GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 Filmes Que Te Inspirarão A Explora O Mundo

10 Filmes Que Te Inspirarão A Explora O Mundo

Existem diferentes tipos de filmes de viagem – há os em que o protagonista viaja do local A ao local B e eventualmente aprende uma lição importante ao longo do percurso. Por outro lado, existem ainda as aventuras no grande ecrã onde o herói, ou heroína, apenas passam tempo num novo local exótico. Por agora, focar-nos-emos em filmes onde a viagem é o destinatário e olhamos para filmes de viagem que te inspiram a pegares nas malas e ir explorar o mundo.

1. LOST IN TRANSLATION – O AMOR É UM LUGAR ESTRANHO

Bill Murray, a fazer de uma estrela de cinema cansada, e Scarlett Johansson, a fazer de uma jovem que se sente um pouco sozinha, encontram-se em Tóquio. A agitação da mega-cidade recebe muita atenção nesta jóia de Sofia Coppola, e adivinhaste, todos estão um bocado perdidos na tradução – tanto literalmente como figurativamente. Tudo isto acompanhado duma soundtrack fantástica que vale a pena ouvir mesmo que nunca tenhas visto o filme. Ah, e não nos esqueçamos daquela icónica cena de despedidas.

2. BEFORE SUNRISE – ANTES DE AMANHECER

Isto é na realidade a primeira parte de uma trilogia, e definitivamente deves de ver Before Sunset e Before Midnight também. As personagens de Juliette Binoche e Ethan Hawke encontram-se num comboio, decidem sair em Viena juntos, e o resto é história. A trilogia ocorre durante um período de várias décadas e em diferentes países – o filme perfeito sobre as nossas viagens na vida, e a pergunta eterna quanto à existência de almas gémeas.

3. INTO THE WILD – O LADO SELVAGEM

Baseado numa história verídica e um excelente livro, Into the Wild demonstra o que pode acontecer quando o desejo de viajar assume controlo: este filme segue Chris McCandless que deixa tudo e todos para trás, apanhar boleia para o Alásca e viver numa zona selvagem. Não irei contar a história, mas McCandless é exactamente quão selvagem e louco como esperas – e embora a aventura não seja sempre quão romântica como soa, o protagonista consegue ensinar-nos uma coisa ou duas quanto a seguires os teus sonhos.

4. DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

Outro filme inspirado por eventos reais: Ernesto “Che” Guevara (sim, esse mesmo!) e o seu amigo Alberto Granado, viajam pela América do Sul numa motocicleta. O filme é uma obra-de-arte visual e cheia de beleza e de momentos dramáticos. A história verdadeiramente mudou a vida dos dois aventureiros, e é seguro dizer que esta viagem moldou a História do mundo duma maneira incomum.

5. THE WAY

A personagem de Martin Sheen, Tom, tenta ultrapassar a morte repentina do seu filho, partindo numa peregrinação no “El Camino de Santiago”: Ao princípio, Tom apenas viaja para Espanha para recolher os restos mortais do seu filho, mas então decide caminhar o percurso espiritual ele mesmo. The Way leva-nos numa viagem por belas terras enquanto enfrenta temas que todos conhecemos bem – de perdas trágicas a amizades inesperadas e a procura do que realmente importa na vida.

6. UP – ALTAS AVENTURAS

Um filme sobre um homem idoso, uma casa voadora, e um cão falante pode não parecer uma boa escolha quando falamos de filmes de viagens. Mesmo assim, este filme da Pixar mostra-nos de uma maneira charmosa que filmes sobre ter a coragem de realizar os teus sonhos de viajar podem ser animações. UP é um conto inspirador sobre exactamente isso – realizar sonhos de viagem, independente da tua idade.

7. WILD

Caminhar parece ser uma boa maneira de ultrapassar um evento trágico: desta vez, seguimos a personagem de Reese Witherspoon, Cheryl Strayed, ao longo de mais de 2000 milhas pela Costa do Oceano Pacífico. O filme é baseado num livro escrito por Strayed que mais ou menos decidiu espontaneamente ir na aventura duma vida. Seguimo-la por mais de 90 dias e 11000 milhas enquanto ela tenta vencer as probabilidades – sem qualquer experiência prévia em caminhada e mochila gigante incluída – e tentar voltar a ter a sua vida no percurso.

8. A MAP FOR SATURDAY

Aviso: Este filme pode levar-te a desistires de tudo o que estás a fazer e ires numa viagem à volta do mundo. Há gente que fala sempre que viajar, e, há aqueles que o fazem – e não apenas durante uma ou duas semanas, mas durante meses ou até anos. Este documentário demonstra viajantes de longo-termo e/ou de curto-prazo que têm tanto quanto as suas mochilas aguentam e são guiados pelo seu interminável desejo de viajar.

9. L’AUBERGE ESPAGNOLE (O ALBERGUE ESPANHOL)

Se pensas em estudar no estrangeiro – e podemos ajudar-te com isso – este filme é exactamente o que procuras. Xavier, um francês muda-se para Barcelona para aprender espanhol. Ele partilha um apartamento com seis pessoas de toda a europa e hilaridade internacional segue-se. L’auberge Espagnole mostra de uma maneira divertida como amizades podem ultrapassar barreiras linguísticas e como um an no estrangeiro pode mudar a tua vida inteira. (Amén a isso!)

10. THE DARJEELING LIMITED

Após a morte do seu pai, três irmãos viajam por Índia de comboio. Possuem muita bagagem literal e proverbial, por isso prepara-te para aprenderes umas lições de vida (e família). Enquanto disfrutas de belas paisagens. Como qualquer outro filme de Wes Anderson, The Dajeeling Limited está cheio de personagens únicas e peculiaridades charmosas.

EXPLORA O MUNDO COM A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me