GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Q&A: Viajar Pela 1ª Vez Para O Estrangeiro

Q&A: Viajar Pela 1ª Vez Para O Estrangeiro

Preparar-se para estudar no estrangeiro pela primeira vez pode ser excitante. Mas talvez tenhas uma ou duas perguntas: O que é que eu devo levar e que quantidades? Vou precisar de um cartão de crédito? E porque razão é que os meus voos têm diferentes durações? Para termos a certeza que te consegues focar em todas as partes divertidas dos preparativos – como as celebrações e a parte de contares a toda a gente que vais viajar – reunimos algumas questões que sabemos que muitos estudantes têm, antes de começarem a sua aventura. Depois, pedimos aos nossos experts em viagens ao estrangeiro todas as respostas, e juntámo-las neste jeitoso kit de perguntas e respostas sobre estudar no estrangeiro. Desfruta da parte 1 e aprende tudo em como preparar a tua grande viagem.

1. EU NUNCA VIAJEI SOZINHO – TENS ALGUMAS DICAS?

Viajar sozinho pela primeira vez pode ser um bocadinho intimidante, mas aqui estão alguns truques: Chega ao aeroporto cedo, para que tenhas tempo de passar pela segurança e pela porta de embarque sem pressas. Achamos que ajuda sempre tratar dos transfers do aeroporto previamente – assim não terás que te preocupar em como chegar à tua família de acolhimento ou residência depois de um (longo) voo. Se marcares um serviço de transfer, alguém estará no aeroporto à tua espera, logo assim que saíres da zona de imigrantes e pegares na tua mala. Eles terão uma placa com o teu nome,por isso deve ser bastante fácil para ti encontrá-los – e podes crer que eles não se vão embora sem ti. (Caso não os encontres logo, podes ver nos teus documentos de viagem o número de telefone deles.)

2. DEVIA CONTACTAR COM A MINHA FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO ANTES DE VIAJAR?

Sim! Afinal de contas, farás temporariamente parte da família, por isso eles devem estar tão curiosos em conhecer-te, como tu estás em conhece-los a eles. Podes enviar-lhes um e-mail, a apresentares-te, perguntar-lhes duas ou três coisas e dizer-lhes o quanto estás feliz por ires estudar para o estrangeiro. Não os bombardeies com e-mails ou chamadas, mas dizer olá é sempre uma boa ideia.

3. O QUE É QUE TENHO QUE LEVAR?

Isto depende para onde fores ou por quanto tempo – certifica-te que vês as temperaturas médias durante a tua estadia. Vais poder lavar a roupa quando chegares, por isso não leves roupa demais. Para mais, poderás sempre fazer umas compras, por isso não te esqueças de deixar espaço na mala. Quando souberes o estado do tempo, arruma na mala as roupas que podem ser vestidas por camadas. Certifica-te também que levas um par de ténis, porque com certeza haverão atividades e excursões que serão mais confortáveis num calçado que te permita andar à vontade. Não te esqueças de levar carregadores e adaptadores! Caso te esqueças de alguma coisa: a não ser que seja a tua sweatshirt favorita, não te preocupes, porque podes comprar quase tudo no destino ( até mesmo novas sweatshirts preferidas.) Os artigos de higiene pessoal podem também ser comprados quando chegares, por isso é recomendável que leves shampoo e sabão de viagem, para os primeiros dias. E sim, é perfeitamente aceitável levar qualquer coisa que te lembre de casa, mesmo que seja um boneco de peluche.

4. QUE TIPO DE MALA É QUE EU DEVO LEVAR?

Malas com rodinhas são mais fáceis de transportar. Se sabes que vais viajar muito dentro do teu destino, uma mochila é capaz de ser boa ideia. Não te esqueças de ver as medidas e o peso permitido das bagagens, para ambas a bagagem despachada e a de mão. Recomendamos que ponhas tudo aquilo que não consegues viver sem, coisas valiosas (portátil, câmara, carregador), e uma muda de roupas (no caso de a bagagem de porão não chegar ao mesmo tempo que tu) na tua bagagem de mão. Se estás a planear fazer escapadelas de fim de semana (e nós esperamos que estejas), certifica-te que tens uma mala mais pequena que possas usar.

5. QUAIS É QUE SÃO OS DESTINOS MAIS “GAY FRIENDLY”?

Os destinos mais “gay-friendly” para estudar são: São Francisco, Barcelona, Malta, Londres, Paris e Brighton.

6. DEVO LEVAR UM PRESENTE PARA O MEU ANFITRIÃO OU PARA OS COLEGAS DE QUARTO?

Toda a gente adora presentes e as famílias de acolhimento e colegas de quarto não são exceção. Uma pequena lembrança da tua terra natal é um excelente quebra-gelo e demonstra que és uma pessoa fantástica.

7. COMO É QUE ME DEVO PREPARAR PARA A MINHA VIAGEM?

Para além de arrumar as malas, comprar um presente para a tua família de acolhimento/colegas de quarto e chegar a horas ao aeroporto, deves tentar conhecer a tua escola e começares a falar com futuros colegas. Deves também fazer o teste online para determinar o teu nível de língua. Não queremos puxar a brasa à nossa própria sardinha, mas o nosso blogue tem alguns artigos muito bons sobre todos os nossos destinos, e essa pode ser uma maneira interessante de te preparares. Se quiseres ir mais longe, pesquisa na internet informações sobre o destino e começa logo a entusiasmar-te com todas as coisas que poderás fazer lá

8. PORQUE É QUE OS HORÁRIOS DO MEU VOO DIFEREM?

Não queremos entrar em muitos detalhes, mas tem que ver com a terra ser uma esfera, aerodinâmicas, meridianos (que se transformam em Jet lag e Jet stream). Por exemplo, se viajares de Viena para Londres, uma das viagens será mais curta que a outra, porque uma tem os ventos a favor e outra tem os ventos contra. Depois há os meridianos: se saíres de Viena às 13h00 e o teu voo para Londres tiver 02h00, não vais chegar às 15h00, mas sim às 14h00 – visto que Londres está num meridiano diferente (uma hora atrasado em relação a Viena), e tecnicamente partiste ao meio dia (hora londrina) e chegas duas horas mais tarde. Quando partires as 13h00 no teu voo de volta, o teu voo de duas horas para Viena chegará as 16h00 (hora de Viena) porque tens que acrescentar a diferença horária do meridiano. Resumindo: é perfeitamente normal que os voos tenham diferentes durações.

9. VOU PRECISAR DE UM CARTÃO DE CRÉDITO?

Sim, recomendamos que arranjes um cartão de crédito, especialmente se fores para os Estados Unidos. Se os teus pais estão preocupados com gastares muito dinheiro, fala com o teu banco para definirem um limite de gasto. Outra maneira de ter a certeza que não gastas muito dinheiro, é arranjar um cartão pré-pago: tu ou os teus pais podem carregar o cartão com o dinheiro que quiserem, e só consegues gastar isso (até o cartão ser recarregado). O melhor mesmo é falares com o teu banco, e aconselhares-te em como gerir as despesas no estrangeiro.

10. QUANDO É QUE EU TENHO QUE CHEGAR AO AEROPORTO?

Os voos não são como os comboios, onde te basta aparecer cinco minutos antes. A hora a que chegas depende do sítio para onde vais voar, e o melhor é informares-te junto da companhia aérea. Regra geral: para voos intercontinentais, deves estar sempre lá duas horas antes do teu voo partir; se vais voar por cima de um oceano ou para outro continente, duas a três horas antes é o mais recomendado. É melhor chegar lá cedo e despachares a bagagem toda, passar pela segurança e chegar à porta de embarque com um sorriso (em não todo suado e sem fôlego).

11. QUANTO DINHEIRO É QUE EU TENHO QUE LEVAR

Isto depende de para onde fores, quanto tempo vais ficar e quão fã de compras és. Recomendamos que leves dinheiro suficiente apenas para a primeira semana, e que depois uses um cartão de crédito. Às vezes também é possível comprares vouchers para atividades e eventos antes de partires – desse modo, estarás pronto para a diversão com os teus colegas sem te preocupares demais com o dinheiro.

12. VOU PRECISAR DE UM SEGURO ESPECIAL PARA A MINHA VIAGEM AO ESTRANGEIRO

Recomendamos que arranjes um seguro de viagem que inclua liability and legal. Podes optar por arranjar um seguro por ti próprio ou verificar com o teu conselheiro de viagens ao estrangeiro se eles podem proporcionar-te um seguro para a tua viagem.

13. O QUE É QUE EU DEVO FAZER QUANDO ME APERCEBER QUE O MEU CARTÃO DE CIDADÃO EXPIROU?

Se o teu cartão de cidadão ou passaporte expirou,precisas de arranjar um, o mais rápido possível. Se tens que te candidatar a um visto, certifica-te que verificas a data em que o teu passaporte expira, porque isto vai influenciar a maneira como o teu visto é emitido. (Para além disso, o teu visto estará ligado ao teu passaporte, por isso se fizeres um novo, o teu visto deixará de ser válido.) Lembra-te que alguns países requerem que o teu passaporte seja válido por alguns meses depois do teu voo de regresso.

14. POSSO LEVAR O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMIGO?

A não ser que seja um animal de serviço, não vais poder levar o teu animal de estimação. Nós adoraríamos ensinar uma língua nova ao teu animal de estimação também – e OH MEU DEUS! imagina todos os fantásticos #EFMoments! – mas seria muita confusão com os alojamentos e as regras alfandegárias.
Uma grande salva de palmas aos nossos experts por me ajudarem a por este artigo do blog : Romina, Florent, Jennifer, Vanja, Florence and Simon – vocês são os Maiores

IRIAS NOUTRAS FÉRIAS EDUCATIVAS SE TIVESSES OPORTUNIDADE? E SE FOSSES, FARIAS ALGUMA COISA DIFERENTE?

Sim, de certeza!! Na verdade, eu já estava a pensar em ir para Roma para aprender Italiano – até andei à procura de hotéis. A única coisa que eu faria de diferente, seria ficar num hotel ou num apartamento, em vez de numa família de acolhimento. Depois de viver durante muitos anos sozinha, estou habituada a um certo grau de independência e liberdade, e gostaria mais de ficar alojada num hotel central do que numa família. Para mais, gostaria de poder aproveitar os fantásticos mercados e lojas de produtos locais e cozinhar eu própria.

Aventura-te No Estrangeiro Com A Ajuda Da EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me