As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
Menu

20 razões pelas quais a aprendizagem de línguas muda o mundo (e transforma a tua vida)

20

Já deves saber que aprender uma língua nova é bom para ti (sim, ser bilingue é mesmo ótimo), mas sabias que a aprendizagem de línguas também é muito boa para o resto do mundo? E que é bastante provável que mude a tua vida, especialmente se imergires naquela cultura?

Podes ver aqui 20 das formas mais interessantes através das quais a aprendizagem de línguas muda o mundo:

  1. Para simplificar, quanto mais línguas as pessoas quiserem aprender, mais facilmente o mundo se vai comunicar e relacionar. Não sabes bem por onde começar? Investe nas tuas competências em Inglês – é a língua franca do mundo.
  2. Uma melhor comunicação também significa menos espaço para mal-entendidos. As traduções mal feitas podem custar caro no mundo dos negócios. E podem ser a razão para estares na paragem de autocarro depois de teres pedido direções para o supermercado. Ninguém te vai conseguir recuperar esse tempo.
  3. Aprender línguas é muito bom para partilhar culturas, aumentar comunidades e compreender o que é importante e especial para as outras pessoas . Sem dúvida que compreender e cuidar abre o caminho para a paz.
  4. Abre as portas para muito mais oportunidades de todos os tipos de empresas. Pois vem permitir um acesso a clientes e bases de consumidores muito mais amplas, no mundo inteiro. Isto aplica-se a tudo desde as artes (filmes, música, etc.) até à engenharia…
  5. Se escolheres aprender uma língua no estrangeiro, o facto de viveres essa nova língua de forma imersiva. E por vezes desafiante, dia sim, dia sim, e juntamente com pessoas do mundo inteiro, vai ajudar-te a desenvolver soft skills. Exemplos disso são a comunicação e a resolução de conflitos de forma mais rápida e natural do que se estivesses no teu país.
  6. Há uma razão para o facto de falares uma segunda ou terceira língua parecer bem no teu CV. Os patrões adoram funcionários qualificados, que são ótimos comunicadores. Porque eles têm impacto nos resultados.
    No Reino Unido, onde a aprendizagem de línguas não é uma prioridade nas escolas. O défice de línguas custa ao país até 48 biliões de libras por ano em perdas de oportunidades de negócios internacionais.
  7. Aprender algo novo (incluindo línguas) tem sido comprovado ser bom para a tua saúde mental. Desafia-te a manter os neurónios a trabalhar. E além disso pode ser um grande impulsionador de confiança à medida que vês os teus resultados.
  8. É uma das melhores formas de fazer novos amigos pelo mundo…
  9. …e construir uma rede de contactos profissional e internacional que te pode ajudar a avançar na tua carreira.
  10. Também demonstra educação! Quando viajas, seres capaz de, pelo menos, dizer algumas frases na língua do país para onde vais, faz-te ganhar pontos e deixa toda a gente feliz. Quanto mais souberes falar, melhor vai ser a tua experiência com os habitantes locais. E certamente mais ligações vais criar.aprendizagem de línguas
  11. Além disso, torna mais fácil para os investigadores e inventores partilhar os seus desenvolvimentos com o mundo e com outros investigadores. De forma a que todos possam beneficiar dos últimos avanços da ciência, saúde e tecnologia.
    Isto é particularmente verdade no que toca a teses académicas escritas em Inglês – são referidas muito mais vezes. E como tal, têm um impacto maior.
  12. As pessoas que falam várias línguas, normalmente, têm mais criatividade na resolução de problemas. Isto porque aprender uma língua ensina-nos a olhar para o mundo (e para os problemas!) de uma perspetiva diferente.
  13. O trabalho de equipa torna os sonhos realidade. E o que é que fazem as equipas internacionais? Têm uma comunicação forte, assente em ótimas competências linguísticas.
  14. A aprendizagem de línguas também é muito boa para melhorar a memória e crê-se que atrasa os efeitos de doenças como o alzheimer e a demência. Estas doenças têm impacto nos nossos sistemas de saúde e economias no mundo inteiro, por isso, encorajar a aprendizagem de línguas pode ajudar os nossos sistemas de saúde a ajudar estes doentes.
  15. Viajar torna-se muito mais fácil se conseguires ler as placas locais e pedir ajuda às pessoas. O que é ótimo, porque viajar é sem dúvida a melhor educação e torna-te numa pessoa melhor também.
  16. A aprendizagem de línguas ajuda a desbloquear o acesso a muitas das incríveis e diversas culturas e histórias que compõem o mundo. Além disso, olhar para além do teu próprio país, pode ser uma enorme fonte de inspiração.
  17. À medida que as diferentes culturas se conhecem e trabalham juntas, obtemos mais diversidade nas escolas e nos locais de trabalho, e isso aumenta a produtividade e criatividade, especialmente nas empresas.
  18. Aprender línguas e envolver-se com outras culturas ajuda o mundo a torna-se mais tolerante e a ter a mente mais aberta. Isto é particularmente importante para os mais jovens que podem perceber que a sua “tribo” pode estar entre jovens que estão num canto distante do mundo. E isto pode contribuir para um mundo mais pacífico e conectado, quebrando barreiras de comunicação e conectando-nos com os outros.
  19. Quando estamos a aprender mais do que uma língua, o nosso cérebro gere melhor conflitos internos e a tomada de decisões. Particularmente se começares a aprender desde novo. Alguns estudos mostram até que as pessoas bilingues são melhores a fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo!
  20. Os empregados que falam duas ou mais línguas normalmente ganham mais. Nos E.U.A. há um estudo que estima que podes ganhar cerca de mais 2% por ano se falares uma segunda língua. Mas este valor aumenta consoante a procura que houver pela segunda língua que tu falas. Falar Alemão, por exemplo, é muito útil na indústria e em negócios internacionais nos E.U.A..Por isso, quem fala Alemão consegue ganhar mais 3.8 em média.aprendizagem de línguas
Vêm aprender uma língua com a EF!Descobre as línguas possíveis.

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais