GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

7 curiosidades sobre línguas que te vão impressionar

7 curiosidades sobre línguas que te vão impressionar

Há muitas curiosidades sobre línguas que ainda não são muito conhecidas. Tentamos olhar para o passado e tentar imaginar o futuro. Como vamos comunicar no futuro é alvo de acesos debates – aqui está a nossa opinião caso tenhas curiosidade. Seja lá como for, vamos parar um momento para apreciar a diversidade única e impressionante das quase 7000 línguas faladas pelo ser humano.

Tens aqui 7 curiosidades sobre línguas que te vão impressionar:

1. O Basco é uma língua misteriosa

A língua falada por cerca de 700.000 pessoas no País Basco, um pequeno território no sul de França que pertence (controversamente) a Espanha, é tão única e diferente das outras que os especialistas nem têm a certeza da sua origem. De qualquer forma, pensa-se que é tão antiga que antecede todas as outras línguas europeias.

2. Há uma língua com apenas 12 letras

As pessoas na ilha de Bougainville, perto da Papua Nova Guiné, falam uma língua que só tem 12 letras, por isso imagino que não seja muito divertido para eles jogar às palavras cruzadas (ou talvez seja demasiado fácil).

Seguramente, uma das línguas mais divertidas de aprender.

3. A distribuição das letras nas palavras cruzadas é totalmente diferente nas várias línguas

Por falar em palavras cruzadas, a distribuição das letras nas versões internacionais do jogo diz-nos muita coisa sobre essas línguas: por exemplo, na Polónia, a quinta letra mais comum é o Z, ao passo que na Finlândia, as terceiras letras mais usadas são o T e o N. Entretanto, em Esloveno e Catalão, o E é a letra que mais aparece – tal como na versão original Inglesa.

4. Mais línguas vs. mais palavras

A Papua Nova Guiné é o país com mais línguas, 840. Enquanto isso, o Inglês tem cerca de 750 000 palavras (com novas adições todas as semanas).

5. Os E.U.A. não têm língua oficial

Apesar de o Inglês ser a primeira língua de muitos americanos – já para nem falar de ser a língua dos negócios, média e política – na realidade não é a língua oficial dos E.U.A.. Porquê? Porque não há nenhuma. Apesar de ser a língua dominante desde que o continente foi colonizado em 1600, nunca foi declarada legalmente como a língua oficial.

6. O Inglês e o Francês estão por todo o lado

O Inglês é ensinado em todos os países do mundo – mas sabias que o Francês também é? Apesar disso, o Chinês Mandarim é a língua mais falada no mundo. Tomem lá, Francês e Inglês!

Aqui poderás ver as línguas mais bonitas do Mundo!

7. Há uma palavra para a “língua dos gémeos”

Às vezes os gémeos falam a sua própria língua, especialmente quando são jovens, e, na realidade, há uma palavra para isso – é chamada de criptofasia, o que mais parece uma diversão de um parque de Halloween.

Estuda uma língua connosco!Descobre aqui qual!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me