10 coisas a saber no primeiro dia de estudo no estrangeiro

Se está a ler isto enquanto se prepara para a sua próxima aventura no estrangeiro, ou se já está num canto longínquo do globo, tenha em mente: é totalmente normal sentir-se um pouco sobrecarregado. Todos nós já passámos por isso!

Participar num intercâmbio significa que está prestes a viver uma experiência que vai mudar a sua vida e instalar-se é potencialmente um dos maiores desafios que terá de enfrentar. Os primeiros dias de estudo no estrangeiro darão o mote para o início da tua experiência, por isso, aqui estão algumas dicas úteis para os teus primeiros dias na tua nova cidade. Aperta o cinto e continua a ler!

1. Dar uma espreitadela

Siga a EF nas redes sociais, especialmente no Instagram e no TikTok, onde as escolas e os alunos partilham coisas interessantes para ver e fazer, onde as escolas e os estudantes partilham coisas interessantes para ver e fazer, bem como para o inspirar durante a sua estadia no estrangeiro.

Dica adicional: Descarregue o Campus Connect a partir de qualquer loja de aplicações - é assim que verá o seu horário, receberá avisos importantes e participará em todas as actividades divertidas que a sua escola planeou para si.

2. Deixe o seu corpo adaptar-se

Se mudar de um fuso horário para outro, o seu corpo e a sua mente terão de se pôr em dia. Mas lembre-se: o jet lag será temporário, só precisa de algum tempo para ajustar o seu relógio interno. A primeira semana de aulas vai ser uma das mais agitadas, por isso, descansa!

Dica adicional: Certifica-te de que fazes o teste na aplicação Campus Connect antes de chegares. Não é aconselhável fazê-lo logo no primeiro dia de aulas, especialmente se tiveres jet lag!

3. Instalar-se

Faça com que o seu novo espaço de vida se sinta em casa. É incrível o que uma coisa tão simples como desempacotar e organizar os seus pertences pode fazer para mandar para longe as saudades de casa.

Dica extra: Escolha algumas coisas que lhe transmitam uma sensação de familiaridade e aconchego, mas certifique-se de que deixa também muito espaço para novas recordações. Está prestes a ter muitas!

4. Explorar, explorar, explorar

Mesmo que pareça um turista a andar de um lado para o outro com um mapa, não há melhor maneira de se familiarizar com a cidade e o campus que o acolhe do que explorá-los a pé. Procure os edifícios mais importantes, explore o seu novo bairro, vá a museus e parques nacionais.

Dica extra: Dominar os transportes públicos numa nova cidade no estrangeiro pode ser assustador. Felizmente, a maioria das grandes cidades tem mapas dos seus sistemas de transportes públicos que pode descarregar gratuitamente.

5. Não tenha receio de perguntar

Os teus primeiros dias na escola vão ser, sem dúvida, muito ocupados. Haverá também muita informação para absorver. Mas não se preocupe: a equipa EF está lá para ajudar, por isso, se precisar de alguma coisa ou não perceber, basta perguntar. E lembre-se: não existe uma pergunta estúpida.

Dica extra: Eis algumas coisas úteis para levar consigo quando for para a escola: um carregador portátil para o telemóvel, uma caneta, um caderno e uma garrafa de água recarregável.

6. Cometer erros

Dê o seu melhor para falar a língua que está aqui para aprender e não tenha medo de cometer alguns erros. Lembre-se: toda a gente está na mesma situação que você.

Dica extra: Para aprender novas palavras, coloque o seu telemóvel na língua local.

7. Dizer sim

É altura de deixares brilhar o teu extrovertido interior. Sê sociável, mistura-te com outros estudantes do teu programa ou alojamento, tenta falar com o máximo de pessoas novas que conseguires. Se alguém te convidar para tomar um café ou para te juntares a ele na praia, vai em frente! Aprender uma nova língua é o objetivo da sua estadia, mas são os novos amigos que a tornarão verdadeiramente especial.

Dica extra: Vai conhecer pessoas de muitas culturas diferentes e pode até conhecer pessoas de certos países pela primeira vez. Não te esqueças de ter sempre um espírito aberto e respeitador.

8. Manter-se em contacto

É muito importante estabelecer novos contactos, mas também é importante alimentar regularmente as suas relações no seu país. Partilhar as primeiras impressões da sua vida no estrangeiro com aqueles de quem gosta vai ajudá-lo a sentir menos saudades de casa.

Dica extra: Compre um cartão SIM local. Todas as escolas EF vendem-nos e terão as melhores ofertas para si.

9. Fazer como os romanos

Está a mergulhar numa cultura diferente, com a sua própria história, estilo de vida e etiqueta. Isto faz parte do prazer de estudar no estrangeiro! Interagir com mais e mais pessoas ajudá-lo-á a compreender a sua nova cultura local.

Dica extra: Abrace a história local e aprenda a apreciar as coisas que tem em comum com o seu país de acolhimento, mergulhando em romances e filmes locais.

10. É apenas o início

Leve o seu tempo para se habituar às diferenças. Não se sinta desencorajado se os seus primeiros dias na escola não correrem exatamente como esperado - na verdade, é provável que não corram. Lembre-se de que tem muito tempo para se sentir em casa no seu destino e fazer novos amigos para a vida. Podemos prometer-lhe isso!

Comece a sua aventura de estudo no estrangeiroExplorar o mundo

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.