Porque escolher uma família de acolhimento quando estás a estudar no estrangeiro

Acabaste de voltar de um curso na Califórnia. O teu inglês é fantástico, estão todos com inveja do teu bronzeado e provavelmente ainda há alguma areia na tua mala de viagem. Em breve vais ultrapassar a diferença horária e as coisas vão voltar mais ou menos à normalidade. Mas como te podes certificar que as tuas capacidades linguísticas recém-adquiridas não desaparecem como o teu bronzeado californiano?

1. Lê. E depois lê mais um pouco.

Uma forma rápida e barata de praticar uma língua estrangeira depois de voltares a casa é ler. Graças à internet, temos todo o tipo de conteúdos multilinguísticos ao nosso alcance e podemos escolher entre uma infinidade de jornais, livros e revistas estrangeiras. Não te esqueças de subscrever blogues, seguir pessoas no Twitter ou falar com eles no WhatsApp ou Instagram.

2. Troca palavras com amigos

Aprender uma língua é mais divertido com amigos e por isso mantem as tuas competências. Escolhe um amigo e pratica com ele: pode ser através de email, conversas ou até mesmo do Skype. Também podes encontrar amigos de estudo offline na tua universidade local ou inscreveres-te num clube de línguas quando voltares para casa.

3. Canta uma música

Mesmo que as letras das músicas nem sempre façam sentido e a magia de uma música possa desaparecer quando perceberes um pouco da letra, ouvir música de uma forma ativa é uma boa forma de praticares as tuas competências linguísticas. Podes cantar ao mesmo tempo para praticar a tua pronúncia, aprender imensas palavras novas (que rimam!) e até talvez começar a tua própria carreira de compositor.

4. Todas as noites são noites de cinema

Uma das melhores formas de aprender e reter uma língua é ver filmes e programas em outras línguas no Netflix. Lá as pessoas costumam falar da maneira como falam na vida real, por isso podes praticar as tuas competências linguísticas enquanto manténs o ritmo e as piadas e expandes o teu vocabulário com gírias e expressões. Aderires ao Netflix é uma forma divertida e económica de acompanhares os teus programas americanos e ingleses preferidos, assim como conteúdos gratuitos no Youtube.

5. Rede de contactos

Algumas escolas de línguas oferecem plataformas com contactos de alunos e ferramentas online para que os estudantes possam continuar a praticar as suas competências linguísticas depois de voltarem para casa e manter o contacto com pessoas de todo o mundo. O Facebook, Twitter, Instagram ou WhatsApp também funcionam muito bem se os usares para falar ativamente com os teus colegas de viagem na língua que estiveste a aprender.

6. Faz uma (outra) viagem

Viajar não só é a forma mais fácil e barata de manter as tuas competências linguísticas, como é também, provavelmente, a mais excitante. Praticar as tuas competências e alargar os teus horizontes é o melhor, mas também pode ser o mais caro dos dois mundos. Desta forma, não só terás colegas de curso, como possivelmente também um sofá onde dormir da próxima vez que viajares.

Aprende uma língua no estrangeiro com a EF