila às costas ou a estudar fora, garantidamente irás voltar da tua temporada fora com um novo conjunto capacidades. No teu gap year, tu és responsável por ti mesmo e a tua independência dispara. Ao gerires o teu próprio tempo, transporte, estudos e vida social, vais voltar para casa a sentir-te mais confiante nas tuas capacidades. Os bónus extra de estudar no estrangeiro são que terás ganhado uma capacidade incrível de falar outra língua e conversar com uma nova comunidade inteira de pessoas na sua língua nativa – algo que impressiona seriamente futuros empregadores e gabinetes de admissão de universidades.

O mais importante sobre escolher como queres fazer o teu gap year é o resultado que queres obter disso. Queres terminar a tua bucket list, ver muitas cidades e conhecer muitas pessoas? Ou queres aprender uma nova língua, fazer amigos para a vida e viver numa cidade que realmente conheces? De qualquer das formas, vais viajar e essa é uma das melhores coisas que podes fazer nesta vida.

Queres fazer um gap year com a EF?Escolhe já o teu destino :)

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro