GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Viajar Sozinho: Tudo o que precisas: Destinos & Dicas

Viajar Sozinho: Tudo o que precisas: Destinos & Dicas

Viajar sozinho é uma aventura a ter uma vez na vida. Pelo menos. Por isso criámos o Guia Para Viajar Sozinho!

Por cada pessoa que adora viajar sozinhas, existem 20 outras que prefeririam andar descalços sobre brasas a arder.

Para essas pessoas, a ideia de viajar sozinhos está repleta de incerteza. No entanto, se tens interesse em partir sem mais ninguém, não te esqueças do seguinte:

viajar sozinho não é nem tão assustador, difícil ou impossível quanto possas pensar.

De facto, há muitas formas de diversão quando viajas sozinho.

Na verdade, com um pouco de planeamento, pode rapidamente tornar-se na melhor coisa que alguma vez fizeste. Viajar pela primeira vez para o estrangeiro pode ser assustador, mas nós asseguramos que não te vais arrepender de viajar.

Confere o guia certo para viajar sozinho:

Onde e Quando

Faz um plano

Antes de te apressares e comprares o primeiro bilhete de avião que encontrares, senta-te. Com calma, pensa sobre o tipo de viagem que gostavas de fazer.

Imagina-te a meio da tua viagem ideal.

Onde é que estás?

Se calhar, estás numa cidade costeira ou uma cidade cosmopolita como Londres ou Sidney. A fazer caminhada no Canadá ou a almoçar comida típica japonesa no Japão (estranho não é?).

Outra ideia seria escreveres todos os países que queres visitar na tua vida. Depois sublinha os que te põem o coração aos saltos e que parecem uma boa ideia para uma viagem sem mais ninguém.

Decide quando

Depois, considera as várias estações do ano ou altura do ano em que queres viajar.

Se existirem limitações sobre quando podes ir (talvez por causa dos teus estudos ou trabalho), torna-as numa coisa positiva. E se só conseguires viajar no Inverno, qual é o problema? Aproveita a off-season e viaja mais barato!

Conhecer outras pessoas

Viaja socialmente

Para a maior parte dos aspirantes a viajantes-solo, o maior medo é estar sozinho no seu caminho.

Claro que algumas partes da tua viagem vão ser passadas sem ninguém conhecido à tua volta. No entanto, a verdade é que muito poucos viajantes se encontram sozinhos 100% do tempo; e aqueles que ficam sozinhos, procuram muitas vezes essa solidão.

Se, por outro lado, gostavas de conhecer pessoas na estrada, não te preocupes – existem várias maneiras de o fazer.

Começa por considerar opções de alojamento mais propícias a convívio como Couchsurfing (onde pessoas locais te alugam quartos na sua cidade) ou alugar um quarto com um Airbnb host.

Estuda no Estrangeiro

Se conhecer pessoas está na tua lista de To-Do, uma outra ideia é estudar ou fazer um curso curto no estrangeiro. Secalhar gostavas de estudar uma língua estrangeira, mergulho, culinária, dança ou fotografia?

A língua inglesa é ensinada em todo o mundo (imagina-te a confraternizar com os teus novos colegas na Austrália, Reino-Unido, Irlanda, EUA, Nova Zelândia, Malta ou África do Sul!) e juntares-te a um curso é uma maneira garantida de fazeres novos amigos de todo o mundo – com uma idade e interesses parecidos com os teus.

Outras atividades – como dançar salsa na Colômbia, aulas de culinária na Tailândia, surfar na Austrália ou taekwondo na Coreia do Sul – são capazes de fazer mais sentido para ti.

Para além dos benefícios de conheceres novas pessoas que pensam da mesma forma que tu, tens a oportunidade de ficar mais tempo num determinado destino e conhecê-lo melhor.

Fazer as malas

O princípio mais importante quando vais viajar durante muito tempo é de… não levar muita coisa!

Quando estiveres fora durante um ou mais meses, isto pode parecer uma tarefa herculeana – mais com algumas mudanças é, certamente, possível.

Sê selectivo

Desde artigos de casa-de-banho a roupas e material electrónico, escolhe de forma selectiva. Não leves mais do que uma semana de roupa e garante apenas que tens uma boa seleção de roupa que podes ir trocando para várias ocasiões.

Para a casa-de-banho, leva versões mini apenas – vais precisar de comprar coisas no destino de qualquer das formas, especialmente se vais ficar durante mais tempo (o mesmo se aplica para roupa). Finalmente, não enchas a tua mochila com equipamento electrónico desnecessário.

O mundo está cada vez mais ultra-conectado e com internet-cafes e hostéis com WiFi e cafés locais, certamente não precisas de levar todos os teus gadgets.

Se planeias estudar no estrangeiro, leva o teu portátil; no entanto, viajantes-solo que estão constantemente a saltar de um sítio para outro conseguem sobreviver com apenas um smart phone ou um pequeno tablet.

Acima de tudo lembra-te, não vais para Marte!

Qualquer coisa que te tenhas esquecido – desde carregadores, artigos de casa-de-banho, medicamentos sem receita médica ou roupa – podes comprar no teu destino.

Transporte

Um dos benefícios de viajar sozinho(a) é ser capaz de mudar de destino em qualquer altura, sem consultar um grupo ou companheiro de viagem.

Mas como é que hás-de te deslocar no destino? Autocarros, comboios e aviões vão ser os teus primeiros recursos. Para escolheres entre eles, pensa em quão flexível precisas que sejam ou quão confortáveis.

Apanha um comboio

Comboios – especialmente na Europa – oferecem opções de curto a longo curso para fora e dentro de países da zona Euro.

No entanto, uma vez que viagens únicas se podem tornar caras rapidamente, é mais compensador comprar o bilhete para o país durante um período de tempo específico ou um bilhete para Eurail ou Interrail (não-europeus viajam com Eurail).

Os comboios também funcionam bastante bem na Ásia, Austrália e outros países: para informação sobre comboios de todo o mundo dirige-te ao Seat 61, onde tens toda a informação principal consolidada.

Apanha um autocarro

Outra excelente opção para viajantes na Europa, Nova Zelândia ou Austrália, é saltar de autocarro em autocarro.

A vantagem de utilizares estes serviços é teres facilidade em decidir quanto tempo passas em cada destino.

A desvantagem é que o itinerário pode não passar por todos os destinos que tinhas planeado visitar. O que significa que perdes alguma flexibilidade (muitas empresas oferecem estes serviços, por isso o Google vai ser o teu melhor amigo! Procura “hop on off bus + país em questão” para comparares.)

Vai de avião

Outra opção que tens é voar. Na Europa, voos baratos são fáceis de encontrar através de agências Low Cost como a EasyJet, Ryanair e a Vueling. E comparando voos online (experimenta o Scyscanner, Momondo e Kayak).

Voar é, sem dúvida, a forma mais rápida de viajares. Se bem que depois de todos os procedimentos pré-viagem (ir para o aeroporto, fazer o check-in e passar pela alfândega) é capaz de demorar tanto quanto o comboio.

Uma grande desvantagem de voar – especialmente numa agência Low Cost – é que as viagens muitas vezes não são reembolsáveis. Outras vezes não permitem alterações nas datas. Por isso garante que tens a certeza das datas e do destino para onde vais antes de reservares.

Para além disso, ao invés do autocarro e do comboio, viajar de avião faz com que tenhas que cumprir certas limitações. Seja de peso ou tamanho de mala. Essas limitações são impostos pela agência através da qual vais viajar.

Segurança

Apesar da segurança dever estar no teu top 1 de preocupações quando viajas sozinho, a verdade é que a maior parte dos países são tão seguros quanto o teu país-mãe. A grande maioria das pessoas que vais conhecer vão ser espetaculares!

No entanto, para acalmares os teus nervos (e os dos teus pais também), lembra-te que garantir a tua segurança enquanto estás com a mala às costas. Não é assim tão difícil. Simplesmente segue os seguintes passos e estás safo:

Partilha a tua localização com outras pessoas

Se vais estudar ou viver no estrangeiro, manda a tua morada para a tua família. E tem-na à mão, para o caso de ser necessária.

Nunca te esqueças de informar os teus amigos mais próximos e familiares do caminho que estás a pensar fazer. Bem como partilhar as mudanças de planos que vais, eventualmente, fazer.

Não deixes os teus valores à vista

Não andes a exibir jóias, relógios, câmaras e equipamento electrónico caro. Melhor ainda, não leves nada disso.

Enquanto estiveres fora do país mantém algum dinheiro e outros itens de valor contigo (nunca num bolso). Nunca deixes as tuas coisas abandonadas, mesmo que seja só por 1 minuto. Basicamente, não há nenhuma necessidade de chamares atenção (indesejada) para ti próprio!

Divide o teu dinheiro

Nunca andes com todo o teu dinheiro ou cartões do banco juntos.

Em vez disso, deixa pelo menos um no teu quarto. Leva apenas o dinheiro que vais precisar para esse dia.

Na mesma linha de pensamento, faz um scan ao teu passaporte, cartões de crédito/débito e outros documentos de identificação. Depois manda-os para ti próprio e um familiar, para o caso de algo correr mal.

Cumpre estas dicas e poupas tempo e alguma da tua sanidade, caso surja algum imprevisto.

Não arrisques desnecessariamente

Se estivesses no teu país ias optar por andar num bairro sem qualquer iluminação? À noite e sozinho?

Esperemos que não!

Muito do que é considerado “perigoso” pode ser evitado se não agires sem pensar e se confiares no teu instinto.

Elimina os riscos desnecessários da tua dieta.

Começa por não deixar bebidas perdidas, andar sozinho à noite, ou aceitar viagens estranhas com estrangeiros estranhos.

VIAJA COM A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me