GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 filmes internacionais para aprender uma língua

10 filmes internacionais para aprender uma língua

A maioria das vezes ver filmes numa língua estrangeira requer um pouco mais de concentração do que o costume, particularmente se fores principiante nessa língua. No entanto vale a pena, visto que ver filmes de diferentes partes do mundo pode ser uma experiência enriquecedora. Ganhas uma nova perspetiva e abres uma janela para uma nova cultura, especialmente tendo em conta que os filmes internacionais tendem a ser mais criativos e a focar-se em questões mais complexas e acessíveis, comparado com os blockbusters de Hollywood.

Pode ser extremamente benéfico para a aprendizagem da língua – vais ouvir conversas ‘in situ’ (mais ou menos), ouvir pronúncias e aprender novo vocabulário, tudo enquanto relaxas em frente à televisão.

Alguns dos melhores filmes recentes são filmes de língua estrangeira (Parasita, estou a falar de ti), por isso aqui estão alguns que podes fazer stream hoje:

1. Warehoused (Almacenados) (2015) – Espanhol

Warehoused (Almacenados) é uma comédia emocionante e deliciosamente absurda sobre um funcionário prestes a se reformar e o jovem que o vai substituir, durante cinco dias que partilham no local de trabalho. A história é fácil de seguir, muito engraçada e a linguagem é simples. Quer sejas iniciante ou fluente no Espanhol, o filme é uma alegria total de ver e merece o seu lugar nesta lista de filmes internacionais.

2. Feliz como Lázaro (Happy as Lazzaro) (2018) – Italiano

Passado no interior de Itália nos anos 70, Feliz como Lázaro é um filme cheio de plot twists bizarros. Lázaro, um jovem camponês italiano, e a sua família, estão a ser explorados por uma marquesa. Lázaro torna-se amigo do filho da mesma e os dois rapidamente começam a arranjar sarilhos. É um belo retrato da vida no deslumbrante countryside italiano, apesar de ser também um pouco peculiar.

3. Jiro Dreams of Sushi (2011) – Japonês

Jiro Ono é um tesouro nacional no Japão, e por boa razão – é especialista em sushi e dono de um restaurante com três estrelas Michelin. Jiro é perfecionista, enquanto o filho mais velho, Yoshikazu, não consegue seguir as pegadas do pai. Vais aprender imenso sobre sushi neste documentário, enquanto também aprendes sobre a cultura e língua japonesa, claro.

4. Aquarius (2016) – Português

Se só vires um dos filmes internacionais desta lista, certifica-te que é o filme multi-premiado Aquarius. Clara, uma crítica de música reformada, quer viver no seu apartamento no Recife, Brasil, até morrer. As tensões aumentam quando uma empresa com planos de reordenamento urbano a pressiona a deixar o apartamento. Conduzida pela poderosa performance da estrela brasileira Sônia Braga, a história é fácil de seguir, a linguagem é relativamente simples de compreender e a atuação é excelente!

5. Em Chamas (Burning) (2018) – Coreano

Burning é um thriller coreano cativante sobre um triângulo amoroso perverso e o misterioso hobby secreto de um indivíduo. É baseado numa short story do célebre escritor japonês Haruki Murakami, e vai deixar-te a pensar já muito depois de ter terminado. O filme tem muito diálogo interessante entre as complicadas personagens – ideal para aperfeiçoares o teu vocabulário coreano.

6. Divines (2016) – Francês

Este filme é duro, vais ouvir muito calão e palavrões (que podes ou não achar útil). Divines é sobre uma adolescente que vive num bairro fora de Paris e que se torna amiga de um jovem dançarino que vira o seu mundo do avesso. O diálogo é rápido, mas ao menos vais poder aprender imenso calão em Francês!

7. As Vidas dos Outros (Das Leben der Anderen) (2006) – German

Possivelmente um dos melhores filmes internacionais de todos os tempos, As Vidas dos Outros passa-se em 1984 em Berlim Oriental e conta a história de um agente secreto da polícia que, ao conduzir uma operação de vigilância a um casal, se encontra cada vez mais absorvido nas suas vidas. É um filme intenso, mas vais aprender imenso sobre a vida em Berlim nos anos 80.

8. I Lost My Body (J’ai perdu mon corps) (2019) – Francês

Eu sei que é outro filme francês, mas não podia deixá-lo de fora. I Lost My Body é outra obra-prima multi-premiada que te vai cativar. É um impressionante filme animado francês sobre uma mão desencarnada e a sua viagem por Paris para voltar ao seu corpo. É um filme único, no mínimo.

9. O Meu Vizinho Totoro (My Neighbor Totoro) (1988) – Japonês

Esta lista não estaria completa sem O Meu Vizinho Totoro, um clássico que por acaso é o meu filme de língua estrangeira preferido. Já foi dobrado várias vezes, por isso tenta encontrar a versão original. É encantador, emocionante e um pouco louco – como qualquer outro filme Ghibli. As personagens principais são duas jovens raparigas, por isso a linguagem é simples e direta.

10. Roma (2018) – Espanhol

Por último, mas não menos importante. Passado na Cidade do México, no início dos anos 70, Roma é um filme profundamente comovedor sobre o passar de um ano para a família da empregada de uma família de classe média. O diretor de Roma também é responsável por Gravity e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, por isso acho que vais gostar!

Pede a nossa revista grátisDescobre mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Queres estudar uma língua no estrangeiro? Pede uma brochura gratuita aqui

Sabe mais