O teu sonho é Vancouver ou a IIha de Vancouver?

Quando pensas na British Columbia, tudo são paisagens lindas, pessoas afáveis e uma história vibrante. Pessoas de todo o mundo consideram a província canadiana o seu destino de sonho e não é difícil perceber porquê. Tens Vancouver ou a IIha de Vancouver…mas….qual escolher?

Na British Columbia, as duas cidades mais populares são Vancouver e Victoria, na Ilha de Vancouver. Vancouver é a metrópole movimentada da região, casa da inovação tecnológica, desenvolvimento de videojogos e produção de filmes. Victoria, por outro lado, é uma pitoresca cidade universitária, sede do edifício da capital de província e cheia de aventura ao ar livre.

Escolher uma destas cidades de sonho é difícil e por isso fiz este rápido artigo para te ajudar a perceber aquela que melhor combina contigo.

Queres estudar no Canadá mas ainda não sabes qual a melhor cidade?

Vancouver ou a IIha de Vancouver?

Gostas de desportos aquáticos?

Claro: Bem-vindo a Victoria. Victoria é a cidade mais a sul da Ilha de Vancouver e apesar de esta ser uma das 50 maiores ilhas do mundo (e casa de cerca de 750.000 pessoas), é muito rodeada por água. O que quer dizer que onde quer que vás, estarás a menos de uma hora de fazer vela, caiaque ou relaxar na praia. Podes até ir ver baleias.

Nem por isso: Vancouver é a tua cidade. A grande vantagem de Vancouver é que está mesmo à beira-mar, o que torna fácil aproveitar a vida de praia, desportos aquáticos e andar de barco se quiseres. No entanto, também tens a hipótese de viver uma boa vida de cidade, por isso se os desportos aquáticos não são a tua onda, podes apenas desfrutar do belo cenário da costa do Pacífico.

Como se sentes em relação a andar de bicicleta?

Adoro: Victoria é o teu lugar. A capital da British Columbia tem mais ciclovias que qualquer outra cidade canadiana. Por isso, se gostavas de conhecer a cidade de bicicleta e aproveitar os benefícios de uma viagem com ar puro, Victoria pode ser a tua casa longe de casa.

Tudo bem: Vancouver é muito afável com os ciclistas mas também oferece várias opções de transporte e aeroportos de te levam diretamente a destinos icónicos da América do Norte como Las Vegas, Los Angeles ou Nova Iorque.

E marisco?

Nunca me canso disso: A região é especialmente conhecida pelo seu salmão que é exportado para todo o mundo, mas, quer enchas a tua boca com sushi em Victoria ou jantes um bom marisco num dos restaurantes mais modernos do centro de Vancouver, as duas cidades são oficialmente um paraíso de marisco.

Nah, eu passo: Em ambas as cidades, consegues facilmente manter as tuas preferências alimentares. Desde opções de brunch até restaurantes vegetarianos alternativos, a British Columbia têm uma oferta gastronómica diversa.

Gostas de estar ao ar livre?

Sempre: Se gostas de espaços ao ar livre, estás no sítio certo independentemente da cidade que escolheres. Desde caminhadas a bicicletas, podes fazer tudo ao ar livre. Ao contrário de algumas das partes mais a Norte do Canadá, tanto em Vancouver como em Victoria, as temperaturas são altas o suficiente para te aventurares durante todo o ano.

Nada: Bem, isso pode mudar se te mudares para qualquer uma dessas cidades. Os habitantes da British Columbia são amantes de sair de casa. Como eles dizem no Canadá, faça chuva ou faça sol “não há mau tempo, apenas roupas más”. Não tens o equipamento? Não há problema, passa na loja preferida de atividades ao ar livre do Canadá, a MEC, e os simpáticos funcionários vão-te deixar completamente preparado.

És fã de história?

Claro: Como uma das cidades mais antigas do Pacífico Noroeste da América do Norte, Victoria é a casa de inúmeros museus incríveis e experiências culturais que contam a história dos nativos americanos, dos primeiros povoadores e do crescimento do comércio na região.

Não muito: Tudo bem, Vancouver tem sido carinhosamente apelidada de “Hollywood do Norte”. É um dos locais mais comuns para a produção de filmes na América do Norte e alguns dos projetos mais famosos filmados lá são: “Juno”, “Era uma Vez”, “Ficheiros Secretos” e “Twilight – Amanhecer – Parte 2”. Apesar disso, podes ver o que está a ser filmado em Vancouver em qualquer altura.

Queres ter mais experiências culturais?

É por isso que eu estou aqui: Eu sabia que gostava de ti! E estás definitivamente a olhar para a parte certa do mundo. Embora, tanto Vancouver como Victoria tenham uma boa pontuação pelo seu estilo de vida descontraído, ambas também possuem imensa cultura.

Victoria é a capital da Bristish Columbia e casa de um grande número de diversas comunidades, incluindo a segunda Chinatown mais antiga da América do Norte (depois de São Francisco). A cidade tem um grande número de festivais culturais e eventos, durante todo o ano, e é a casa temporária de estudantes internacionais que vêm de todo o lado para estudar em sítios como a Escola de Artes Performativas do Canadá e a Universidade de Victoria.

Vancouver, por outro lado, é uma das cidades com maior diversidade linguística e étnica do Canadá. Lá, tens a oportunidade de experienciar uma cidade verdadeiramente global. Aqui, mais de 50% da população fala outra língua, que não o inglês, como língua nativa.

Então, para recapitular, tanto Vancouver como a Ilha de Vancouver são cidades lindas do Oeste da British Columbia. Ambas oferecem um estilo de vida ao ar livre e um lugar na fila da frente na natureza. Ambas oferecem cultura, história e muito mais. Mas qual é a melhor para ti? Bem… espero que o meu artigo te ajude a decidir.

Queres saber mais sobre estas cidades?Descobre tudo aqui!