GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Do colazione ao dolce: como comer como os italianos

Do colazione ao dolce: como comer como os italianos

Os italianos levam a comida muito a sério – e é assim que deve ser, uma vez que praticamente a inventaram. (Okay, não toda a comida, mas inventaram a pizza, que foi uma das melhores invenções de sempre, certo?) Para garantires que aproveitas ao máximo a tua aventura culinária italiana vamos dar-te todas as deliciosas informações e segredos. Assim, as tuas papilas gustativas podem viver la dolce vita, mesmo que não possas viajar para Itália neste momento. Vê aqui comer como os italianos:

Pequeno-almoço (Colazione)

Os italianos gostam de ter um pequeno-almoço leve, rápido, e doce. Por isso, certifica-te que experimentas um cornetto, um bolo de pequeno-almoço delicioso que parece um croissant, mas não é. É muito mais doce, um pouco como brioche, e a maior parte das vezes vem recheado de creme, compota, ou nutella. Opções mais saudáveis incluem cereais, iogurte, ou torrada com um tipo de pasta à escolha (ou seja, nutella). Um expresso ou cappuccino é a maneira perfeita de começar o dia, o que convenientemente nos leva ao próximo tópico.

Café (Caffè)

As duas regras mais importantes no que toca ao café na Itália são que tu vais meeeesmo parecer um turista se beberes um cappuccino depois das 10 da manhã. O cappuccino é estritamente uma bebida de pequeno-almoço. Depois do meio da manhã, podes beber qualquer outro tipo de café, mas tem atenção ao leite. Depois, não peças o café para levar, é praticamente um pecado. Os italianos celebram a sua cultura de café e fazem disso um evento social que é para saborear – quer seja com amigos ou apenas com algo para ler na mão.

Além disso, se pedires um café, vais receber um expresso – dois goles de café. Se o teu objetivo é comer como os italianos, tens de beber um expresso. É um shot de energia rápido e forte, perfeito para beber no bar. Em certos sítios, se te sentares para beberes o teu café, há uma taxa de serviço (uma vez que alguém te vai servir), por isso tem cuidado.

Almoço (Pranzo)

Os italianos tendem a ter uma dieta bastante saudável, por isso vegetais e carne são ambos básicos da culinária local. A maior parte dos italianos almoçam por volta das 13 ou 14 horas, dependendo de onde vivem e da sua situação de emprego, e é normalmente a refeição principal do dia. Se o teu horário ocupado o permitir, o almoço pode ser de dois pratos – massa como primeiro prato e carne ou peixe como o segundo.

Se só queres ter um almoço rápido, uma salada ou uma sandes será suficiente. Apesar de os italianos gostarem de saborear as suas refeições, há uma opção de takeout chamada pizza al taglio, que é uma fatia de pizza feita num forno elétrico. (Parecidas com as pizzas feitas nos fornos de tijolo, mas já vamos falar sobre isso.) Sim, isto pode soar pretensioso, mas a escolha de forno dá mesmo um sabor diferente à pizza. #themoreyouknow

Lanche (Merenda) e Happy Hour (Aperitivo)

Uma vez que os italianos têm seis horas entre o almoço e o jantar, eles normalmente comem algo entre essas duas refeições. Estes lanches são chamados merenda e são basicamente petiscos matinais ou à tarde. Podem ser doces (como fruta ou biscotti, uma bolacha rija) ou salgados (como bolachas de água e sal ou uma fatia de pizza al taglio). Se tiveres fome entre as 17 e as 20, opta por um aperitivo, que é basicamente uma happy hour! O aperitivo é parecido com as tapas espanholas – vais a um pequeno bar ou restaurante, pagas pelas tuas bebidas e comes pequenos petiscos de graça, no buffet do bar. Quando vou a um aperitivo com amigos, normalmente faço disso o meu jantar, uma vez que já enche por si só.

Jantar (Cena)

Um jantar típico numa casa italiana é normalmente massa, carne e vegetais e ocorre por volta das 20 horas. Ir jantar fora é uma coisa muito importante de se fazer e a refeição é enorme: vários pratos, vinho, e muita conversa prolongada fazem parte do evento. Se queres comer como os italianos, prepara-te para ficares muito tempo à mesa. A maior parte dos menus oferece quatro pratos e normalmente são assim:

Antipasto

Isto quer literalmente dizer antes (anti) da refeição (pasto). É normalmente uma tábua de queijos, enchidos e azeitonas. Recomendo vivamente a bruschetta, que se pronuncia brusketta, um pedaço de pão grelhado coberto de tomate e azeite, que resulta em papilas gustativas muito felizes.

Primo Piatto

Este é o primeiro (primo) prato (piatto) e é normalmente massa. Na verdade, esqueçam isso, é sempre massa. Massa deliciosa, servida em porções apropriadas para que haja espaço para mais no estomâgo. Regras crucias para comer massa: nunca cortes o teu esparguete com uma faca ou uses uma colher para o enrolares. Nunca. (Foste avisado)

Secondo Piatto:

O segundo (secondo) prato (piatto – olha para ti, a apanhares o jeito desta coisa toda italiana!) é o teu prato de proteína. É tipicamente um prato de carne ou paixe que vem acompanhado de vegetais. Em muitos menus italianos, podes encontrar uma secção chamada contorno, que é uma lista dos acompanhamentos do teu segundo prato.

Umas breves palavras sobre pizza: ao jantar é mesmo a única altura em que podes comer aquela pizza de forno a lenha que todos conhecemos e adoramos. Se o restaurante não for para turistas, podes saborear um bocadinho do paraíso entre as 19:30h e as 22h. Algo a considerar: não peças uma pizza e um acompanhamento de salada. Podes combinar a pizza com um antipasto ou com sobremesa, mas nunca com salada. (Come a salada ao almoço e aproveita a pizza, estás na Itália, afinal de contas). Já agora, é perfeitamente aceitável cortares a pizza em fatias e comeres com as mãos.

Sobremesa (Dolce)

Por fim, a sobremesa (dolce)! Uma vez que acabaste de comer três a quatro pratos de comida, as sobremesas italianas são normalmente leves: Sorbetto al limone (lemon sorbet) é um bom exemplo, mas o meu favorito é tiramisù. O tiramisù é feito através de camadas de um tipo de bolacha dura, mergulhadas em expresso, entre camadas cremosas de queijo mascarpone e coberto de cacau em pó, o que cria a mistura certa de doce e cremoso. Depois do jantar, as pessoas bebem normalmente um digestif, como limoncello (licor de limão), ou um expresso para ajudar a digerir a grande refeição que acabaram de consumir. Se queres comer como os italianos, escolhe um!

Aprende Italiano com a EFDescobre mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais