GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 coisas que devias saber antes de ires viver em Brisbane

10 coisas que devias saber antes de ires viver em Brisbane

Estás a pensar mudar-te para a Austrália? Fizemos uma lista das 10 coisas que devias saber antes de ires viver para Brisbane. Brisbane tem-se tornado numa atração para estudantes e expatriados de há uns tempos para cá. Mas o que é que tem de especial? Oh, não tem muito. Apenas está repleta de espaços verdes, mercados de fim-de-semana e praias de classe mundial mesmo à porta de casa.

Vê aqui as 10 coisas que devias saber antes de ires viver para Brisbane.

1. Invernos amenos

Com o seu clima subtropical, o inverno não é muito característico. Quando fores viver para Brisbane, vais estar confortável com uma camisola (“jumper” para os Australianos) ou um casaco leve. Porém, no verão é completamente diferente. Quente e húmido de tal maneira que vais querer passá-lo bem perto da piscina ou praia. Dessa maneira, para te manteres fresco e evitares o sol abrasador de Queensland, usa bastante protetor solar, uma camisa de manga comprida, um chapéu com abas largas e óculos de sol.

2. Grande tamanho para uma cidade

Apesar de a população de Brisbane andar à volta dos 2.5 milhões, a cidade é bastante grande no que toca à sua área. A desvantagem disso é que, quando quiseres atravessar a cidade, tens que planear com antecedência, principalmente se fores de transportes públicos. E qual é a vantagem? Há assim uma sensação de espaço e um ambiente relaxado que é o oposto ao “estou muito ocupado para me preocupar” que vais encontrar em outras cidades.

3. Arranja o teu cartão dos transportes

Por falar em transportes públicos, o TransLink é o sistema integrado de autocarros, comboios e barcos de Brisbane. Para o usares, compra um cartão e carrega-o para o poderes usar em Greater Brisbane, no bairro de Ipswich e nas regiões de Gold Coast e Sunshine Coast. Podes carregá-lo online, por telefone, nas estações de comboio e de autocarro e em mais de 1500 lojas de retalho da região.

4. Carrega no botão para sair do comboio

O sistema ferroviário de Brisbane é ótimo. Mas há uma coisa que surpreende os novatos: todas as vezes tens que carregar no botão para sair. Estranho não é? Agora já podes avisar os novatos quando os vires junto à porta, confusos, à espera que ela abra. Ainda bem que já não vais passar por isso!

5. É a capital de um graaande estado

Pessoal…Brisbane é a capital de Queensland, um estado Australiano que é 4 vezes e meio maior do que a Alemanha. Por isso lembra-te, se estiveres a planear viajar mais longe por Queensland, reserva algum tempo. Para teres uma ideia, de Brisbane até à Grande Barreira de Coral é mais de 1.100 km e Sydney fica a mais de 1000 Km de distância.

6. Imensos sítios onde passar um fim-de-semana

Dito isto, há imensos sítios para conhecer nas proximidades. Brisbane está convenientemente localizada entre duas praias de classe mundial. A Sunshine Coast a Norte e a Gold Coast a Sul – o que torna fácil para os Australianos escolher onde vão passar o fim-de-semana. Mas o mar não é tudo. Há também montanhas (como o Lamington National Park, as Glass house Mountains e a Tambourine Mountain), cidades pitorescas (Maleny, Montville, Mt. Nebo e Stanthorpe) e ilhas (Fraser, Stradbroke, Bribie e Moreton) para explorar.

7. Espaços verdes

Os subúrbios de Brisbane estão repletos de parques com figueiras-da-Austrália, vistas para o sinuoso rio Brisbane e imensos relvados onde fazer piqueniques. Se estás no centro da cidade, podes ir a pé, de bicicleta ou apanhar um ferry para o New Farm Park, o QUT Gardens Park, o Roma Street Parklands e o South Bank Parklands. Há dezenas de outras opções espalhadas pela cidade com parques fantásticos para crianças e zonas de churrasco para passar o dia.

8. Onde estão os cangurus?

Apesar de ser comum os visitantes estarem à espera de ver cangurus a saltar nas ruas, as coisas não são bem assim. A menos que vivas num subúrbio que fique junto a uma mata. Queres ver animais Australianos? Existem vários santuários de animais em Brisbane e nas redondezas. Onde poderás passar o teu tempo com cangurus, koalas e outros icónicos animais selvagens Australianos. Podes experimentar o Brisbane’s Lone Pine Koala Santuary, o Sunshine Coast’s Australia Zoo (tornado famoso pelo Steve Irwin) ou o Gold Coast’s Currumbin Santuary.

9. Torce pelos Maroons

O State of Origin é um jogo anual da Liga de Rugby entre Queensland e New South Wales e é muito importante para ambos os estados. Os Maroons (Queensland) e os Blues (NSW) enfrentam-se em três jogos divididos entre os dois estados. O vencedor ganha glória, fama e adoração dos fãs para um ano inteiro. Por isso, se és novo em Brisbane vais claramente apoiar os Maroons – por isso, entra no espírito.

10. Faz compras nos mercados

Cada vez mais os habitantes de Brisbane escolhem comprar os seus produtos frescos nos mercados de fim-de-semana. Então junta-te a eles quando fores viver para Brisbane. Isto é, com o teu saco de pano e o teu copo de café reutilizável para comprares os produtos hortícolas. O Rocklea Markets, Carseldine Farmers & Artisan Markets, Cleveland Market, Northey Street Organic Markets, Milton Markets, Global Food Markets, e o Nundah Farmers’ Markets são apenas uma amostra daquilo que vais encontrar.

Vêm estudar Inglês com a EF em Brisbane!Descobre mais aqui
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais