Falar mais do que uma língua: Uma skill chave para atingires o teu potencial máximo

Tirar tempo para investir em ti é uma das melhores coisas que podes fazer na vida. Para te manteres em boa forma e saudável, apostas na tua forma física e fazes exercício regularmente. Para se adiantarem em termos de negócios, a maioria dos profissionais seniores investem em treinar os seus profissionais e em conferências. Mas há outra forma de desenvolver aquela skill essencial para progredires para o próximo nível – falar mais do que uma língua

Está provado que, falar mais do que uma língua aumenta os teus rendimentos, as tuas oportunidades de emprego e as tuas capacidades de liderança. Como profissional, investir nas tuas skills linguísticas pode fazer muito mais do que isso – aumentar a tua confiança.

Descobre aqui como desenvolver essa skill tão importante – falar mais do que uma língua!

Aumenta a tua confiança

Num ambiente profissional, é fundamental ter conhecimento e entendimento detalhado do teu setor. Apesar de tudo, isto só consegue levar-te até certo ponto, se não tiveres confiança em ti. Ser capaz de comunicar com confiança com os teus colegas, chefes e investidores é essencial se quiseres impressionar e progredir.

Aprender uma língua muito falada, como o Inglês, como segunda língua significa que vais conseguir comunicar melhor com os teus clientes e parceiros internacionais. Com o Inglês na tua lista de skills, as barreiras impostas à tua carreira e às tuas conversas deixam de existir. O Índice de Proficiência de Inglês da EF mostrou que promoções são mais vezes dadas a trabalhadores que falam Inglês.

Cada interação bem sucedida vai continuar a aumentar a tua auto confiança e as tuas aptidões profissionais. Assim será mais fácil sobressaíres quando participas em conferências, fazes apresentações e lideras negociações com clientes ou parceiros internacionais.

Proficiência linguística é particularmente vantajosa em situações de negociação: falar na língua nativa do cliente ajuda a quebrar o gelo. É considerado educado e respeitoso e vai ajudar-te a perceber se foste mal entendido ou se algo se perdeu na tradução, prevenindo erros que poderiam ter elevados custos no futuro.

Melhora a forma como pensas e comunicas

Quando és adulto e aprendes uma língua, aprendes também a ver a comunicação de forma diferente. Desenvolves métodos novos e alternativos de resolução de problemas que te ajudam no trabalho. Estas qualidades são procuradas pelos empregadores quando procuram alguém para as posições seniores. Investigadores acreditam até que saber duas línguas pode melhorar as tuas capacidades cognitivas e fazer-te mais inteligente. Curiosidade: Falar mais do que uma língua ajuda que com a idade as capacidades cognitivas se reduzam mais devagar. Posto assim, o investimento compensa de diversas formas.

Quando estás no estrangeiro ou a lidar com parceiros internacionais, um bom entendimento da língua em que estão a comunicar prepara-te para qualquer questão que possa surgir e permite que participes de forma ativa nas maiores reuniões. Vais estar preparado para responder rápido e de forma inteligente sem longas pausas ou hesitações, criando a impressão de que és conhecedor, profissional e uma mais valia em qualquer equipa.

Cria oportunidades de carreira

Uma das principais razões pelas quais muitos profissionais procuram melhorar as suas capacidades linguísticas é para conseguirem alcançar a sua ambição de se mudarem e trabalharem no estrangeiro. Se estás com os olhos postos numa promoção em Nova Iorque, então certificares-te de que o teu Inglês está perfeito vai ajudar-te a chegar lá e não é segredo para ninguém que ter várias línguas no CV te torna mais procurado pelos empregadores.

Mas aprender uma língua não é só sobre ambicionar ir trabalhar para fora – pode beneficiar-te muito no momento atual da tua carreira. Chegar à mesa com fluência em múltiplas línguas pode ajudar-te a dar o salto de júnior ou mid-level management para uma posição de sénior.

Países como a Inglaterra e os Estados Unidos, que colocam menos ênfase na aprendizagem de línguas estrangeiras na educação formal estão agora a chegar a um momento que sentem essa falta. Muitas empresas pelo mundo fora estão mais bem posicionadas e preparadas para fazer negócio e competir com empregados que saibam apenas uma língua para cargos de topo. Muitos estão a começar a investir em força na educação de línguas ao nível das escolas, mas profissionais já no mercado de trabalho também beneficiariam do investimento nas suas capacidades linguísticas – e aprender uma língua numa fase mais avançada da vida não tem que ser difícil.

Enquanto adulto, uma das formas mais fáceis de aprender uma língua de cuidadosamente e até um alto nível de competência é ir para um programa de aprendizagem linguística feito à medida. Com ensino personalizado e professores experientes, terás todas as ferramentas para aprenderes bem uma língua e para que a longo prazo te continue a impulsionar a carreira.

Faz um curso personalizado com a EF!Descobre aqui qual!

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.