GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 razões para fazer um Gap Year agora

10 razões para fazer um Gap Year agora

GAP YEAR (GÆP JɪR)
nome
1. Um fantástico método de ganhar na vida
2. Um período – antes, durante ou após a universidade – durante o qual uma pessoa tira tempo para viajar pelo mundo, aprender novas línguas, trabalhar, fazer voluntariado ou mesmo estagiar.

Um Gap Year é uma experiência enriquecedora que fará de ti uma pessoa mais completa. Aqui estão 10 razões pelas quais deves investir num Gap Year :

1. Melhorar o desempenho académico

As razões não estão por ordem, mas esta é facilmente uma favorita: tirar um Gap Year (ou ano sabático) é uma ótima forma de melhorar o teu desempenho académico. Podes pensar que viajar pelo mundo durante meses te vai atrasar nos estudos, mas não podias estar mais errado – estudantes que tiram um ano sabático geralmente melhoram as suas notas.

Fazer uma pausa, encontrar a tua vocação profissional e recomeçar as aulas refrescado, concentrado e cheio de motivação pode fazer maravilhas no teu desempenho.

2. Ficar fluente numa língua

Saber outra língua é uma das habilitações que te dará pontos no futuro: basicamente dar-te-á super-poderes aumentando a tua capacidade cerebral, tornando-te mais “empregável” e aumentando a tua confiança.

É claro que podias simplesmente aprender uma língua na escola – mas porque não realmente “viver a língua”? Inserido numa nova cultura, podes falar a língua a toda a hora enquanto socializas com os locais e viajas pelo mundo.

Esta é uma forma certeira de te tornares fluente e beneficiares de todas as vantagens que o bilinguismo e estudar no estrangeiro trazem.

3. Encontrar satisfação profissional

Estudantes que tiram um Gap Year declaram uma maior satisfação profissional.

Isto pode não ser uma prioridade quando se começa os estudos universitários, mas é bastante importante: quando te juntares ao mundo profissional, será aí onde irás passar a maior parte do teu tempo, logo ter uma carreira e uma profissão que te faz feliz – mesmo às segundas-feiras – tornará a tua vida muito mais equilibrada.

Tirar algum tempo pessoal para encontrares uma carreira que se encaixa com as tuas habilitações, paixões e talentos ao mesmo tempo que ganhas experiência, não só é importante como poderá fazer toda a diferença mais tarde na tua vida.

4. Ganhar cidadania global

Vivemos num mundo interligado e provavelmente terás de trabalhar com pessoas de outros países.

Estar consciente e aceitar que as coisas são feitas de uma maneira diferente noutras culturas, é importante e é também uma habilitação que se adquire melhor enquanto exploras culturas diferentes da tua.

Passar o teu ano sabático no estrangeiro irá ajudar-te a compreender como somos todos diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais, vai tornar-te mais consciente do teu lugar no mundo e dar-te-á uma nova perspetiva quanto a outras culturas, línguas e pessoas.

Estudantes que tiram um ano sabático sabem o que significa ser um cidadão global – e têm a experiência para o provar.

5. Adquirir consciência financeira

Aqui está um termo que impressiona família e empregadores: consciência financeira.

Adivinha o que podes ganhar com isso: um ano sabático (Gap Year). Quando tens de te organizar com um orçamento durante meio ano enquanto viajas pelo mundo, não terás escolha para além de te tornares um perito em manter o olho em custos, poupar no necessário e disponibilizar dinheiro para várias atividades.

Ser responsável com o dinheiro e orçamentos faz com que ser adulto seja bem mais fácil – e é uma habilitação crucial que será muito mais divertida de aperfeiçoar enquanto exploras o globo.

6. Desenvolver “soft skills

Comunicação intercultural, capacidade de resolução de problemas, adaptabilidade – se existe uma “soft skill” que soa chique, é provável que a desenvolvas durante o teu ano sabático.

Capacidade de interação social e inteligência emocional são importantes ferramentas que aumentam exponencialmente a tua empregabilidade: parecem fantásticas num currículo, logo quantas mais tiveres, mais te destacarás.

Tirar um ano sabático irá fornecer-te experiência de vida (internacional) que precisarás quando te candidatares para escolas ou para o teu 1º emprego.

7. Aumentar a empregabilidade

Algumas pessoas temem que um ano sabático no seu currículo irá diminuir a sua empregabilidade – peFlo contrário meus amigos.

Tudo depende de como apresentas esse ano: 12 meses e fizeste voluntariado nos EUA, um estágio em Barcelona, tornaste-te fluente em espanhol e inglês durante o percurso e desenvolveste várias competências sociais que irão dar destaque ao teu currículo, uma excelente maneira de quebrar o gelo durante todas as entrevistas de trabalho que obterás.

8. Evitar esgotamento académico

Dependendo da tua idade, tens ido à escola desde que te lembras.

Está na altura para uma pausa: esgotamento académico existe, quando estudantes estão sob imensa pressão para escolherem a sua carreira e terem bons resultados nas aulas e na vida.

Muitas universidades e institutos superiores estão conscientes do perigo de exaustão e incentivam alunos a tirar um tempo para descobrirem o que querem fazer, ganharem habilitações específicas que irão ajudar na escola e no trabalho e, finalmente, para passar um período de tempo em que notas e datas finais não existem.

Isso é apenas o começo das boas notícias: 90% dos estudantes que tiram um ano sabático regressam à escola e fazem-no com mais motivação e entusiasmo.

9. Explorar e descobrir o teu lugar

Pode ser difícil descobrir uma especialização, escolher uma carreira e tornares-te num adulto – os teus 20 anos (e admitamos, os teus 30) são uma altura em que tantas coisas na tua vida mudam enquanto vives num mundo que se transforma a uma velocidade incrível.

É uma altura em que precisas de fazer decisões que irão influenciar uma grande parte da tua vida: tirar tempo para descobrir o que te fará feliz nos próximos dez ou vinte anos pode fazer toda a diferença.

Um ano sabático pode ajudar-te a experimentar coisas diferentes e a aprender ou confirmar o que tu queres (ou não) fazer – desde que não estejas apenas a gastar tempo, mas certifica-te que sabes o que queres fazer durante este tempo livre.

10. Passar os melhores momentos da tua vida

Com sorte, irás viajar, explorar e viver aventuras durante o teu ano sabático.

É uma oportunidade fantástica para aprenderes mais sobre ti mesmo e sobre o mundo enquanto te tornas num super-herói fenomenal e confiante, que tem sucesso na vida.

É a altura em que são feitas memórias inesquecíveis e acontecem grandes histórias – repletas de novos amigos por todo o globo.

Certifica-te de que desfrutas todos os segundos e passas os melhores momentos da tua vida.

Começa a planear o teu Gap YearSabe mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a!
11 línguas e
52 destinos

Sabe mais