Viajar Sozinho: 5 dicas para te divertires!

Se estás solteiro(a) provavelmente já encontraste este problema: as férias estão a aproximar-se e queres passá-las a viajar como todas as outras pessoas, mas não há candidatos óbvios para se juntarem a ti, deixando te sem opções a não ser viajar sozinho. Podes perguntar a um amigo ou amiga, mas isso pode rapidamente tornar-se complicado – eles podem ter ideias completamente diferentes sobre o que são umas “férias perfeitas” ou simplesmente já têm outros planos.
Mas na verdade não existe nenhuma razão para que viajar sozinho(a) seja pior ou menos divertido do que viajar com alguém – antes pelo contrário, pode até fazer com que consigas relaxar mais (no final de contas, não terás que te preocupar com os desejos ou planos de mais ninguém) e fazer mais amizades. Usa estas dicas como um template para planeares a tua próxima viagem sozinho(a).

1. Viaja na época baixa

Apesar de ser possível encontrar bons negócios para viagens durante o ano inteiro, para viagens mais longas escolher a época baixa é uma excelente ideia. Para além de poupares dinheiro, a época baixa tem uma série de outras vantagens: vais conseguir arranjar mesa naquele restaurante cobiçado de que os teus amigos não conseguem parar de falar (sem teres de reservar com várias semanas de antecedência!), vais poder estar à vontade no pequeno almoço e aproveitar o buffet em paz e vai ser fácil reservares uma espreguiçadeira junto à piscina ou à praia. Para além de tudo isto, é provável que o teu hotel esteja mais sossegado nesta altura, o que torna mais fácil encontrar pessoas e fazer amigos que estão a passar pelas mesmas experiências.

2. Reserva um hotel pequeno

É difícil conheceres pessoas num hotel ou cadeia de hotéis gigantesco, por isso, quando estiveres a planear a tua próxima viagem sozinho(a), procura hotéis mais pequenos; será muito mais fácil veres caras familiares (e amigáveis!) no pequeno-almoço e junto da piscina. Isto torna tudo mais fácil, desde começar uma conversa como receber dicas sobre os melhores sítios para visitar e os restaurantes mais na moda.

3. Aprende algo novo

Antes de viajares sozinho(a) vais, provavelmente, preocupar-te com ficares aborrecido enquanto viajas. Podes evitar isto se te ocupares e misturares todo o tempo que tens planeado para explorar a cidade ou para estar a relaxar junto da piscina com aprender algo novo. Inscreve-te em aulas de dança, aprende a fazer mergulho ou participa num curso de línguas para aprenderes a língua local. Ires a aulas regularmente, independentemente do que forem, é uma maneira garantida de conheceres novas pessoas e até encontrares novos amigos.

4. Participa numa excursão

Partires numa aventura com os teus (novos) amigos torna muito mais fácil estabelecer ligações com as pessoas que acabaste de conhecer, particularmente em grupos pequenos. Podes reservar excursões locais em praticamente todos os sítios do mundo – desde tours de jipe nas Ilhas Canárias, a andar de elefante na Tailândia, a viagens pela selva na floresta tropical da América do Sul. Como irás passar um ou dois dias inteiros com o mesmo grupo, facilmente vais ficar a conhecer essas pessoas, ter conversas interessantes e esquecer-te por completo que estás a viajar sozinho(a).

5. Viaja num grupo

Por último, se viajar sozinho(a) é mesmo uma ideia que te faz querer fugir a 7 pés, então considera viajar em grupo. Há inúmeras tours em grupo que podes escolher e podes combinar a tua viagem com os teus hobbies ou outros interesses. Podes escolher desde tours desportivas, focadas em golfe, vela ou yoga, por exemplo, a tours mais focadas em caminhadas e “trekking” na Ásia ou América Latina, ou até viagens culturais pela Europa. Viajar em grupo é um pouco mais limitativo porque não vais ter liberdade para fazeres exatamente o que queres, mas também faz com que poupes energia uma vez que tudo, desde transporte a alojamento vão ser tratados por alguém que não tu, ou seja, tens mais tempo e energia para aproveitares tudo e, sim, fazeres novos amigos(as)!

ESTUDA UMA LÍNGUA NO ESTRANGEIRO COM A EFSaiba mais