10 filmes e séries para veres enquanto esperas pela próxima viagem

Vais viajar? Boa escolha! Já compraste o bilhete de avião, já fizeste pesquisa sobre o teu destino e o teu itinerário está definido. Agora vem então a pior parte: esperar. Conta os dias até à tua próxima viagem com estes 10 filmes e séries que te vão levar a viajar pelo mundo. Mesmo que não estejas a planear uma viagem para já, esta lista vai fazer o teu desejo de viajar saltar do conforto do sofá. Agora os próximos passos são contigo.

1. Pela estrada fora

Quer já tenhas lido o clássico de Jack Kerouac de 1957 ou não, este filme vai sem dúvida incendiar o teu espírito aventureiro. É inspirado nas viagens de Kerouac pelos Estados Unidos, no final da década de 40, e em como se tornou numa figura proeminente da Geração Beat. Os chamados “beatniks” rejeitaram a história convencional da época e defenderam um estilo de vida boémio. Se gostas de contracultura, este filme é ideal para ti e tens que o ver antes da tua próxima viagem.

2. O fabuloso destino de Amélie

Transporta-te até ao mundo fantasioso de uma adorável mulher parisiense. Vê Paris através dos olhos de Amélie, desde Montmartre até à Rue Lepic, à medida que ela tenta conhecer um rapaz que lhe chama a atenção. As suas tentativas para meter conversa com ele vão muito além daquilo que a maioria de nós faz por amor (acima de tudo isto é um filme), mas ainda assim é apaixonante de se ver. A personalidade peculiar de Amélie e a sua natureza tímida brilham no diálogo interior que tem com o espetador. Pode ser muito meloso para algumas pessoas, mas ainda assim vais gostar deste fantástico filme estilo conto-de-fadas e da trama paralela cómica do gnomo itinerante do jardim ( sem dúvida, a minha parte preferida).

3. Antes de amanhecer

Amor à primeira-vista. Será que isso existe? Quem sabe. Mas quem nunca sonhou em viajar e apaixonar-se por uma noite? Neste clássico filme com Ethan Hawke e Julie Delpy, dois jovens fazem exatamente isso. Eles conhecem-se durante uma viagem e decidem passar o dia (e a noite) juntos antes de se separarem. É romântico, espirituoso e vais conhecer o maravilhoso cenário de Viena.

4. Diários de Che Guevara

Um resumo íntimo da vida de Che Guevara, este filme repleto de ação é também uma história de crescimento que se passa nos anos 50 na América do Sul. Baseado no diário de viagem real de Che Guevara, conseguimos ver de que forma as injustiças que ele presenciou na viagem o tornaram no líder revolucionário que foi. Especialmente aquelas que empobreciam as classes sociais. Escrito e filmado de forma irrepreensível, este é um filme que certamente não podes perder antes de ires na tua próxima viagem.

5. O lado selvagem

Baseado na história verídica de Christopher McCandless, este filme pode deixar-te de coração partido. Em 1922, o jovem McCandless de 24 anos instalou-se no Alasca selvagem para escapar à sociedade moderna, levando consigo pouco mais do que 4,5kg de arroz, uma espingarda e alguns livros. Todos nós ambicionamos liberdade de alguma forma, mas este filme lança a questão: a que preço? Levou-me a pensar que às vezes tudo aquilo que ambicionamos já vive dentro de nós. A liberdade é essencial, mas é a ligação com quem nos rodeia que torna a vida especial.

6. BBC Planeta Terra

Este documentário impressionante vai certamente transportar-te pelo mundo, desde os oceanos até às selvas, passando por tudo o que há entre eles. Cada episódio tem 45 minutos e vai fazer-te querer estar lá e explorar o mundo. Se puderes, vê os episódios em HD para não perderes as cores saturadas e os detalhes maravilhosos (as gotas de água nas folhas nunca foram tão bonitas).

7. E a tua mãe também

As viagens de carro podem ser uma confusão. Dois adolescentes e uma mulher embarcam numa viagem de carro pela estrada para descobrir uma praia escondida. Este filme sensual de crescimento leva-nos com eles nesta viagem louca por Oaxaca, no México. O drama acontece pelo caminho quando eles aceitam os seus sentimentos por ela e as consequências de ações passadas. Às vezes parece um programa da tarde, sem ofensa. No entanto, também podemos vislumbrar esta bonita mas difícil região do México, onde mais de 76% da população vive em pobreza extrema.

8. Expedição da felicidade

Menos é mais. Este é o lema que um casal jovem Alemão adota quando renova um autocarro escolar Americano e faz uma viagem nele desde o Alasca até ao México. Observa-os a redefinir o significado de casa à medida que vês o documentário, mostrando a natureza selvagem da América do Norte pelo caminho. O casal já não está junto, mas isso não estraga a magia que o documentário transmite.

9. Anthony Bourdain: Parts Unknown

Uma verdadeira jóia, esta série premiada é algo que não podes perder depois da morte de Anthony Bourdain. O sarcasmo brilhante de Bourdain junta-se ao seu entusiasmo sincero á medida que ele viaja pelo mundo, descobrindo uma mistura de cultura e culinária. Esta série tem 11 temporadas, mais do que suficiente para te inspirar para a tua próxima viagem. Descansa em paz, Tony.

10. A vida secreta de Walter Mitty

Se escolheres só um desta lista, escolhe este. Eu não tinha expetativas nenhumas para este filme e sem dúvida que me surpreendeu bastante. A personagem do Ben Stiller é o clássico azarado simpático com quem vais simpatizar logo. Sendo introvertida, eu revejo-me nele a tentar expressar os seus sentimentos e a refugiar-se no seu mundo. Este filme mistura de forma magistral a realidade e a fantasia, explorando os pensamentos “e se…” que muitos de nós temos. Celebra a coragem e o tomar as rédeas da nossa vida ao tornarmos os sonhos realidade. Há uma cena épica com um skate na Islândia que vai deixar o teu coração a bater e te vai pôr a correr para a loja de skates mais próxima.

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro