GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 coisas que devias saber antes de ires viver em Sydney

10 coisas que devias saber antes de ires viver em Sydney

Achas que estás preparado para uma vida nova no hemisfério Sul? Antes de ires para a Nova Gales do Sul, prepara-te e lê a nossa lista de coisas que precisas de saber antes de ires viver para Sydney.

1. Não te esqueças do protetor solar

Cheio de surf, areia, mar e sol, o verão em Sydney é sem dúvida fantástico! Apesar de já estares habituado a algum sol, a camada do ozono é particularmente fina por cima da Austrália. Isso significa que mais raios UV perigosos atingem o solo e há um risco muito maior de apanhares um escaldão. Toma cuidado com a tua pele! Põe protetor solar todos os dias e usa um fator alto, que bloqueie os raios UVA e UVB, guarda-o na tua mala para repores ao longo do dia.

2. Escolhe uma praia

És um surfista de Manly ou um preguiçoso da praia de Bondi? Sydney tem TANTAS praias maravilhosas à sua volta. Umas grandes, outras pequenas, algumas perfeitas para surfar e outras ideais para nadar nas calmas. Mas duas das praias mais emblemáticas da cidade têm uma grande rivalidade simpática entre si. Vai até às praias de Bondi e Manly e escolhe a tua preferida.

3. Aprende a gíria

Vais aprender rapidamente que em Sydney as palavras ficam mais curtas e com um “y” ou um “o” no final. Vamos ver alguns exemplos: “afternoon” torna-se “arvo”, “barbeque” torna-se “barbie” e “flip flops” torna-se “thongs”.

4. Escolhe um lugar para viver

Para quartos mais baratos e um ambiente jovem, dá uma vista de olhos nos subúrbios de Sydney com mais jovens como Newton, Kingsford e Enmore. Se fores viver para Sydney, sites como o Flatmates e o Domain podem ajudar-te assim a encontrar um quarto numa casa partilhada. O inverno em Sydney também pode ser bastante frio, por isso procura um sítio com um bom aquecimento central e vidros duplos. E não te esqueças que a tua universidade ou escola também te pode ajudar a encontrar uma casa.

5. Prepara-te para adorar Vegemite e Tim Tams

Vegemite, o creme de barrar escuro e amargo, que não é tão bom como o Marmite Britânico, (embora seja suspeita para falar) é muito popular. Se quiseres viver como um Australiano vais ter que te habituar ao vegemite ou ser muito bom a mudar de assunto. Experimenta: “hmm eu era capaz de matar alguém agora por um Tim Tam” e desvia a atenção ao mencionar a bolacha de chocolate mais famosa do país.

6. Estuda o teu seguro de saúde

Os residentes permanentes têm acesso ao sistema de saúde gratuito da Austrália, o Medicare, assim como os visitantes temporários de alguns países como o Reino Unido e a Nova Zelândia. Os estudantes estrangeiros que estejam na Austrália têm que ter um seguro de saúde para estudantes internacionais (OSHC) que cubra consultas, alguns tratamentos hospitalares e algumas receitas médicas. Fala com a tua universidade ou escola quando planeares o teu programa de estudo no estrangeiro para te ajudarem com o seguro.

7. Para te movimentares

O sistema de transportes públicos de Sydney é composto por autocarros, comboio, metro e alguns ferries. Há várias aplicações como a AnyTrip ou a Citymapper que te podem ajudar a planear o teu percurso. Podes pagar as tuas viagens com o contactless do teu cartão multibanco ou comprar um cartão Opal. Podes comprar este cartão na maioria das bancas de jornais ou tabacarias e carregá-lo no telemóvel através da aplicação. Normalmente, as viagens com o cartão Opal são mais baratas.

8. Compra um cartão SIM local

Em vez de pagares de cada vez que usares o teu telemóvel, compra um cartão SIM Australiano quando chegares para facilitar a comunicação com a tua família e os teus amigos. Podes ver cartões SIM com 10 GB de dados na OVO ou na Vodafone, por exemplo, ou tarifários com chamadas internacionais na Telstra.

9. Atravessar a rua fora de uma passadeira é uma infração

Embora nem sempre seja rigorosamente aplicada. Atravessar a rua fora de uma passadeira ou no meio do trânsito pode dar direito a uma multa. Se fores apanhado a atravessar a rua fora de uma passadeira na Nova Gales do Sul, prepara-te para pagar 75$!

10. Não te esqueças de sair de Sydney

O centro de Sydney pode ser um bocado uma selva de betão, mas tens imensas oportunidades para sair e explorar a natureza da Nova Gales do Sul enquanto estiveres aqui. Vai dar um passeio pelo Royal National Park e observa a costa, por exemplo. Tanto podes ir de carro como apanhar a linha de comboio Illawarra.

Depois destas 10 coisas que devias saber antes de ires viver para Sydney, ficaste  a querer saber mais ? Para mais dicas dá então uma olhadela no nosso artigo dos segredos escondidos de Sydney.

Vêm conhecer Sydney com a EF!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais