GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Razões para adorares Barcelona

Razões para adorares Barcelona

Quem tem o coração a bater por Barcelona (ou vai ficar com ele a bater quando chegar lá) que levante o braço. Neste planeta mágico em que vivemos há cidades que têm “aquela coisinha” e Barcelona pertence certamente a este grupo. Nunca nos fartamos desta cidade catalã. Podes ver aqui 10 razões por que vais adorar Barcelona tanto quanto eu.

1. Montanhas e mar

Rodeada pelo Mediterrâneo com montanhas a uma curta distância de carro, o tempo passado em Barcelona é pontuado por viagens tanto à praia como às encostas. Experimenta os picos de Monserrat na cordilheira Pré-Costeira Catalã ou as margens de Cadaqués para um dia de Instagram memorável.

2. A zona Gótica

Nunca ninguém disse: “Estou tão farto de explorar a zona Gótica”. Consola os teus olhos com um passeio pelo Barri Gòtic, seguindo o teu instinto pelas ruas entrelaçadas que vão dar inesperadamente a praças ou a autênticas jóias pouco conhecidas. É aqui que também fica a impressionante Catedral de Barcelona, cuja construção começou em 1298.

3. A arte de rua

O histórico e o moderno andam de mãos dadas em Barcelona, mas nada expressa isso tão bem como a arte de rua. Pelas portas, paredes e recantos secretos, a arte de rua da cidade é uma explosão de cor, de histórias emotivas que não estavas à espera. Descobre o teu local preferido nos bairros Gothic, Poblenou ou El Raval.

4. Os bairros

Por falar em bairros, cada um dos bairros de Barcelona merece um aplauso de pé. São encantadores, coloridos, diferentes, barulhentos, deliciosos, elegantes e muito mais. Há coragem e personalidade no El Raval, há grandes avenidas e uma arquitectura linda em Eixample. Há uma vibração boho em Gràcia e uma transformação impressionante do Poblenou industrial numa super-potência sem carros para empresas de design e tecnologia. E isto falando apenas em 4 dos mais de 70 bairros da cidade.

5. Não há touradas

A Plaza de Toros Monumental, a última da Catalunha a funcionar, foi fechada em 2014 e, hoje-em-dia, é um museu sobre touradas. No entanto, essa não é a sua única função. O anel Art Nouveau é usado como uma paragem no circuito de entretenimento casual nocturno, recebendo comida de rua e concertos. Só para saberes, durante décadas, esta praça recebeu os Beatles, os Dire Straits, a Tina Turner, o Bob Marley e os Rolling Stones. São precisas mais razões para adorar Barcelona?

6. Gaudí

O visionário do século XIX Antoni Gaudí está muito vivo em Barcelona ainda hoje, com um legado que permanece ainda mais fascinante devido à sua morte prematura, há quase 100 anos. A sua obra-prima, a Sagrada Família, ainda está em construção e prevê-se que esteja concluída em 2026! Podes continuar a tua visita de Gaudí conhecendo a Casa Battló, a Casa Milá, a Casa Vicens, o Parc Güel e os bancos de mosaico estilo “trencadís” da avenida Passeig Gracia.

7. Barça

É impossível não gostares da equipa de futebol de Barcelona, uma das melhores do mundo. A cultura do futebol faz mesmo parte da vida desta cidade, especialmente quando há algum jogo importante contra Madrid. Visita o Camp Nou para veres o Barça a jogar com outros grandes na Liga Europa. Sabes de que lado estás, não sabes?

8. A comida

Esquece a sangria e as tapas. Claro que há imensas em Barcelona, mas há tantos outros pratos catalães para experimentar. Prova calçots (cebolinho grelhado e mergulado num molho especial), escudella (um guisado de carne e vegetais) e botifarra amb mongetes (salsicha de porto servida com feijão branco). Além disso, tens ainda esqueixada (salada de bacalhau salgado) e a simplicidade perfeita de pa amb tomàquet (pão esfregado com tomate fresco e alho e temperado com azeite e sal).

9. As tradições locais

As tradições catalãs são únicas! Pensa nos castellers que são, literalmente, torres humanas, formadas por grupos de pessoas que se vão escalando umas às outras. Combina isso com as corridas de fogo correfocs, em que as pessoas se vestem de demónios e correm pelas ruas principais, ao som de tambores e com fogo de artifício, e tens aqui a receita para festivais inesquecíveis.

10. Sant Jordi

23 de Abril é um dia memorável na Catalunha. No dia de Sant Jordi, o santo padroeiro da cidade, os casais oferecem livros e rosas uns aos outros. Esta celebração tem origem em várias festas diferentes. Como o resultado é receber livros, estamos muito gratos por esta comemoração existir. Não dá para não adorar Barcelona!

Estudar em Barcelona?¡Sí, quiero!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me