COMO TE SENTIRES EM CASA NO ESTRANGEIRO: 10 DICAS

Para aproveitares ao máximo o teu estudo, estágio ou emprego e te sentires em casa no estrangeiro, tu tens não só que aprender a língua como também agir como os nativos agem – e queres com certeza também viver num sítio no qual te sintas em casa, longe do teu lar. É suposto que o teu quarto grite: ‘Olhem para mim! A pessoa que vive aqui está confortável, e está aqui o design de interiores que o prova.’ E não te preocupes, mesmo que não sejas muito do tipo de decorações, podes criar a mesma uma atmosfera caseira com alguns truques fáceis (e baratos). Aqui estão 10 dicas para te sentires em casa no estrangeiro.

1. ARRANJA ESPAÇO

Queres saber qual é a primeira regra para tornares a tua casa temporária numa casa definitiva? Fazer dela um espaço onde tu queiras realmente passar tempo – se sempre que quiseres estudar ou relaxar sentires que tens que sair de casa, o teu quarto ou apartamento nunca vai ser realmente a tua casa. Alguns estudantes talvez queiram mudar a mobília de sítio para arranjar uma área onde possam fazer os trabalhos de casa enquanto que alguns devoradores de livros queiram um sítio para colocar imensas almofadas para montar um recanto acolhedor para ler. Se gostas de fazer Yoga ou flexões – percebes a ideia.

2. DECORA

Uma casa não é considerada um lar só porque as cortinas condizem com lençóis que combinam com as velas e com os ambientadores. O que tem mais importância são coisas que têm valor sentimental e que mostram a tua personalidade ou paixão. “Menos” é normalmente “mais” e um artigo de decoração fixe ou uma fotografia podem servir perfeitamente como quebra-gelo para iniciar uma conversa quando convidas pessoas para tua casa (vê a dica número 9). Para mais, podes sempre levar esse artigo contigo como a derradeira lembrança. Se precisares de inspiração, dá uma vista de olhos no Pinterest ou visita colegas estudantes ou estagiários.

3. PENDURA FOTOS

Às vezes não ficas tempo suficiente num lugar para canalizares o designer que há em ti, ou simplesmente não te é permitidio decorar como gostarias – por exemplo se ficares no Airbnb ou num hotel. Mas mesmo assim, colocar algumas fotos dos teus amigos e da tua família pode adicionar um toque pessoal num piscar de olhos.

4. DEIXA UMA PEGADA VERDE

Um indicador infalível de que um quarto é um lar? Uma planta. Podes até dar um nome à tua amiguinha verde e torná-la na tua nova companheira de estudo. Se estás preocupado com a rega e os trabalhos que ter uma planta envolve, simplesmente compra umas flores novas ou de plástico às quais podes só limpar o pó de vez em quando.

5. ARRUMA AS MALAS DE VIAGEM

Uma das características de viajar, é haver bagagem. Viver com a roupa dentro das malas vai lembrar-te algumas vezes por dia que estás em viagem. Por isso, uma maneira fácil de te sentires mais em casa, é desfazer as malas e guardá-las.

6. MANTÉM A CASA ARRUMADA

Dependendo do teu nível de arrumação inata, esta pode não ser assim tão divertida: mantém a tua casa no estrangeiro limpa e arrumada. Voltar para um apartamento mais ou menos imaculado depois de um dia fora – que esteja completo com uma cama feita – é uma das razões pela qual ficar em hotéis é tão divertido.

7. OUVE MÚSICA

Uma excelente maneira de fazer com que um lugar se pareca mais com um lar é a música: não interessa se é com auscultadores ou com colunas, ouvir as tuas musicas favoritas (num volume que não incomode o teu companheiro de quarto/vizinhos) torna tudo melhor, não interessa em que parte do mundo tu estejas. Explora as apps de música Spotify, Apple Music e Youtube

8. SENTE OS CHEIROS

Porque não tornar a tarefa de personalizar o teu quartel-general numa missão para todos os sentidos e comprar algumas velas aromáticas ou ambientador? É claro que é melhor confirmares sempre com os teus colegas de quarto, mas um cheiro familiar e agradável pode fazer maravilhas no que toca a fazer alguém sentir-se em casa no estrangeiro.

9. EXIBE O TEU ESPAÇO

Uma parte importante de criar uma vida social longe do lar é combinar coisas com novos amigos – por exemplo, convidá-los para vir à tua casa. Afinal de contas, passaste este tempo todo a enfeitar a tua casa, é hora de a exibires. E falando em mostrá-la ao mundo: não te esqueças de tirar algumas fotografias, fazer um vídeo ou fazer um plano mais pormenorizado das coisas quando estiveres numa vídeo-chamada com os teus amigos ou família (para além do mais, alturas como estas são sempre boas ocasiões para limpares o quarto e certificares-te que tudo está digno de uma anúncio de TV).

10. SAI DE CASA E EXPLORA

Agora é altura de levar a operação “lar” a outro nível – o mundo exterior. Explora o teu bairro e encontra um café, um ginásio, um cinema, restaurante ou parque que possa ser o teu lugar (temporário) de felicidade. Deste modo, terás sempre algumas alternativas quando precisares de uma mudança de cenário ou estiveres farto de estar em casa.

Sabe mais sobre estudar no estrangeiroSaiba mais